Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 2600 batendo 86 graus em estresse, é normal?

Posts recomendados

Boa tarde, fiz um teste de estresse no Ryzen 5 2600 com cooler stock aqui e ele chegou a temperaturas de 86°, segundo o HWIMonitor, eu fiz o teste por um pouco mais de 5 minutos e acho que talvez subiria até mais do que 86°.

Temperatura ambiente onde eu moro está entre 27° a 30°, o gabinete tem 2 fan frontal jogando ar pra dentro, 2 em cima jogando ar pra fora e uma traseira jogando ar pra dentro(já tentei utilizar jogando pra fora e tive resultados piores). E a temperatura no jogo Battlefield 5 por exemplo chega até 70° ou mais dependendo do tempo de uso.

Em idle a temperatura fica oscilando entre 45° a 50°. Alguma recomendação de air coolers de low profile? Pois eu medi o espaço disponível no meu gabinete e tenho uma margem de 120 a 130 mm de altura e vi que alguns air coolers bastante recomendados da Cooler Master chegam a alturas de 160 mm contando com o dissipador.

Segue a foto com os testes:

download.png

Também não sei bem se a voltagens estão ok, nunca mexi nessas configurações na bios(a placa-mãe é uma Asus Prime A320M-A) e sempre deixei no automático.

Outro detalhe é que não está em overclock.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não me preocuparia com estas temperaturas. 

• Curtir 1
Link para o post

se não me engano, esse processador, pode ir ate 95 ou 105°, a temperatura do seu está ok, levando em conta que é um stress test, com coolerbox

Link para o post
1 hora atrás, Saotsu disse:

Boa tarde, fiz um teste de estresse no Ryzen 5 2600 com cooler stock aqui e ele chegou a temperaturas de 86°, segundo o HWIMonitor, eu fiz o teste por um pouco mais de 5 minutos e acho que talvez subiria até mais do que 86°.

Temperatura ambiente onde eu moro está entre 27° a 30°, o gabinete tem 2 fan frontal jogando ar pra dentro, 2 em cima jogando ar pra fora e uma traseira jogando ar pra dentro(já tentei utilizar jogando pra fora e tive resultados piores). E a temperatura no jogo Battlefield 5 por exemplo chega até 70° ou mais dependendo do tempo de uso.

Em idle a temperatura fica oscilando entre 45° a 50°. Alguma recomendação de air coolers de low profile? Pois eu medi o espaço disponível no meu gabinete e tenho uma margem de 120 a 130 mm de altura e vi que alguns air coolers bastante recomendados da Cooler Master chegam a alturas de 160 mm contando com o dissipador.

Segue a foto com os testes:

https://prnt.sc/vtqxud

Também não sei bem se a voltagens estão ok, nunca mexi nessas configurações na bios(a placa-mãe é uma Asus Prime A320M-A) e sempre deixei no automático.

Outro detalhe é que não está em overclock.

Nenhum jogo vai forçar seu R5 2600 a 100%, então essa temperatura digamos que, seja somente para você ter uma ideia/noção até onde seu processador chega. Então está ok. Outro ponto, você não citou qual é o seu gabinete... E convenhamos que você está utilizando o coolerbox.. Segue uma foto de 15min de teste no meu Ryzen 2600 com watercooler, meu gabinete é um redragon wheel jack white, 3 fans frontal, 2 superior e o watercooler está instalado na parte traseira... Temperatura ambiente da minha cidade nesse momento está em 31°. Mas de qualquer forma, você não deve se preocupar com essa temperatura.

hwmonitor.thumb.png.726788844f39e9bc4acd2c38b5eff0ba.png

1 hora atrás, G7 log disse:

se não me engano, esse processador, pode ir ate 95 ou 105°, a temperatura do seu está ok, levando em conta que é um stress test, com coolerbox

Nenhum processador pode ultrapassar 100°, acima disso o próprio PC desliga por segurança. Em torno de 85~90° o processador pode começar a diminuir o clock pra poder tentar diminuir a temperatura, fazendo com que você perca performance.

• Obrigado 1
Link para o post

@IgorAlexandre opa obrigado por esclarecer, não sabia disso :D

• Curtir 1
Link para o post
3 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Nenhum jogo vai forçar seu R5 2600 a 100%, então essa temperatura digamos que, seja somente para você ter uma ideia/noção até onde seu processador chega. Então está ok. Outro ponto, você não citou qual é o seu gabinete... E convenhamos que você está utilizando o coolerbox.. Segue uma foto de 15min de teste no meu Ryzen 2600 com watercooler, meu gabinete é um redragon wheel jack white, 3 fans frontal, 2 superior e o watercooler está instalado na parte traseira... Temperatura ambiente da minha cidade nesse momento está em 31°. Mas de qualquer forma, você não deve se preocupar com essa temperatura.

hwmonitor.thumb.png.726788844f39e9bc4acd2c38b5eff0ba.png

Nenhum processador pode ultrapassar 100°, acima disso o próprio PC desliga por segurança. Em torno de 85~90° o processador pode começar a diminuir o clock pra poder tentar diminuir a temperatura, fazendo com que você perca performance.

O meu gabinete é um Galax quasar.

gabinete-gamer-galax-quasar-rgb-mid-towe

Talvez se eu colocar um water cooler também melhoraria? Um water cooler com uma fan traseira, as 2 fans frontais e no topo são fans de 89 CFM dessa marca:

https://www.kabum.com.br/produto/104393/cooler-fan-scythe-kaze-flex-120-120mm-su1225fd12h-rp

Link para o post

@Saotsu Seu gabinete é bom.

E é obvio que com watercooler a temperatura irá cair, mas há casos e casos como, um watercooler de 120mm não compensa. Compensa mais um 240mm. Mas o preço fica inviável para algumas pessoas e também tem aircoolers que custam menos da metade de um watercooler de 240mm mas que tem desempenho superior ao WC... Há casos e casos, depende do orçamento, se quer estéticas e afins..

Link para o post
4 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

@Saotsu Seu gabinete é bom.

E é obvio que com watercooler a temperatura irá cair, mas há casos e casos como, um watercooler de 120mm não compensa. Compensa mais um 240mm. Mas o preço fica inviável para algumas pessoas e também tem aircoolers que custam menos da metade de um watercooler de 240mm mas que tem desempenho superior ao WC... Há casos e casos, depende do orçamento, se quer estéticas e afins..

Você acha que o fato do meu gabinete não ser aberto na frente é ruim? Ele é aberto só nas laterais, não sei se esse tipo de abertura pode impactar, eu pensei em pegar um air cooler normal, mas pelo visto não vai caber.

Link para o post
3 minutos atrás, Saotsu disse:

Você acha que o fato do meu gabinete não ser aberto na frente é ruim? Ele é aberto só nas laterais, não sei se esse tipo de abertura pode impactar.

Com certeza. Para conseguir o melhor airflow possível é ideal um gabinete com a parte frontal em mesh. Pois assim os coolers conseguem "sugar" mais ar gelado de fora e mandar para dentro. Um exemplo bom é esse gabinete da Nox clica aqui, que a parte frontal é completamente em mesh e contém 2 coolers ARGB de 200mm.

Link para o post

Já vi reviews do R5 2600 com testes com temperaturas próximas ou até passando de 85 C usando o cooler box.
Veja esses resultados aqui, aqui e aqui.

Lembrando que geralmente no uso cotidiano e em jogos as temperaturas são mais baixas do que os mostrados em testes de stress.

Embora a ventilação do seu gabinete possa não ser das melhores, o cooler box que no caso é o Wraith Stealth, já não seria muito adequado para ser usado em utilitários de testes de stress.

Particularmente antes decidir investir em algum outro gabinete, faria um teste sem a tampa frontal para comparar as temperaturas.
Já vi casos que as temperaturas não baixaram tanto quanto se desejaria.

Link para o post
  • Matheus Pescinelli alterou o título para Ryzen 5 2600 batendo 86 graus em estresse, é normal?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!