Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pequenas manchas de Sujeira na conexão da RX 550


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Olá amigos, minha casa esta em obra e o que acontece que ta circulando bastante poeira eu comprei uma rx 550 nova e já está com bastante poeira eu to limpando de semana a semana só que começou aparecer umas manchinhas em formato circular que parecem ser de sujeira. o que eu queria saber é se tem algum produto pra tirar essas manchas sem danificar e se a borracha serviria que nem quando se limpa contatos? e também se elas podem danificar a placa de video?? Ela é nova e tem garantia estou preocupado.

Edit: Essas manchas circular são bem pequenas e não saem com pincel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Cristian Moura Não tente remover manchas da placa. Elas podem ser causadas pelo aquecimento de componentes e serem permanentes, mas se você insistir pode danificar trilhas. 

 

A forma correta de limpar é com aspirador de pó (que eu pessoalmente prefiro) ou soprador/ar comprimido. Não é recomendável passar qualquer produto. O único produto que recomendo para limpeza de componentes de computador é isopropanol (álcool isopropílico). Ele custa 17 reais o litro na internet e sempre é bom ter (observe que é álcool e, por tanto, um produto perigoso). No geral você pode remover apenas a camada superficial de poeira de seus componentes com aspirador/soprador. Os mais importantes de limpar a fundo são as ventoinhas e os dissipadores. Para as ventoinhas uma escova ou pincel basta, desde que tome cuidado para não forçar as pás das hélices (seja delicado). Os dissipadores requerem o mesmo processo, também com delicadeza, mas ocasionalmente podem ser removidos para limpeza. A questão é que toda vez que você remove você tem que repor a pasta térmica, repondo com uma de qualidade, confiável, sob pena de ter problemas térmicos depois se usar uma inadequada. No geral a pasta térmica original dos componentes dura a vida útil deles inteira, e o remover e reinstalar de coolers tem seus riscos inerentes, então não recomendo que não em casos extremos (quando o PC apresenta falhas).

99% dos casos só o aspirador já vai retirar toda a poeira que precisa realmente ser removida. Lembre-se de colocar filtros no seu gabinete. Na falta de filtragem original do gabinete você pode usar meia calça, telinha de tecido, tela de plástico ou qualquer outro produto do tipo que tenha furos bem pequenos. Uma vez que cobrir as entradas de ar (e furações no tampo superior se tiver) já basta para não ter mais problemas com admissão de poeira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. Eu retiro ela e passo o pincel na parte superiores no caso ventoinha e na parte de cima (as costas da placa que fica virada para o processador principalmente nela que apareceu as manchinhas) e em baixo utilizo também secador de cabelo no modo frio. É a primeira vez que eu tenho uma placa de vídeo diferentemente dos outros hardware que eu catucava peça por peça, então não sei abrir a parte ela porque ainda estou aprendendo sobre isso mas agradeço irei comprar esse alcool como vocês 2 disseram. E irei seguir o que o amigo @WOZ Dods em cima também disse continuar passando o soprador e um pincel nas ventoinhas, creio que como ela é nova ainda não deve ta com a pasta térmica deteriorada ou com muita poeira na parte de dentro. Agradeço aos dois, apenas tava bastante preocupado dessas manchinhas caso não fossem removida pudesse causar algo ruim a placa por que quando eu limpo parece visualmente nova a não ser por causa dessas manchinhas. @WOZ Dods Esse da foto é o me gabinete (foto ilustrativa peguei na internet) sobre a filtragem irei seguir o que você disse.

No caso meu pc é bem antigo até a placa-mãe também tem algumas manchinhas que não saem normal com pincel ele tem uns 7 anos, ao longo do tempo fui dando um mini upgrade renovando a pasta termica etc..

735bbcf2659fbfe2b4a087884caf614b.jpg

cf72567705cb9fe570d192cd7979ffca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

5 horas atrás, Cristian Moura disse:

nova ainda não deve ta com a pasta térmica deteriorada ou com muita poeira na parte de dentro.

Isso, não abra a placa de video por nada.A pasta vai durar anos nem se preocupa.

A mancha você pode passar um pouco do Alcool Isopropilico, ele evapora muito rápido, não se preocupe. 

 

5 horas atrás, Cristian Moura disse:

Esse da foto é o me gabinete (foto ilustrativa peguei na internet) sobre a filtragem irei seguir o que você disse.

o que você pode fazer é criar uma pressão positiva no gabinete, assim evita a entrada de poeira. 

Fazendo isso com ventoinhas.. só que não sei se essa parte lateral suporta ventoinhas de 120mm, você teria que medir com uma regua.

Fan você pode comprar barato.. tem o XFan 120mm da Deepcool:

https://patoloco.com.br/produtos/detalhes/cooler-fan-deepcool-xfan-120-120mm-preto/

Mudando de assunto, e essa fonte? É original da Posi?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Cristian Moura disse:

creio que como ela é nova ainda não deve ta com a pasta térmica deteriorada ou com muita poeira na parte de dentro

Mesmo se estivesse velha, não é necessário trocar pasta térmica. A pasta térmica de uma GPU geralmente dura toda a vida útil do produto e só precisa ser substituída se houver superaquecimento que não tenha outra origem. 

51 minutos atrás, Shanks. disse:

o que você pode fazer é criar uma pressão positiva no gabinete, assim evita a entrada de poeira. 

Fazendo isso com ventoinhas.. só que não sei se essa parte lateral suporta ventoinhas de 120mm, você teria que medir com uma regua.

Fan você pode comprar barato.. tem o XFan 120mm da Deepcool:

https://patoloco.com.br/produtos/detalhes/cooler-fan-deepcool-xfan-120-120mm-preto/

Mudando de assunto, e essa fonte? É original da Posi?

Parece que tem dois furos no painel lateral que seriam compatíveis com as antigas ventoinhas de 80 mm. Mesmo assim, dá para usar as furações adicionais para instalar 120 mm. Ficaria torto, mas é melhor do que uma ventoinha de 80 mm gritando o tempo inteiro mesmo com baixa rotação (o ruído dessas é muito alto).

 

6 horas atrás, Cristian Moura disse:

Agradeço aos dois, apenas tava bastante preocupado dessas manchinhas caso não fossem removida pudesse causar algo ruim a placa por que quando eu limpo parece visualmente nova a não ser por causa dessas manchinhas. @WOZ Dods Esse da foto é o me gabinete (foto ilustrativa peguei na internet) sobre a filtragem irei seguir o que você disse.

Pois é, estou começando a suspeitar que essas suas manchinhas são na verdade as manchas normais que o verniz tem em basicamente toda placa. Entenda que toda placa tem partes do verniz com coloração diferente, mas isso não significa defeito ou sujeira. É apenas uma característica do processo de fabricação e do acabamento do componente.

A filtragem será muito produtiva para você no painel frontal e lateral se for adicionar ventoinha nele também como o @Shanks. sugeriu. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. Certo, não irei fazer isso. Eu tenho um pequeno cooler não sei se é 120 mm ou 80 mm ele rodava a 1800RPM Max 2000 RPM ele cabe perfeitamente no local mas aparentemente só da pra adaptar 2 cooler na placa-mãe que é do processador e um perto do conector da GPU, apenas poderia colocar um na parte traseira mesmo. 
Sobre a fonte a primeira que estava colocada no pc era uma daquelas bem antiga que suportava no máximo uns 150 watts, essa que estou é outra genérica da bluecase 350w creio que não entregue toda a potencia por ser genérica penso no futuro comprar uma de qualidade porém por enquanto estou sem grana mas por enquanto estfucionando a 2 mesês sem problemas espero que continue assim por um bom tempo. @WOZ Dods  São pequenas manchas pequenininhas cinzas circulares apenas nas costas da placa são bem mais visíveis quando se poe uma lanterna em cima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...