Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de drivers no Windows 10


AlefSilva96
Ir à solução Resolvido por vap25,

Posts recomendados

Gostaria de saber se é necessário a instalação de drivers no Windows 10

 

Eu já tive de instalar o Windows 10 (formatação limpa) em alguns notebooks e aparentemente já estava tudo em ordem (vídeo, áudio, som...)

 

Inclusive eu olho o gerenciador de dispositivos e não tem nenhuma exclamação indicando a ausência de driver

 

Isso é normal? deixa assim mesmo? ou preciso realmente instalar tudo?

OBS: O meu modelo de notebook não possui drivers para Windows 10, somente para o 7 e anteriores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olha, nãe me lembro de ter notado diferença quando instalei os drivers no meu PC com Win10... Porém recomendo baixar o Iobit driver booster e o driver hub, são programas que analisam todo seu PC e baixam todos drivers apropriados para seus componentes. Pesquisa o nome deles no Google e baixa nos sites oficiais as ultimas versões.

 

Passa primeiro o driver hub que é menos completo, e depois o booster, este já tem um banco de dados com mais drivers disponiveis.

 

Creio que seja o ideal instalar todos os drivers.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlefSilva96 Não existe drivers especificos para o SO, os drivers são próprios dos componentes da mobo e periféricos conectados ao seu PC. O que pode acontecer como você sugeriu no começo é o Win10 já ter alguns instalados automaticamente enquanto você instala ele (o win10) e ele reconhece as peças. Mas esses programas sempre acham sim os que você precisa sem erro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vap25 Eu vou fazer isso nos próximos dias quando eu fizer a migração para o Win 10. Aí eu volto aqui pra dizer se deu tudo certo. Quanto a esse tópico, obrigado pela ajuda, considerei como solução e já marquei ela.

Você poderia dar uma olhada em um outro tópico que eu abri hoje? notei que ninguém deu uma atenção ainda, e eu creio que é de um assunto que tem bastante discussões, e eu achei estranho ainda não ter nenhuma resposta lá... 

 

Segue o link

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1505681-problema-com-a-memória-ram-no-lenovo-g460/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AlefSilva96 Depende do seu uso. Para jogos, é importante ter os drivers atualizados pelo site das fabricantes (placa-mãe, placa de vídeo, etc).

 

@vap25 A pior coisa a fazer é usar esse tipo de programas. Sugiro que seja feito em último caso para um ou outro driver que você não encontrou. É muito comum relato de problemas de desempenho após o uso desse tipo de software.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, AlefSilva96 disse:

Isso é normal? deixa assim mesmo? ou preciso realmente instalar tudo?

Se você não encontrar nenhum problema, deixaria assim mesmo. Ainda mais que, como você mencionou, o note é antigo. Então o próprio W10 tenta dar um jeito de achar drivers compatíveis.
 

19 minutos atrás, vap25 disse:

Porém recomendo baixar o Iobit driver booster e o driver hub, são programas que analisam todo seu PC e baixam todos drivers apropriados para seus componentes.

@AlefSilva96 Desaconselho fortemente o uso desses programas. Geralmente, dão mais problema que ajudam. Pelo menos uns 10 a 20% dos causos de problemas que aparecem por aqui são devido a drivers toscos/errados instalados por programas desse tipo. Só use caso você encontrar problema nos drivers nativos do W10 e, ainda assim, jamais pra baixar tudo que o programa recomenda... Baixe apenas o driver específico que está ruim e faça um ponto de restauração antes, por precaução.
 

11 minutos atrás, vap25 disse:

Não existe drivers especificos para o SO, os drivers são próprios dos componentes da mobo e periféricos conectados ao seu PC.

Existe sim. Os drivers, além de específicos pra cada componente, também são específicos pro sistema operacional.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 01/12/2020 às 22:39, vap25 disse:

Olha, nãe me lembro de ter notado diferença quando instalei os drivers no meu PC com Win10... Porém recomendo baixar o Iobit driver booster e o driver hub, são programas que analisam todo seu PC e baixam todos drivers apropriados para seus componentes. Pesquisa o nome deles no Google e baixa nos sites oficiais as ultimas versões.

 

Passa primeiro o driver hub que é menos completo, e depois o booster, este já tem um banco de dados com mais drivers disponiveis.

 

Creio que seja o ideal instalar todos os drivers.

Esses programas devem ser evitados ao máximo e só serem utilizados em caso de real necessidade. Já vi vários tópicos aqui no fórum de problemas causados pela atualização desnecessária de drivers por parte desses programas que costumam apresentar problemas.

 

Em 01/12/2020 às 23:12, vap25 disse:

@Math.Pi Sério? Realmente sei que o melhor a se fazer é baixar todos nos sites oficiais de frabricante, porém sempre usei estes programas e nunca tive erro.

Já cheguei a usa-los algumas vezes e por sorte não apresentaram problemas, mas isso não muda o fato de sua utilização não ser recomendada.

 

@AlefSilva96 Quando estiver instalando drivers, siga sempre os seguintes procedimentos:

 

1- Instalar os drivers do processador e do chipset no site da Intel/AMD, sendo que a Intel disponibiliza uma ferramenta de atualização de drivers própria que deve ser utilizada, diferente de atualizadores de terceiros como Driver Booster que devem ser evitados.

2- Baixar o driver da placa de vídeo no site da AMD/NVIDIA.

3- Baixar o driver áudio/lan no site da placa-mãe (ou no site do fabricante do notebook caso seja esse tipo de aparelho).

 

Quando se trata de hardwares antigos, na imensa maioria das vezes o próprio Windows já consegue localizar e instalar os drivers corretos para o funcionamento, mas eu acho interessante verificar se existem atualizações no site do fabricante conforme expliquei acima, de resto, simplesmente deixe do jeito que está e não tente consertar o que não está quebrado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GabrielLV disse:

Quando se trata de hardwares antigos, na imensa maioria das vezes o próprio Windows já consegue localizar e instalar os drivers corretos para o funcionamento, mas eu acho interessante verificar se existem atualizações no site do fabricante conforme expliquei acima, de resto, simplesmente deixe do jeito que está e não tente consertar o que não está quebrado.

 

É exatamente nisso que eu estava em dúvida... pois já teve algumas vezes que eu quis instalar o Windows 10 no meu notebook que já tem uns 8 anos.. e nunca deu sinais que faltava algum driver, até o de vídeo tava no jeito já... aí eu achei bem estranho, porém muito bom, pois economizou o trabalho que eu teria que fazer pra baixar tudo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...