Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ruido na GPU (case)


Posts recomendados

Boa.

Tenho uma GTX 1660 (Galax), que comprei em janeiro. Recentemente, por questão de altas temperaturas do processador, troquei o gabinete e aproveitei para configurar a rotação da fan da gpu pelo MSI Afterburn. Ela raramente passava dos 50% da velocidade de rotação, e chegava em 75ºc. Agora estabilizei em 55ºc, com 60~70% da velocidade de rotação.

Problema é que nessa faixa de rotação (60~70%), aquela parte de plastico que envolve as fans parece que vibra e causa um som não muito alto, porém irritante, que consegue passar pelo fone de ouvido. Testei em velocidades superiores de rotação (80~100%) e o ruido não está presente (apenas a típica turbina).

 

Enquanto vibra, se encosto o dedo bem de leve nessa parte de plastico, o ruído para. Não é uma vibração forte o suficiente para tremer tudo. Logo eu suponho que não vem das fans.
Alguém sabe me dizer se tem como eu corrigir isso por meios normais? (tentei apertar uns parafusos, e nada. Arrumei uma forma alternativa de parar o ruído, coloquei um durex prendendo a parte de plastico na parte traseira da placa, mas como pretendo vender essa placa futuramente, não queria ter que enviar assim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mosqueteiro Não entendi direito.. pode mandar uma foto? 

21 minutos atrás, Mosqueteiro disse:

Ela raramente passava dos 50% da velocidade de rotação, e chegava em 75ºc. Agora estabilizei em 55ºc, com 60~70% da velocidade de rotação.

Não precisa disso.. você coloca os fans pra acionar apenas a partir de 50 graus.100% em 80 graus ou 75, depende.. 70% de rotação deveria ficar em torno 70 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks.

IMG_20201201_222951.thumb.jpg.35c982818362cd19fa765678d1281788.jpg

 

Essa parte preta, onde ta escrito "Geforce GTX", aparentemente está vibrando e causando ruídos quando a rotação das ventoinhas chega entre 60% e 70%. Mas menos que isso ou mais que isso (menos de 60% ou mais de 70%) ele para de vibrar.

 

Minha placa de video antes de fazer o procedimento no Afterburn, ficava em 55ºc em idle, onde eu moro é relativamente quente. Mas agora ela fica em 35ºc em idle.
Coloquei assim:

30ºc - 20%

40ºc - 35%

50ºc - 55%

60ºc - 65%

70ºc - 75%

75ºc - 100%

 

O ruído aparece quando entre 50ºc e 70ºc
 

Na imagem mal da pra ver, mas a durex que mencionei ta ali do lado ao nome, onde tem aqueles 3 capacitores, ela ta passando ali ao lado do ultimo capacitor, da para ver um reflexo.
Essa fita impede essa parte de plastico de vibrar.

Edit:

Fora isso, como mencionei, só de encostar bem leve na parte de preta (plastico), ele para de vibrar também. Não se é parafuso frouxo ou sei lá. Ele faz um som bem irritante, mas não ao ponto de vibrar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Mosqueteiro disse:

Essa parte preta, onde ta escrito "Geforce GTX", aparentemente está vibrando e causando ruídos quando a rotação das ventoinhas chega entre 60% e 70%. Mas menos que isso ou mais que isso (menos de 60% ou mais de 70%) ele para de vibrar.

 

Sei, estou vendo. Aparentemente causado por uma pressão irregular de um parafuso, pode estar frouxo.

19 minutos atrás, Mosqueteiro disse:

Minha placa de video antes de fazer o procedimento no Afterburn, ficava em 55ºc em idle, onde eu moro é relativamente quente. Mas agora ela fica em 35ºc em idle.

Não faz mal.

19 minutos atrás, Mosqueteiro disse:

Coloquei assim:

30ºc - 20%

40ºc - 35%

50ºc - 55%

60ºc - 65%

70ºc - 75%

75ºc - 100%

 

Você não precisa ligar os fans abaixo dos 50 graus.. abaixo disso é completamente inútil. Para qualquer microchip, a variação térmica abaixo disso, não é danosa. Coloque a placa para acionar os fans a partir de 50 graus, os 100% em 75. Se estiver muito barulhento, pode por 80. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sim, exatamente por isso eu tenho medo. Já danifiquei uma placa antiga que eu usava para testes (uma PNY Quadro XXX bem antiga, nem vende mais), até hoje sinto falta da bichinha, era muito útil ter uma placa com desempenho baixo.

Restou só a minha GTX 1660, e uma 9800GT que não me serve pra muita coisa. Desde que quebrei aquela lá, nunca mais mexi muito em hardware. Nem tirar processador para limpeza eu arrisco, ainda mais porque o meu coolerbox é fixo com thermal pad.

 

Creio que o problema em questão esteja no dissipador. Parei pra escutar melhor de como é o som, aparentemente a parte preta de plastico está batendo na parte metálica e causando o barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. Rapaz, sabe me dizer se posso ter problemas em acionar a garantia por conta de 1 adesivo da fan faltando? (um adesivo preto, redondo, escrito "Galax", que fica no meio da fan) 
A gpu veio com 1 só adesivo desse, a outra fan estava sem, porém ainda com resquício de cola, creio ser falha na hora da produção. Porém os documentos estão todos em ordem aqui. Li alguma coisa sobre adesivo que não pode ser removido, mas não ficou muito claro para mim.

Desculpa pela pergunta de leigo, nunca precisei trocar peças assim. E manjo muito mais de configurações avançadas de software, já que fui inserido muito cedo nesse meio, pra hardware eu sou muito ***** kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...