Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 2600 batendo 86 graus em estresse, é normal?


Posts recomendados

Boa tarde, fiz um teste de estresse no Ryzen 5 2600 com cooler stock aqui e ele chegou a temperaturas de 86°, segundo o HWIMonitor, eu fiz o teste por um pouco mais de 5 minutos e acho que talvez subiria até mais do que 86°.

 

Temperatura ambiente onde eu moro está entre 27° a 30°, o gabinete tem 2 fan frontal jogando ar pra dentro, 2 em cima jogando ar pra fora e uma traseira jogando ar pra dentro(já tentei utilizar jogando pra fora e tive resultados piores). E a temperatura no jogo Battlefield 5 por exemplo chega até 70° ou mais dependendo do tempo de uso.

 

Em idle a temperatura fica oscilando entre 45° a 50°. Alguma recomendação de air coolers de low profile? Pois eu medi o espaço disponível no meu gabinete e tenho uma margem de 120 a 130 mm de altura e vi que alguns air coolers bastante recomendados da Cooler Master chegam a alturas de 160 mm contando com o dissipador.

 

Segue a foto com os testes:

download.png

 

Também não sei bem se a voltagens estão ok, nunca mexi nessas configurações na bios(a placa-mãe é uma Asus Prime A320M-A) e sempre deixei no automático.

 

Outro detalhe é que não está em overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Saotsu disse:

Boa tarde, fiz um teste de estresse no Ryzen 5 2600 com cooler stock aqui e ele chegou a temperaturas de 86°, segundo o HWIMonitor, eu fiz o teste por um pouco mais de 5 minutos e acho que talvez subiria até mais do que 86°.

 

Temperatura ambiente onde eu moro está entre 27° a 30°, o gabinete tem 2 fan frontal jogando ar pra dentro, 2 em cima jogando ar pra fora e uma traseira jogando ar pra dentro(já tentei utilizar jogando pra fora e tive resultados piores). E a temperatura no jogo Battlefield 5 por exemplo chega até 70° ou mais dependendo do tempo de uso.

 

Em idle a temperatura fica oscilando entre 45° a 50°. Alguma recomendação de air coolers de low profile? Pois eu medi o espaço disponível no meu gabinete e tenho uma margem de 120 a 130 mm de altura e vi que alguns air coolers bastante recomendados da Cooler Master chegam a alturas de 160 mm contando com o dissipador.

 

Segue a foto com os testes:

https://prnt.sc/vtqxud

 

Também não sei bem se a voltagens estão ok, nunca mexi nessas configurações na bios(a placa-mãe é uma Asus Prime A320M-A) e sempre deixei no automático.

 

Outro detalhe é que não está em overclock.

Nenhum jogo vai forçar seu R5 2600 a 100%, então essa temperatura digamos que, seja somente para você ter uma ideia/noção até onde seu processador chega. Então está ok. Outro ponto, você não citou qual é o seu gabinete... E convenhamos que você está utilizando o coolerbox.. Segue uma foto de 15min de teste no meu Ryzen 2600 com watercooler, meu gabinete é um redragon wheel jack white, 3 fans frontal, 2 superior e o watercooler está instalado na parte traseira... Temperatura ambiente da minha cidade nesse momento está em 31°. Mas de qualquer forma, você não deve se preocupar com essa temperatura.

hwmonitor.thumb.png.726788844f39e9bc4acd2c38b5eff0ba.png

 

 

1 hora atrás, G7 log disse:

se não me engano, esse processador, pode ir ate 95 ou 105°, a temperatura do seu está ok, levando em conta que é um stress test, com coolerbox

Nenhum processador pode ultrapassar 100°, acima disso o próprio PC desliga por segurança. Em torno de 85~90° o processador pode começar a diminuir o clock pra poder tentar diminuir a temperatura, fazendo com que você perca performance.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Nenhum jogo vai forçar seu R5 2600 a 100%, então essa temperatura digamos que, seja somente para você ter uma ideia/noção até onde seu processador chega. Então está ok. Outro ponto, você não citou qual é o seu gabinete... E convenhamos que você está utilizando o coolerbox.. Segue uma foto de 15min de teste no meu Ryzen 2600 com watercooler, meu gabinete é um redragon wheel jack white, 3 fans frontal, 2 superior e o watercooler está instalado na parte traseira... Temperatura ambiente da minha cidade nesse momento está em 31°. Mas de qualquer forma, você não deve se preocupar com essa temperatura.

hwmonitor.thumb.png.726788844f39e9bc4acd2c38b5eff0ba.png

 

 

Nenhum processador pode ultrapassar 100°, acima disso o próprio PC desliga por segurança. Em torno de 85~90° o processador pode começar a diminuir o clock pra poder tentar diminuir a temperatura, fazendo com que você perca performance.

 

O meu gabinete é um Galax quasar.

 

gabinete-gamer-galax-quasar-rgb-mid-towe

Talvez se eu colocar um water cooler também melhoraria? Um water cooler com uma fan traseira, as 2 fans frontais e no topo são fans de 89 CFM dessa marca:

https://www.kabum.com.br/produto/104393/cooler-fan-scythe-kaze-flex-120-120mm-su1225fd12h-rp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Saotsu Seu gabinete é bom.

E é obvio que com watercooler a temperatura irá cair, mas há casos e casos como, um watercooler de 120mm não compensa. Compensa mais um 240mm. Mas o preço fica inviável para algumas pessoas e também tem aircoolers que custam menos da metade de um watercooler de 240mm mas que tem desempenho superior ao WC... Há casos e casos, depende do orçamento, se quer estéticas e afins..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

@Saotsu Seu gabinete é bom.

E é obvio que com watercooler a temperatura irá cair, mas há casos e casos como, um watercooler de 120mm não compensa. Compensa mais um 240mm. Mas o preço fica inviável para algumas pessoas e também tem aircoolers que custam menos da metade de um watercooler de 240mm mas que tem desempenho superior ao WC... Há casos e casos, depende do orçamento, se quer estéticas e afins..

 

Você acha que o fato do meu gabinete não ser aberto na frente é ruim? Ele é aberto só nas laterais, não sei se esse tipo de abertura pode impactar, eu pensei em pegar um air cooler normal, mas pelo visto não vai caber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Saotsu disse:

 

Você acha que o fato do meu gabinete não ser aberto na frente é ruim? Ele é aberto só nas laterais, não sei se esse tipo de abertura pode impactar.

Com certeza. Para conseguir o melhor airflow possível é ideal um gabinete com a parte frontal em mesh. Pois assim os coolers conseguem "sugar" mais ar gelado de fora e mandar para dentro. Um exemplo bom é esse gabinete da Nox clica aqui, que a parte frontal é completamente em mesh e contém 2 coolers ARGB de 200mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi reviews do R5 2600 com testes com temperaturas próximas ou até passando de 85 C usando o cooler box.
Veja esses resultados aqui, aqui e aqui.

Lembrando que geralmente no uso cotidiano e em jogos as temperaturas são mais baixas do que os mostrados em testes de stress.

 

Embora a ventilação do seu gabinete possa não ser das melhores, o cooler box que no caso é o Wraith Stealth, já não seria muito adequado para ser usado em utilitários de testes de stress.

 

Particularmente antes decidir investir em algum outro gabinete, faria um teste sem a tampa frontal para comparar as temperaturas.
Já vi casos que as temperaturas não baixaram tanto quanto se desejaria.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...