Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-Break em 2020 para PC gamer: vale a pena?


Posts recomendados

Bom dia galera tudo bem? eu vi aqui no Clube do Hardware uma discussão longa sobre Nobreaks mas gostaria de saber se ainda vale a pena algumas marcas que dizem poder ser posta em "pc gamers", vocês conseguem me ajudar? por favor?

Tem três modelos que chamam minha atenção, segue:
RAGTECH (nacional?):
http://ragtech.com.br/produtos/one-up-nitro/
RAGTECH SOB AVALIAÇÃO DA TecLAB:
https://www.youtube.com/watch?v=mJQZQ0ZKqUI 

INTELBRAS (gostei desse):
https://backend.intelbras.com/sites/default/files/2019-03/manual-do-usuario-nobreak-senoidal-snb-700-snb-1000-snb-1500-e-snb_2000.pdf

TS SHARA:
https://tsshara.com.br/produto/ups-senoidal-universal-1500va-a-3200va/

Será que vale a pena algum desses ou posso desistir de ter um nobreak (visto que os dupla conversão estão acima de 2k+)... Minha fonte é uma corsair 550w 80 plus bronze...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Bruno CanMaster disse:

Será que vale a pena algum desses ou posso desistir de ter um nobreak (visto que os dupla conversão estão acima de 2k+)... Minha fonte é uma corsair 550w 80 plus bronze...

Exatamente! Nobreak bom hoje em dia é cerca de 3~5k pra cima. Abaixo disso não são nobreaks recomendáveis. 

 Bote em um filtro de linha bom mesmo.. Clamper, Panamax, APC...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Shanks. disse:

Exatamente! Nobreak bom hoje em dia é cerca de 3~5k pra cima. Abaixo disso não são nobreaks recomendáveis. 

 Bote em um filtro de linha bom mesmo.. Clamper, Panamax, APC...

 

Agora, caso eu queira manter meu computador funcionando caso haja uma perda de energia, quais seriam as alternativas que eu teria sem prejudicar a fonte do meu PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hardwarering Então mas no vídeo da TecLab fala que esse novo nobreak tem uma distinção entre estabilizador para um condicionador de energia, não seria os nobreaks evoluindo?

Tem vídeo de gamers, até twitchers recomendando...

Não sei pois a parte técnica me foge...

@Shanks. Eu tenho um filtro de linha da Multilaser, desconheço a eficiência da marca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Bruno CanMaster disse:

Tem vídeo de gamers, até twitchers recomendando...

Isso não serve de nada, por motivos óbvios. 

5 minutos atrás, Bruno CanMaster disse:

Eu tenho um filtro de linha da Multilaser, desconheço a eficiência da marca...

Possivelmente apenas uma régua.. se quiser saber se é bom, abra ele e mande fotos aqui, fotos detalhadas de perto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. Eu entendo as posições e agradeço por elas mas, vocês tem certeza que as tecnologias não melhoraram? Pode ser que sim e ainda continuamos na ideia de que nobreak possui mesma tecnologia do passado...

Ainda mais pois tem vários gamers comprando esses produtos e publicando vídeos...

Eu notei que o Intelbras trocou o nome de estabilizador para outro termo "regulador automático de tensão de saída"...
Gostaria, realmente, de possuir um nobreak e evitar quedas de energia (ao menos para desligar o computador há tempo)...

@Shanks. Vou tirar a foto do meu, perdão pois ainda não tive tempo... Muito grato pelo apoio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Bruno CanMaster disse:

Eu entendo as posições e agradeço por elas mas, vocês tem certeza que as tecnologias não melhoraram? Pode ser que sim e ainda continuamos na ideia de que nobreak possui mesma tecnologia do passado...

Ainda mais pois tem vários gamers comprando esses produtos e publicando vídeos...

Eu notei que o Intelbras trocou o nome de estabilizador para outro termo "regulador automático de tensão de saída"...

Os Nobreaks não tem a mesma tecnologia do passado.. estão evoluindo sim, mas.. Nobreaks baratos usam estabilizadores internos, onda de formato retangular o que mata a fonte. O principio é o mesmo, Nobreak barato não é bom. Se quiser um bom Nobreak vai ter que desembolsar uma grana.

Os "gamers" e streamers são totalmente leigos.. 

O seu Nobreak tem que ser Online, de dupla conversão e senoidal puro.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nenhum dos modelos apresentados demonstral a topologia "online", o intebras e o TShara são interativos (comutados com bypass), enquanto que o ragtech nem menciona qual topologia utiliza...

ninguem aqui no forum recomenda o uso de nobreaks, eu só recomendo se for um nobreal senoidal "online", tende a ser os modelos mais caros pela topologia que mantem o tempo modulando a onda de saída, ou seja, independente do que acontece dentro dele a saída será completamente estável.

https://download.schneider-electric.com/files?p_enDocType=Brochure&p_File_Name=catalogo_easy_ups_1.pdf&p_Doc_Ref=BR102018PB23

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o que todos pontuaram... Mas qual vai ser a utilidade do no break? Quando acabar a energia continuar usando? Se acaba a energia de casa eu pego um livro... E normalmente quedas de energia longas são raras, com certeza irá usar para não desligar caso acontecer picos, mas eu acho desnecessário nesse caso também, mesmo se for puro senoidal e online.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hardwarering levantou uma situação importante...

O nobreak vai impedir que seu computador desligue em piscadinhas rápidas de luz, para permitir que você salve o seu trabalho e desligue o computador com segurança.

a autonomia deles fica em média em torno de 10 a 15 minutos se bem dimensionado, para aumento de autonomia o espaço ocupado por baterias cresce significativamente e proporcionalmente o custo de manutenção delas.

via de regra uma falta de luz que não volte dentro dos primeiros 30 segundos pode levar horas para ser reestabelecido.

Atente-se as piscadelas, depois da 2a ou 3a piscadinha é que cai pra valer, isso é uma característica dos religadores automáticos que a concessionária possui na rede para tentar reestabelecer a energia após uma falta, na maioria dos curto-circuitos pontuais, um fusível se abre impedindo que o circuito prejudicado volta a prejudicar a rece, então o religador volta a tentar energizar a rede, se o problema persiste ele liga um alarme lá na ONS dizendo onde ta o problema para a concessionária local providenciar a intervenção de correção. Sei que não agrega nada ao assunto dos nobreaks, mas agora vocês podem ter uma noção de quanto temp ovai levar para voltar a energia quando a luz "pisca". 

Se ela não der a piscadinha antes de faltar de vez, trata-se de um problema pontual na rua ou bairro, e acaba sendo consertado com maior agilidade. (geralmente em torno de 1 hora)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Shanks. disse:

@Frib 2K4 O Nobreak ter um formato de onda senoidal puro é legal.. o problema é: O acionamento do inversor é de 0,8 ms ( ou seja, não é Online) e a famosa estabilização interna True RMS.

Ah, sim. Então essa comutação é semelhante ao desliga-liga que os estabilizadores também fazem,né? Só que nesse caso para comutar da rede para a bateria,certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, fiz uma busca hoje por No-Breaks buscando o mesmo objetivo de muitos que é o desligamento seguro do PC. E não é nem por receio de danos a HD etc. É pra salvamento de arquivos. Umas das minhas atividades no PC é produção de vídeo e não dá pra ficar salvando toda hora. No entanto, a idéa é evitar o desligamento nas piscadas e, em queda longa de energia, ter pelo menos 5 minutos pra desligar o PC. 

Em uma breve busca consegui achar alguns no-breaks com onda senoidal abaixo dos R$500. Só não encontrei que não tenha estabilizador interno. Talvez até porque não existe nessa faixa de preço.  

Pelo que pude entender até então, mesmo um nobreak senoidal vai fornecer energia ruim pro pc durante a queda é isso? Neste cenário, de querer evitar somente as quedas e ter os 5 minutos de energia pra desligamento, seria ainda um tiro no pé pegar um desses na faixa de R$500?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Georges Langlois Sim, é um tiro no pé. Teria que gastar umas 10 vezes mais esse valor atualmente, pra pegar um bom Nobreak.

Esses de 500 reais só vão destruir sua fonte.. outra observação, é ver se você não está olhando um  que é um senoidal puro, mas sim um senoidal por aproximação. Não é a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Georges Langlois você realmente precisa de no break? Aí tem muita queda de luz? Se a grana estiver curta e você realmente necessita de um, então compre um que seja senoidal e que tenha estabilizador interno mesmo, ciente dos danos que provocará à fonte. Se seu PC é uma fonte de renda e o lucro for maior que o prejuízo pode comprar sim (sabendo das agressões que sua fonte estará continuamente levando, claro).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
8 horas atrás, Georges Langlois disse:

Em uma breve busca consegui achar alguns no-breaks com onda senoidal abaixo dos R$500. Só não encontrei que não tenha estabilizador interno. Talvez até porque não existe nessa faixa de preço.  

 

Pelo que pude entender até então, mesmo um nobreak senoidal vai fornecer energia ruim pro pc durante a queda é isso? 

Não seria isso. Não apenas durante a queda. Um no-break senoidal com estabilizador integrado vai, na verdade, fornecer energia ruim durante todo o tempo em que o computador estiver ligado à rede elétrica.

 

Esses no-breaks baratinhos (estabilizadores de onda retangular com bateria de moto, "short-breaks") provocam dois tipos de agressão:

  1. Enquanto há energia, o estabilizador atua normalmente, provocando todas as agressões associadas;
  2. Quando o fornecimento é interrompido, o formato de onda da energia entregue é retangular, envenenando os equipamentos conectados e provocando o funcionamento errático.

Quando o aparelho é senoidal, você resolve o problema 2. Contudo, ele é bem menos relevante que o problema 1...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@KairanD É tenso pois o preço de um no break de qualidade no Brasil é inviável, se o PC for uma fonte de renda, tiver muita queda de energia, essas quedas prejudicarem o trabalho e estiver sem dinheiro para comprar um bom, o jeito é ir num senoidal com estabilizador mesmo, mas somente no cenário que descrevi acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2020 às 22:36, Shanks. disse:

@Georges Langlois Sim, é um tiro no pé. Teria que gastar umas 10 vezes mais esse valor atualmente, pra pegar um bom Nobreak.

Esses de 500 reais só vão destruir sua fonte.. outra observação, é ver se você não está olhando um  que é um senoidal puro, mas sim um senoidal por aproximação. Não é a mesma coisa.

Opa eu fiz questão de ver isso. Inclusive chamo atenção para o seguinte: 
Quando fiz o comentário, tinha achado quatro modelos:

Nobreak WEG Personal, 600VA, Bivolt - R$456 - (Specs Oficiais)

Nobreak WEG Personal, 1200VA, Bivolt - R$646 - (Specs Oficiais)

Nobreak Ragtech Easy Pro 1200s - R$530 - (Specs Oficiais)

e o Nobreak Senoidal Intelbras 4822010 XNB 720VA Bivolt Preto - R$475 (Specs Oficiais) que como vocês podem ver, no site de compra está Senoidal, mas nas specs do site oficial está semissenoidal. Então, cuidado redobrado aí...

 

Em 10/12/2020 às 07:11, Frib 2K4 disse:

@Georges Langlois você realmente precisa de no break? Aí tem muita queda de luz? Se a grana estiver curta e você realmente necessita de um, então compre um que seja senoidal e que tenha estabilizador interno mesmo, ciente dos danos que provocará à fonte. Se seu PC é uma fonte de renda e o lucro for maior que o prejuízo pode comprar sim (sabendo das agressões que sua fonte estará continuamente levando, claro).

Então, tem quedas o bastante pra me irritar e me fazerem perder algumas salvas.. haha. Mas sim. Você tem toda razão.. Se eu parar pra pensar que seria um item que impacta diretamente nos meus ganhos, talvez eu devesse investir mais.

 

Em 10/12/2020 às 07:49, KairanD disse:

Não seria isso. Não apenas durante a queda. Um no-break senoidal com estabilizador integrado vai, na verdade, fornecer energia ruim durante todo o tempo em que o computador estiver ligado à rede elétrica.

 

Esses no-breaks baratinhos (estabilizadores de onda retangular com bateria de moto, "short-breaks") provocam dois tipos de agressão:

  1. Enquanto há energia, o estabilizador atua normalmente, provocando todas as agressões associadas;
  2. Quando o fornecimento é interrompido, o formato de onda da energia entregue é retangular, envenenando os equipamentos conectados e provocando o funcionamento errático.

Quando o aparelho é senoidal, você resolve o problema 2. Contudo, ele é bem menos relevante que o problema 1...

Obrigado @KairanD, você tirou minha principal dúvida. Se era um fornecimento contínuo de energia ruim ou só na queda... Me desculpe a ignorância mas, porque eles fazem os no-breaks com estabilizadores internos ao invés de apenas criar dispositivos com bateria para evitar quedas de energia? 

 

Finalmente, vocês conhecem os modelos mencionados? 

 

E muito obrigado pelo retorno dos senhores 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 minutos atrás, Georges Langlois disse:

Então, tem quedas o bastante pra me irritar e me fazerem perder algumas salvas.. haha. Mas sim. Você tem toda razão.. Se eu parar pra pensar que seria um item que impacta diretamente nos meus ganhos, talvez eu devesse investir mais.

 

você só deve investir em um nobreak baratos desses se estiver com grana curta e estiver usando o PC como fonte de renda e se o lucro for maior que o prejuízo (fonte danificada há médio ou longo prazo), daí a única saída nessa situação seria comprar um no break com estabilizador interno, mas que seja senoidal, é o menos pior nesse caso.

13 minutos atrás, Georges Langlois disse:

Me desculpe a ignorância mas, porque eles fazem os no-breaks com estabilizadores internos ao invés de apenas criar dispositivos com bateria para evitar quedas de energia? 
 

Também queria saber, já que os no breaks lá de fora não possuem estabilizador interno, se estiver errado me corrija.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...