Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock B450M Gaming + 1660ti + Ryzen 5 2600x, como fazer? Eh seguro?


Thomaz Cotta

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

Estou com um pc com as seguintes configuracoes:

Ryzen 5 2600x
Asus B450M Gaming
Galax GTX 1660 TI

Gostaria de realizer o OC na placa de video e no processador. Eh seguro com essa placa-mãe que nao tem dissipador VRM? Como fazer o overclock? Desculpem as duvidas basicas, sou leigo no OC.

Agradeco desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu super entendo esse desejo por fazer overclock, mas espero que saiba os riscos, ainda mais em um overclock de placa de vídeo. Você precisa saber minimamente onde está se metendo afinal, overclock não é você pegar uma tensão na internet e um clock e tentar colocar no seu porque provavelmente não irá dar certo, cada chip é único e não se aplica aos demais chips, por exemplo: há 2600X que fazem 4.2Ghz em 1.30V, já outros que pedem quase 1.45V para fazer 4.1Ghz, se você não sabe fazer, recomendo que estude muito antes e saiba as margens. Basicamente são três pilares: tensão, clock e temperatura, ambos se correlacionam afinal, aumentando a tensão, você aumenta o clock e consequentemente a temperatura, chamamos amigavelmente de "grandezas diretamente proporcionais", com muitas aspas, tenha cuidado e estude bastante antes como meus colegas já falaram anteriormente.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Gamemax G500 500W

@Ornitotheus Entendi. To lendo bastante sobre, ir subindo a V em 0,1, checar a estabilidade, monitorando a temp, etc. Obrigado pelas dicas e pelos avisos! Tenho interesse em melhorar o desempenho para o Cyberpunk que ta chegando hahaha. Rodar 2k com 60 fps, talvez 75. 

Você acha que o cooler padrão da ryzen 2600x eh suficiente? tem alguma sugestao de cooler de cpu caso a temperatura suba muito?

Muito obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo OC manual no 2600x, usa o Precision Boost pra isso. Fazendo OC manual, a não ser que você faça um OC muito bem ajustado e tenha dado sorte no chip, a tendência é que você aumente o desempenho multi core, ao passo que diminui o desempenho single core (que é o que acaba sendo mais interessante em jogos). Mesmo que consiga esse ajuste fino, o ganho de performance é muito pequeno e vai variar de imperceptível a minúsculo, considerando uma placa como a 1660Ti. Sobre o OC dela não sei te ajudar, mas não há muito risco: os limites estabelecidos que você pode alcançar com programas como o MSI Afterburner tão dentro de uma faixa segura. O risco é instabilidade e possível corrompimento do sistema operacional, então tenha pontos de restauração e backups.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...