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PC Congela, Desliga sozinho e da Tela Azul


blanzone

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Boa tarde.

 

Montei um PC e depois de alguns meses, ele começou a congelar a tela, desligar sozinho e algumas vezes aparece Tela Azul. Não é toda hora, mas a maioria das vezes ocorre quando uso muito processamento, principalmente quando vou renderizar algum vídeo no Premiere, ou quando resolvo jogar.

 

Esse desligamento na verdade é um reinicialização. Dependendo ele não abre o wiandows, congelando na entrada onde aparece a logo da placa-mãe, ou até mesmo, não aparece nada.

Ai sim, tenho que forçar o desligamento, esperar um pouco e depois ligar novamente.

 

Coisas que já testei e descartei:

Placa de Vídeo e Memória.

 

Temperatura que o processador atinge:

Na faixa de 70º nas renderizações (Obs: mesmo quando ele desliga e volta a ligar, as vezes trava tudo novamente sem abrir nenhum programa)

 

Configuração do PC:

  • Processador Intel Core i5-9600K Coffee Lake Refresh, Cache 9MB, 3.7GHz (4.6GHz Max Turbo), LGA 1151
  • placa-mãe Asus TUF B360M-PLUS GAMING/BR DDR4 Socket LGA1151 Chipset Intel B360
  • 1 MEMORIA CORSAIR VENGEANCE LPX PRETA 16GB (2X8) 2400MHZ DDR4
  • PLACA DE VÍDEO GIGABYTE GEFORCE GTX 1060 WINDFORCE OC DUAL, 6GB GDDR5, 192BIT, GV-N1060WF2OC-6GD
  • 1 SSD KINGSTON 480GB SSDNOW A400 SATA 3 2.5 SOLID STATE DRIVE,SA400S37/480G
  • 2 HDs Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5´, SATA - ST1000DM010
  • FONTE CORSAIR CX550 550W, 80 PLUS BRONZE, PFC ATIVO, CP-9020121-WW
  • 7 FANs
  • BIOS ATUALIZADA

 

Observações Importantes 1

Semana passada eu troquei o Cooler do processador e tive que desmontar tudo, pois o novo cooler precisava de um suporte atrás da placa-mãe para ser fixado. Na remontagem, descobri que um pino de suporte da placa-mãe estava no lugar errado, ou seja, ela estava tendo contato direto com a Placa, precisamente bem na região onde fica o Chipset.

 

Lembro que no dia da montagem, o cara que montou pra mim, disse que errou o lugar do pino mas que estava tudo bem, o importante era que a placa estava fixa. Na minha remontagem, coloquei o pino de suporte no lugar certo.
Testei várias vezes com teste de estresse, jogando tudo no ultra e estava tudo normal. Ai hoje, achando que tinha achado o problema e estava tudo resolvido, resolvo renderir um vídeo de trabalho... foi ai que deu tudo de novo e agora ele fica desligando e dando tela azul do nada, ou seja, nada mudou.

 

Minha pergunta é: Pode ter sido esse pino de suporte que talvez danificou alguma solda? Ou pode ser outro problema?

 

Observações Importantes 2:

Já formatei várias vezes e com o PC limpo, testei com um jogo original e mesmo assim, aconteceu novamente. Então descarto que seja algum problema de software. Já tentei com versões diferentes do Win, mas sem sucesso também,

 

 

Agradeço muito a ajuda e orientações de vocês. Obrigado

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  • Membro VIP
2 horas atrás, blanzone disse:

Coisas que já testei e descartei:

Placa de Vídeo e Memória.

Como exatamente você testou essas peças? Utilizou quais programas e por quanto tempo?

 

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo de como você deve enviar as prints:

D9n8NNP.png

 

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4 minutos atrás, GabrielLV disse:

Como exatamente você testou essas peças? Utilizou quais programas e por quanto tempo?

 

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo de como você deve enviar as prints:

D9n8NNP.png

 

 

A placa de vídeo eu removi e fiz um teste sem ela. Depois de um tempo o erro foi o mesmo.
Memória eu comprei uma nova, pois eu achava que esse era o problema. O erro permaneceu.

 

Sobre o BlueScreenView, testei nos primeiros meses desse problema e quando ocorreu os desligamentos, não registreou nada. A Tela Azul é uma informação que nem sempre aparece.

Mas o fato das informações do erro não ter aparecido no BlueScreenView, pode ser falha minha também. Preciso configurar alguma coisa antes ou só preciso deixá-lo aberto?

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  • Membro VIP

Para que o bluescreenview funcione você precisa obrigatoriamente que o arquivo de paginação do Windows esteja ativado (alguns usuários o desativam pela falsa ilusão de que isso "aumenta o desempenho").

 

Abra o gerenciador de tarefas > Desempenho > Memória > Me envie uma print dessa tela para podermos verificar se o arquivo de paginação está ou não ativado.

 

Depois dos seus testes, já podemos sim considerar um problema na placa-mãe.

 

2 horas atrás, blanzone disse:

Observações Importantes 1

Semana passada eu troquei o Cooler do processador e tive que desmontar tudo, pois o novo cooler precisava de um suporte atrás da placa-mãe para ser fixado. Na remontagem, descobri que um pino de suporte da placa-mãe estava no lugar errado, ou seja, ela estava tendo contato direto com a Placa, precisamente bem na região onde fica o Chipset.

Qual pino exatamente você está se referindo? Poderia nos enviar uma foto se for possível?

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51 minutos atrás, GabrielLV disse:

Para que o bluescreenview funcione você precisa obrigatoriamente que o arquivo de paginação do Windows esteja ativado (alguns usuários o desativam pela falsa ilusão de que isso "aumenta o desempenho").

 

Abra o gerenciador de tarefas > Desempenho > Memória > Me envie uma print dessa tela para podermos verificar se o arquivo de paginação está ou não ativado.

 

Depois dos seus testes, já podemos sim considerar um problema na placa-mãe.

 

Qual pino exatamente você está se referindo? Poderia nos enviar uma foto se for possível?

O arquivo de paginação está ativado. Não sei se antes de formatar ele não estava, mas no momento, está.

A foto em anexo é da placa-mãe. Pode notar que, onde está em vermelho com a seta é a região onde o pino de suporte estava anteriormente. Agora ele está no local correto, região onde marquei com vermelho também.

placa-mae.jpg

memoria-ram.jpg

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  • Membro VIP

Tudo OK.

 

Bom, como não temos os arquivos .dmp (relatórios das telas azuis), então não dá para fazer um diagnóstico mais detalhado.

 

Por enquanto minha recomendação é que você faça diagnósticos utilizando outros tipos de programas, tente utilizar suas memórias RAM uma por vez, e em slots diferentes e ver se o problema persiste. Além de verificar se o problema ocorre em outras ocasiões ou somente durante a renderização dos vídeos (considerar também uma reinstalação do software de edição de vídeos).

 

De resto, tente o seguinte:

 

1- Baixe e instale o Kingston SSD Manager, verifique se há alguma atualização para o Firmware e veja se a aba HEALTH não indica nenhum erro.

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

 

2- Baixe o WD Data Lifeguard Diagnostic e rode um teste rápido e extenso no seu SSD, pode levar algumas horas:

https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=en&p=3

 

3- Baixe o Intel Diagnostic Processor Tool:

https://downloadcenter.intel.com/download/19792

Abra-o e vá em Tools > Config > Presets > Burn in test > Start test para iniciar um teste extenso no seu processador (pode levar cerca de 2 horas).

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12 horas atrás, GabrielLV disse:

1- Baixe e instale o Kingston SSD Manager, verifique se há alguma atualização para o Firmware e veja se a aba HEALTH não indica nenhum erro.

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

 

2- Baixe o WD Data Lifeguard Diagnostic e rode um teste rápido e extenso no seu SSD, pode levar algumas horas:

https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=en&p=3

 

3- Baixe o Intel Diagnostic Processor Tool:

https://downloadcenter.intel.com/download/19792

Abra-o e vá em Tools > Config > Presets > Burn in test > Start test para iniciar um teste extenso no seu processador (pode levar cerca de 2 horas).

Testei o Kingston SSD ManagerWD Data Lifeguard Diagnostic  e não apresentou nenhum problema. Agora quando fiz o teste no Intel Diagnostic Processor Tool, ele desligou e ligou novamente.

 

Esse desligamento é como se tivesse tirado da tomada. Eu falo isso pois, quando desligo meu PC normalmente, a luz da caixa de som que é USB, fica acessa. Quando ocorre esse desligamento do nada, até a luz da caixa de som se apaga. (Não sei se essa informação é útil)

 

Verifiquei o BlueScreenView e não tem nenhuma informação. Não sei se foi porque desligou direto e não apresentou tela azul.

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  • Membro VIP

Não era necessário enviar um log, mas sim apenas monitorar e verificar se as temperaturas não estão muito altas.

 

Porém:

Temperature 1        81 degC (177 degF) [0x51] (CPU)

 

Aparentemente seu processador está chegando a 81ºC, essa temperatura é muito alta mesmo para um teste de stress (apesar de 81ºC não comprometer), isso indica que seu problema muito provavelmente é sobreaquecimento, por tanto, recomendo uma limpeza no seu PC e troca da pasta térmica.

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