Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Acer Nitro 5 não utilizando placa de vídeo dedicada corretamente


Posts recomendados

Olá, recentemente comprei um notebook Acer Nitro 5 AN515-54. Ele veio com o Linux Endless OS instalado no HDD. Eu instalei o Windows 10 Pro no SSD que veio com ele e estou utilizando ele no momento. Entrei no site da fabricante (https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7964?b=1) e instalei todos os drivers requisitados. O problema é que, quando eu abro um jogo (testei World of Warcraft e Phasmophobia), a GPU integrada que entra em ação. O notebook possui uma GPU integrada Intel UHD Graphics 630 e uma GPU dedicada NVIDIA GTX 1650. Eu já tentei desinstalar o driver com o DDU, já tentei mudar o processador gráfico preferido tanto generalizado quanto focado nos jogos, pelo Painel de Controle da NVIDIA, já tentei diminuir a prioridade da placa integrada pelo próprio Painel de Controle da Intel Graphics, já tentei mudar as configurações de prioridade de placa gráfica dentro do próprio jogo, já tentei mudar todas as configurações de economia de energia do computador para melhorar o desempenho, e nada adianta. Imagino ser algum problema com o sistema Optimus da NVIDIA, que é responsável pela gestão do uso das placas de vídeo integrada e dedicada. Quando eu jogo World of Warcraft, consigo perceber que em poucos momentos, a GPU dedicada funciona ativamente no jogo, porém logo em seguida a GPU integrada entra em ação. O problema disso tudo é que o meu FPS fica extremamente baixo pra qualidade que a placa de vídeo dedicada poderia me entregar. Eu atinjo 60/70 fps quando a GPU dedicada está ativa, mas quando troca, não passa de 35 fps. Estou perdido, já nem sei mais o que eu posso tentar. Eu preciso muito de alguma ajuda e de alguma resolução que seja útil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhonnatan Olivetti Klarosk Sim pelo GeForce Experience.

Eu quando queria jogar Rainbow Six eu tinha que abrir o jogo pelo software da AMD e só aí conseguia rodar ele usando a placa de vídeo que queria.

Mesma coisa com o GeForce Experience.

Se depois de abrir pelo Experience abre o launcher do jogo é porque inicializou com a 1650 de certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhonnatan Olivetti Klarosk

Nas versões mais novas do Win10 quem controla o uso das GPUs é o próprio Windows.

 

Pra definir manualmente qual app usa qual gpu:

 

1) abra as configurações (tecla windows + i)

2) procure por "propriedades gráficas" na caixa de procura (acho que é este o nome em BR, meu win é inglês)

3) nesta tela você procura o app que você quer configurar (no seu caso o jogo)

4) clique no jogo adicionado depois em "opções"

5) Nas opções selecione a placa de vídeo dedicada

6) save

7) reinicie o computador

 

Assim, pode iniciar o jogo pelo atalho normal que o windows vai usar a placa dedicada.

 

Esta configuração serve para fazer o contrário também, se você tiver um app usando a placa dedicada e quiser mudar para a integrada.

 

Esperto que tenha ajudado.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...