Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona a energização de uma fonte?


Mio10
Ir à solução Resolvido por GusGraf,

Posts recomendados

depende do projeto...

A maioria delas tem um "stand-by" responsável pelo circuito de controle interno, pelo acionamento (leitura do fio verde) e pela alimentação stand-by do pc (portas usb, alimentação auxiliar da bios, etc).

 

https://www.electronica-pt.com/imagens/esquema-fonte-atx.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Lucas de Mattos disse:

Assim que coloco meu PC na tomada,

A minha assim que plugo já sai arregaçando tudo ou seja, já alimenta toda a cpu. Não considero  necessariamente defeito pois já me habituei a isso. Quando desligo pelo botão ou pelo desligar/hibernar/suspender do sistema, ela trabalha normal.

 

Normalmente ela alimenta primeiro com uma fontinha auxiliar parte da cpu: apenas o tal circuito standby responsável pelo on off da parte parruda (3,5,12) desligada. Por isso ao conectar na tomada geralmente fica um ledzinho aceso na placa. Mas por gentileza se for mexer em algo, trocar memória, remover cartão, cpu e etc desconecte da tomada, espere o led apagar (se houver) ou espere 1 minutinho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

A minha assim que plugo já sai arregaçando tudo ou seja, já alimenta toda a cpu. Não considero  necessariamente defeito pois já me habituei a isso. Quando desligo pelo botão ou pelo desligar/hibernar/suspender do sistema, ela trabalha normal.

 

Normalmente ela alimenta primeiro com uma fontinha auxiliar parte da cpu: apenas o tal circuito standby responsável pelo on off da parte parruda (3,5,12) desligada. Por isso ao conectar na tomada geralmente fica um ledzinho aceso na placa. Mas por gentileza se for mexer em algo, trocar memória, remover cartão, cpu e etc desconecte da tomada, espere o led apagar (se houver) ou espere 1 minutinho.

É que ocorreu de eu botar na tomada o PC e ocorreu um curto por usar um benjamim, queimou somente a minha fonte genérica, modem e etc ficaram intactos. Porém, agora comprei um filtro de linha da clamper e uma fonte nova, daí queria entender se tem a possibilidade de não ter dado aquele curto para a placa-mãe e cia e assim queimando as peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha não vejo relação do problema com o benjamim e, como a minha genérica (300W) , devia funcionar apesar de ligar direto. O que você precisa (se) informar é:

-é a 1ª ligada da vida do seu pc?

-já chegou a funcionar?

-como estava antes?

-o que mais tava ligado no benjamin?

-agora com o tal filtro funciona tudo?

-nasce desligado como teria que ser?

-sua fonte nova é bem diferente? marca-modelo-qualidade-preço indicam que sim?

-tem "terra no fio terra"?

 

Se tudo está funcionando agora não tem com o que se preocupar ok? E claro, procure sempre desligar pelo sistema e nunca tirar da tomada direto. Em sistema muito crítico usam até nobreak.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, .if disse:

Olha não vejo relação do problema com o benjamim e, como a minha genérica (300W) , devia funcionar apesar de ligar direto. O que você precisa (se) informar é:

-é a 1ª ligada da vida do seu pc?

-já chegou a funcionar?

-como estava antes?

-o que mais tava ligado no benjamin?

-agora com o tal filtro funciona tudo?

-nasce desligado como teria que ser?

-sua fonte nova é bem diferente? marca-modelo-qualidade-preço indicam que sim?

-tem "terra no fio terra"?

 

Se tudo está funcionando agora não tem com o que se preocupar ok? E claro, procure sempre desligar pelo sistema e nunca tirar da tomada direto. Em sistema muito crítico usam até nobreak.

A fonte e o filtro não chegaram ainda.

 

1 Primeira fora do estabilizador

2 Sim, no estabilizador 

3 Tranquilo

4 Modem e estabilizador

5 N/A

6 Sim

7 Sim, GP650

8 Não sei

 

A causa deve ser a entrada da frente do benjamim, só sofreu o PC.

Minha fonte antiga era uma a200w

28 minutos atrás, Eder Neumann disse:

se foi na hora de ligar, pode ser que a tensão da fonte estava em 127 we você ligou em 220v, não foi isso?

Não, moço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
22 minutos atrás, Lucas de Mattos disse:

A fonte e o filtro não chegaram ainda.

 

1 Primeira fora do estabilizador

2 Sim, no estabilizador 

3 Tranquilo

4 Modem e estabilizador

5 N/A

6 Sim

7 Sim, GP650

8 Não sei

 

A causa deve ser a entrada da frente do benjamim, só sofreu o PC.

Minha fonte antiga era uma a200w

Não, moço 

Provavelmente a chave estava para 115 e você ligou no 220, aí dá nisso, fora duas bombas q você tem aÍ: benjamin e estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

Provavelmente a chave estava para 115 e você ligou no 220, aí dá nisso, fora duas bombas q você tem aÍ: benjamin e 

Creio que estava certo as chaves, meu estabilizador não é bivolt, mas se fosse isso, a fonte se foi ou foi tudo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Lucas de Mattos Normalmente a saída do estabilizador é 110V, se a tensão da sua cidade é 220V, aí está o motivo, aproveite e troque essa fonte por uma decente que seja full range (90-260V) que nunca mais terá este tipo de problema e se livre do estabilizador e este benjamin também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo esclarecimento e a ajuda de vocês, meu caminho na informática ainda é beeeem longo, não sabia de coisa básica kkkkkkl.

 

Desde já agradeço a vocês, eu marcaria a resposta dos dois últimos moços que responderam como solução, porém o que o tópico REALMENTE queria era sobre a energização das fontes, então estarei marcando o senhor, mas desde já, agradeço muito cada um que me esclareceu aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...