Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desabilitar overclock no Ryzen 5 3600?


Faroukzada

Posts recomendados

Boa noite rapaziada, eu troquei de mobo recentemente e eu senti que meu processador ta esquentando muito cara, indo até 94 graus, eu uso coolerbox da amd. Estava utilizando o Ryzen Master para tentar tirar esse over, porque quando eu abria o gerenciador de tarefas, sempre estava entre 3.9 e 4.1, sou muito leigo com isso, então já deduzo que seja over na placa-mãe, porém mesmo resetando ela continua

Minha placa-mãe era uma b450m da gigabyte, agora é uma b450m plus gaming tuf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual era sua placa-mãe antiga?
Acho que é normal dos Ryzen ter essa variável, o meu também oscila muito.
Verifique se na bios tem alguma opção de OC ativada. Se estiver ativa, desativa e faz um teste.

Ademais, qual plano de energia você usa no pc?

EDIT:
Ah, eu li errado. Ignora a pergunta sobre qual era sua placa-mãe, vou pesquisar aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mosqueteiro Pior cara, que eu nao manjo nada de BIOS, se conseguir achar essa opção para mim na internet, serei eternamente grato!!

@Phoenyx O cooler está 10, e o Vcore está realmente alto, como eu disse estou tentando abaixar no programa, ele até abaixa, mas toda vez que ligar o pc tenho que abrir o programa é osso né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma pesquisada rápida sobre sua placa-mãe, assim como eu havia dito anteriormente, verifique se a opção de OC esta ativada. Fora isso, recomendo seguir este video para alterar tensão desse processador: YOUTUBE LINK

Vai precisar entender inglês para seguir os passos.

O "CPU Voltage" que ele menciona, é o VDDCR (CPU Core Voltage). Recomendo assistir o vídeo inteiro, mas ignorar o primeiro procedimento. Faça o segundo (e mais complexo) procedimento para obter uns resultados bem melhores.


Caso queira uma alternativa, sem ter que mexer na tensão, vá na bios, e coloque o modo das ventoinhas em Turbo. Para isso, procure ativar o modo avançado da bios (Advanced). Nesse modo, vai ter um icone de ventilador na parte superior, escrito QFan Control, clica nele. Vai ter uma listinha à esquerda, um grafico no meio, e umas opção em baixo. Seleciona cada item dessa lista na esquerda, e coloca a opção Turbo em cada um. Sempre que colocar a opção, aplique.

Também para checar se o OC está ativo, nesse mesmo modo avançado vá em "Ai Tweaker", nessa lista de opções, ele é o "OC Tuner", deixe em desativado, se não tiver essa opção, deixa em "Keep the current settings". É interessante verificar se o "Ai Overclock Tuner" está em Auto, deixe a opção em Auto para evitar outros problemas.

 

Depois coloque o plano de energia do computador em "equilibrado" (você não vai perder desempenho), depois abra as configurações de energia avançadas, e deixe essas partes assim: Capturar.PNG.81682c945317a6da782289f96123dc59.PNG

 

Resumidamente o processador vai poupar energia quando não estiver sendo utilizado 100%, logo a temperatura dele vai estar mais baixa, portanto vai demorar mais para esquentar. Além disso, pode mudar aquele 10% para um valor em torno de 2 e 15. Quando o computador precisar de mais processamento, o processador vai aumentando até aquele "estado de desempenho máximo", então deixa aquilo em 100% mesmo. Não vai afetar em nada o seu uso e de quebra vai poupar energia.

 

EDIT:
Ao mexer na bios, não esqueça de salvar. É em Exit, "Save and Reset", algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faroukzada

Não consigo te ajudar com overclock ou underclock, porque minha placa-mãe não permite.

Ignore o video e faça os outros procedimentos.

Eu tenho um Ryzen 7 3700x. Ele batia fácil os 94ºc

Fiz todos os outros procedimentos que te enviei (deixar as ventoinhas em Turbo, plano de energia do pc, etc), agora, as vezes ele bate 85ºc, mas logo cai pra faixa de 66ºc à 76ºc.

Antes eu deixava o plano de energia em "Maximo desempenho", estudei bastante sobre o assunto, e cheguei na conclusão besta de que isso é desperdício de energia. Mesma coisa com a placa de video, no painel dela eu deixei o plano de energia em "equilibrado". Mudou absolutamente em nada os meus fps, e o pc esquenta bem menos. Tem videos no youtube que fazem o comparativo também.

 

Existe outro fator. Os Ryzen (alias, AMD, desde a linha FX), são uns forninhos. Eu troquei meu gabinete por um bem ventilado, e mudei as minhas ventoinhas para causar pressão positiva (apesar de pouca gente recomendar, funcionou muito melhor do que a pressão negativa). Pressão positiva diminuiu uns 3ºc do pc em geral, de quebra diminuiu muito a poeira que entra. São assuntos que valem ser estudados, e cada caso é um caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...