Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componentes eletrônicos - testes e validação


Hardsoft0102

Posts recomendados

Opa, boa noite! Gostaria de tirar algumas dúvidas referente à componente eletrônicos, como por exemplo: 

  • Posso estragar o cristal oscilador passando uma escova esd com álcool isopropílico na placa?
  • Vocês conhecem algum "testador" de display de 7 segmentos 3 dígitos? (sei que existe para resistor, capacitor, CI e por aí vai tem... porém, para display nunca vi... Tipo esse da foto: https://www.aliexpress.com/i/32719431165.html )
  • Fiz um "aterramento" ligado à tomada para mexer com placas eletrônicas, gostaria de saber se está certo: Pulseira anti estática (aquelas com fio), peguei um cabo de força, isolei os terminais e deixei apenas o Terra, desse modo, ligo o cabo de força na tomada e coloco a pulseira, assim me mantendo sempre isolada. (Terminais perigosos estão isolados de acordo, sem perigo...) Está correto está maneira?
  • Poderiam indicar testes interessantes para validar o funcionamento de tais componentes? (resistores, capacitores, display 7 segmentos, cristal e etc..)

Fico no aguardo, obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá... Permita opinar que suas dúvidas estão "espalhadas" por uma faixa ampla do espectro eletrônico o que pode dificultar sua condução à felicidade completa. Vou me limitar a te dar uma dica tão óbvia que pode até causar irritação (claro não é este o objetivo): adquira primeiramente um multímetro. Como o próprio nome diz, ele tem múltiplas funções e portanto vai te ajudar nos testes.

E pena que perdeu a oportunidade de comprar o livro de Eletrônica do G.T. por um preço ainda melhor. Um bom complemento pro seu multímetro 🤪. Cansei de linkar, clique nele aí do lado esquerdo em baixo 😁

 

Pra não ficar em branco,... focando no display de 7 seg: ele nada + é do que um led múltiplo. Pra testá-lo basta saber testar led e localizar catodos e anodos nos pinos. Teste completo (e complexo) pra ele, exige outro tipo de conhecimento do ramo eletrônico: eletrônica digital e programação em microcontroladores.

abç

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A escrever ou desenhar (ou seja lá como você chamaria) no display. Algo como dar fluidez,eficiência, rapidez e confiança adicional no funcionamento do treco. Lembrando que como sempre tento trazer pra cá situações da vida real como p.ex. no caso uma linha de produção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não entendi o que você não entendeu.🤔. Como você testaria aquele display do garoto rapidão e só com multímetro?

10-p-s-novo-e-original-3-bit-0-56-polega

ok... acendeu tá tudo certo mas se tiver curto interno entre 2 segmentos? ou entre pinos catodo (ou anodo) comuns? ok com multímetro você identifica mas e se tiver que fazer em milhares? e bem rápido? com confiabilidade? medir corrente individual? intensidade luminosa? etc? Este é meu mundo: dentre outras coisas desenvolver dispositivos de testes pra alta produção. Meu aliado: mc & c... e algumas déc... ops... um bom tempo de experiência...

ok ndv com o problema individual do 'garoto perdido' mas tdav com o título tópico

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...