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C Programa Jogo da Vida em C


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Preciso criar um programa sobre Jogo da Vida, porém não consigo desenvolver. Alguém conseguiria mostra como fica esse programa ? 

 

/* Escreva um programa em C para simular o jogo da vida usando
um tabuleiro de tamanho 30 x 30:
1) Implemente duas formas de inicializar a matriz, seguindo a escolha do
usuário:
Opção 1: Inicialização randômica
1- Defina de forma randômica o número de células vivas;
2- Defina a posição dessas células de forma aleatória.
Pesquise formas de gerar números aleatórios em C.
Opção 2: O usuário indicará a posição das células vivas. Cada célula viva
será informada pelo número da linha e da coluna. A leitura será
finalizada com a opção -1 -1. Por exemplo, uma única célula viva na
posição 1,1 da matriz seria informada como:
1 1
-1 -1
Em ambas as opções, as demais posições do tabuleiro devem conter
apenas células mortas.
2) Simule o comportamento por um determinado número de gerações (ou
repetições). O número de gerações será informado pelo usuário.
3) A cada geração:
1) Limpe a tela (pesquise uma forma de fazer isso em C);
2) Imprima o tabuleiro: Use um caractere O para células vivas e um
espaço em branco para células mortas. Não se esqueça de quebrar
as linhas;
3) Aguarde por alguns instantes antes de prosseguir para a próxima
geração (pesquise uma forma de incluir pequenos atrasos no seu
programa). */

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@Duvida Prog     programa para criar matriz e preenche la  por geração randômica , você pode usar a função rand ,  ou por leitura do teclado , e a limpeza de tela é com o velho system("cls");   , e para fazer atrasos no programa você pode usar o comando for , aninhado um dentro outro , multiplicando o tempo perdido , por exemplo o primeiro for com valor de zero até 8000 e o outro começando de zero até 60000, que vai demorar próximo de 1 segundo ,   e faça um código sobre esse exercício e poste aqui para ajudarmos caso precise de alguma correção  .

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fiz esse jogo uma vez. Lembro que precisei de duas matrizes, uma para posicionar as células e outra para atualizar, pois se você atualizar a célula na mesma matriz o resultado é ruim. Se quiserem ver está o tal programa deixo aqui embaixo. Esta feito em c++ e SFML. Não precisa de nada, é só abrir o "jogo da vida.cbp" e compilar.
https://drive.google.com/drive/folders/1Tn80d7Xj819zD9xKb3pe2Q9k1-JvmC0F?usp=sharing

RFrmSHIwrb.thumb.gif.f2bcfa69cd666667a94f95d56abfb6a9.gif

 

o código é algo velho, se poderia melhorar muita coisas mas me contento com ver funcionando. XD

mas como falei se pode ver a lógica nesse pedaço:

    for(int i = 0; i < ALTO; i++) {
        for(int j = 0; j < ANCHO; j++) {
            colindantes = 0;
            ((i - 1) < 0     || (j - 1) < 0) ? 0 : (MUERTA == m[i - 1][j - 1]) ? 0 : colindantes++;              //arriba-izquierda
            ((i - 1) < 0) ? 0 : (MUERTA == m[i - 1][j    ]) ? 0 : colindantes++;                                 //arriba
            ((i - 1) < 0     || (j + 1) >= ANCHO) ? 0 : (MUERTA == m[i - 1][j + 1]) ? 0 : colindantes++;         //arriba-derecha
            ((j - 1) < 0) ? 0 : (MUERTA == m[i    ][j - 1]) ? 0 : colindantes++;                                 //izquierda
            ((j + 1) >= ANCHO) ? 0 : (MUERTA == m[i    ][j + 1]) ? 0 : colindantes++;                            //derecha
            ((i + 1) >= ALTO || (j - 1) < 0) ? 0 : (MUERTA == m[i + 1][j - 1]) ? 0 : colindantes++;              //abajo-izquierda
            ((i + 1) >= ALTO) ? 0 : (MUERTA == m[i + 1][j    ]) ? 0 : colindantes++;                             //abajo
            ((i + 1) >= ALTO || (j + 1) >= ANCHO) ? 0 : (MUERTA == m[i + 1][j + 1]) ? 0 : colindantes++;         //abajo-derecha

            if(VIVA == m[i][j]) {
                if(colindantes <  2)                     {
                    n[i][j] = MUERTA;
                }

                if(colindantes == 2 || colindantes == 3) {
                    n[i][j] = VIVA;
                }

                if(colindantes >  3)                     {
                    n[i][j] = MUERTA;
                }
            }

            if(MUERTA == m[i][j]) {
                if(colindantes == 3) {
                    n[i][j] = VIVA;
                }
            }
        }
    }

Como podem ver tenho 2 matrizes chamadas m e n. Primeiro passo casinha(célula) por casinha da matriz m, averiguando todas as posições "colindantes"(células adjacentes... é meio español o algoritmo hahah) e contando quantas células existem ao lado, e guardo o resultado  na matriz n conforme as regras do criador do jogo(pode buscar jogo da vida na wikipedia). Logo mostro n na tela, depois faço uma copia de n em m e repito o processo.
Uma melhoria seria evitar essa copia. Como? intercalando, mostrando uma vez n e outra m por exemplo, seria menos custoso para o programa.

Bom... tenho que ir. Espero que sirva. não tenho ele feito em C e pior para console, mas a lógica é essa ai mais ou menos, é só mudar ele para console.

Quero melhorar ele um dia quando tiver mais tempo.

Depois passo e explico melhor se querem.

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