Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 3 A315-42-R1B0 Atualização da Bios por dentro do Windows Update

Posts recomendados

Olá, gostaria de relatar algo curioso que aconteceu com meu Notebook. Comprei recentemente um Notebook Acer Aspire 3 A315-42-R1B0.

Tal Notebook veio com a Bios versão 1.06 (como descrito na caixa dele)

Porém ao acessa a página oficial do Notebook no site da Acer, ele mostra que tem uma bios de versão ''1.10'' - sendo que para atualizar a bios para essa versão eu devo baixar o programa que faz essa instalação por dentro do próprio Windows, porém ao atualizar o Windows 10, percebi que dentro do Windows Update tem uma guia de updates opcionais, e nela há uma opção chamada: ATUALIZAÇÕES DE DRIVER - INSYDE SOFTWARE - FIRMWARE - 5.32.1.10

A minha principal dúvida é a seguinte: essa atualização por dentro do Windows Update vale como a última atualização da bios no site da Acer? Pois a terminação na nomenclatura é a mesma coisa ''1.10''

A dúvida secundária é: vale a pena eu atualizar a bios agora com o pc novo ? pois futuramente planejo fazer upgrade para ssd e tenho medo de não rolar compatibilidade com alguma marca ou modelo por conta de bios defasada.

Vale a pena correr esse risco pensando no futuro ? num possível ssd ?

O Windows Update é seguro para atualizar a bios ? Ou devo atualizar a bios sempre pelo site e programa da fabricante (Acer) ?

232323.jpg

1122.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só recomendo atualizar BIOS se você está tendo algum problema que a versão diz resolver.

• Curtir 1
  • Amei 1
Link para o post

Aconteceu o mesmo comigo! @rubenssimoes  Tenho um notebook Samsung que sempre tive linux, mas anunciei para venda e o comprador pediu para que eu colocasse windows 10. Ok, formatei o Windows 10 e liguei o Windows update. Vi algo parecido mas não fui atrás de saber exatamente o que era. Quando o notebook se reiniciou, entrou em atualização de firmware sozinho hehe

1 hora atrás, rubenssimoes disse:

O Windows Update é seguro para atualizar a bios ? Ou devo atualizar a bios sempre pelo site e programa da fabricante (Acer) ?

Comigo não deu nenhum problema, suponho que seja sim seguro.

• Amei 1
Link para o post
  • GusGraf alterou o título para Acer Aspire 3 A315-42-R1B0 Atualização da Bios por dentro do Windows Update
  • 3 semanas depois...

@rubenssimoes Não recomendo atualizar a não que esteja tendo algum problema, como em relação a bateria, memoria ram, reprodução de vídeos ou outras coisas relacionadas.

Acho que minha experiência ajudará outras pessoas, pois não achei nenhum post sobre o que passei, vamos lá. Como comentei antes estava tendo a mesma dúvida por que meu notebook estava tendo um problema de que quando desconectava o carregador a tela escurecia um pouco e havia uma perda de qualidade na imagem, ficava muito saturada e diminuia a nitidez. Contatei o suporte acer informei o problema e falei que havia essa atualização de bios no windows update e perguntei se era a mesma do site da acer e se talvez resolvesse o meu problema, eles não souberam informar, porém disseram para se eu for fazer a atualização que fosse pelo site da acer, por minha conta e risco. Fiquei muito receoso, mas o problema era grave por que eu não conseguia usar por muito tempo o notebook, a visão cansava, então decidi fazer a atualização de firmware, graças que não houve nenhum problema, a única precaução que tive  foi ir no site da acer e instalar a versão desatualizada do driver de video do meu modelo, para evitar possíveis problemas. Porém não funcionou e continuei com o mesmo problema, retirava o carregador e a imagem ficava péssima.

Respondendo a sua primeira pergunta: Essa atualização não é a mesma do site da Acer, pois quando atualizei pelo firmware fornecida pela acer a atualização no windows update continua lá. Então aconselho a atualizar, caso esteja com problemas, e só pelo site da acer.

Em relação a segunda pergunta já meio que foi respondido, não aconselho atualizar agora, se não estiver tendo problemas.

Em relação a meu caso consegui resolver o problema, mas depois de bater muito a cabeça estava a ponto de mandar o notebook para a assistência. Mexendo no programa da AMD Radeon Adrenalin Software descobri a função chamada Vari-Brigth, ela basicamente diminui o brilho da tela e ajusta o níveis de gama para aumentar a duração da bateria, apenas desativei e pronto resolvi o problema. Essa função vem ativada por padrão e é totalmente desnecessária, pois geralmente a gente usa a bateria do notebook em locais abertos tipo na varanda de casa, na faculdade e diminuir o brilho torna quase impossível ver a tela direito. Mas o problema principal é que diminuir qualidade e brilho em uma tela HD e TN como é caso desses notebooks é cuspir na nossa cara e nos chamar de palhaços...

• Amei 1
Link para o post

@rubenssimoes creio que você não terá problemas, pois isso veio do próprio Windows update, as vezes é automático e você não tem a mesma culpa de baixar o arquivo e instalar.

• Amei 1
Link para o post

Gente, baixar pelo Windows Update é tão seguro quanto baixar pelo site da própria fabricante, até mais seguro eu diria, pois o Windows Update só coloca à disposição os updates depois de algum tempo do lançamento do driver/BIOS, desta forma, minimizando o problema de instalar drivers/BIOS recentes com problemas crônicos.

• Amei 1
Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!