Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 3 A315-42-R1B0 Atualização da Bios por dentro do Windows Update


Posts recomendados

Olá, gostaria de relatar algo curioso que aconteceu com meu Notebook. Comprei recentemente um Notebook Acer Aspire 3 A315-42-R1B0.

 

Tal Notebook veio com a Bios versão 1.06 (como descrito na caixa dele)

 

Porém ao acessa a página oficial do Notebook no site da Acer, ele mostra que tem uma bios de versão ''1.10'' - sendo que para atualizar a bios para essa versão eu devo baixar o programa que faz essa instalação por dentro do próprio Windows, porém ao atualizar o Windows 10, percebi que dentro do Windows Update tem uma guia de updates opcionais, e nela há uma opção chamada: ATUALIZAÇÕES DE DRIVER - INSYDE SOFTWARE - FIRMWARE - 5.32.1.10

 

A minha principal dúvida é a seguinte: essa atualização por dentro do Windows Update vale como a última atualização da bios no site da Acer? Pois a terminação na nomenclatura é a mesma coisa ''1.10''

 

A dúvida secundária é: vale a pena eu atualizar a bios agora com o pc novo ? pois futuramente planejo fazer upgrade para ssd e tenho medo de não rolar compatibilidade com alguma marca ou modelo por conta de bios defasada.

 

Vale a pena correr esse risco pensando no futuro ? num possível ssd ?

 

O Windows Update é seguro para atualizar a bios ? Ou devo atualizar a bios sempre pelo site e programa da fabricante (Acer) ?

232323.jpg

1122.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só recomendo atualizar BIOS se você está tendo algum problema que a versão diz resolver.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aconteceu o mesmo comigo! @rubenssimoes  Tenho um notebook Samsung que sempre tive linux, mas anunciei para venda e o comprador pediu para que eu colocasse windows 10. Ok, formatei o Windows 10 e liguei o Windows update. Vi algo parecido mas não fui atrás de saber exatamente o que era. Quando o notebook se reiniciou, entrou em atualização de firmware sozinho hehe

1 hora atrás, rubenssimoes disse:

O Windows Update é seguro para atualizar a bios ? Ou devo atualizar a bios sempre pelo site e programa da fabricante (Acer) ?

Comigo não deu nenhum problema, suponho que seja sim seguro.

 

  • Amei 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • GusGraf alterou o título para Acer Aspire 3 A315-42-R1B0 Atualização da Bios por dentro do Windows Update
  • 3 semanas depois...

@rubenssimoes Não recomendo atualizar a não que esteja tendo algum problema, como em relação a bateria, memoria ram, reprodução de vídeos ou outras coisas relacionadas.

 

Acho que minha experiência ajudará outras pessoas, pois não achei nenhum post sobre o que passei, vamos lá. Como comentei antes estava tendo a mesma dúvida por que meu notebook estava tendo um problema de que quando desconectava o carregador a tela escurecia um pouco e havia uma perda de qualidade na imagem, ficava muito saturada e diminuia a nitidez. Contatei o suporte acer informei o problema e falei que havia essa atualização de bios no windows update e perguntei se era a mesma do site da acer e se talvez resolvesse o meu problema, eles não souberam informar, porém disseram para se eu for fazer a atualização que fosse pelo site da acer, por minha conta e risco. Fiquei muito receoso, mas o problema era grave por que eu não conseguia usar por muito tempo o notebook, a visão cansava, então decidi fazer a atualização de firmware, graças que não houve nenhum problema, a única precaução que tive  foi ir no site da acer e instalar a versão desatualizada do driver de video do meu modelo, para evitar possíveis problemas. Porém não funcionou e continuei com o mesmo problema, retirava o carregador e a imagem ficava péssima.

 

Respondendo a sua primeira pergunta: Essa atualização não é a mesma do site da Acer, pois quando atualizei pelo firmware fornecida pela acer a atualização no windows update continua lá. Então aconselho a atualizar, caso esteja com problemas, e só pelo site da acer.

 

Em relação a segunda pergunta já meio que foi respondido, não aconselho atualizar agora, se não estiver tendo problemas.

 

Em relação a meu caso consegui resolver o problema, mas depois de bater muito a cabeça estava a ponto de mandar o notebook para a assistência. Mexendo no programa da AMD Radeon Adrenalin Software descobri a função chamada Vari-Brigth, ela basicamente diminui o brilho da tela e ajusta o níveis de gama para aumentar a duração da bateria, apenas desativei e pronto resolvi o problema. Essa função vem ativada por padrão e é totalmente desnecessária, pois geralmente a gente usa a bateria do notebook em locais abertos tipo na varanda de casa, na faculdade e diminuir o brilho torna quase impossível ver a tela direito. Mas o problema principal é que diminuir qualidade e brilho em uma tela HD e TN como é caso desses notebooks é cuspir na nossa cara e nos chamar de palhaços...

  • Amei 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rubenssimoes creio que você não terá problemas, pois isso veio do próprio Windows update, as vezes é automático e você não tem a mesma culpa de baixar o arquivo e instalar.

  • Amei 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente, baixar pelo Windows Update é tão seguro quanto baixar pelo site da própria fabricante, até mais seguro eu diria, pois o Windows Update só coloca à disposição os updates depois de algum tempo do lançamento do driver/BIOS, desta forma, minimizando o problema de instalar drivers/BIOS recentes com problemas crônicos.

  • Amei 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!