Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento Ryzen 7 2700x


Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo aqui mas tentarei ser o mais detalhista possível do problema que estou enfrentando.

Segunda-feira agora, resolvi fazer uma limpeza de hardware em meu computador, apenas passei o pincel nas partes com mais pó e caprichei no cooler do processador.

Após isso fui ligar o computador e ele não dava partida porém desligava em seguida... Fui fazendo testes até que percebi que ele ligava sem o HD ou CDROM conectados, logo pensei que era o cabo da fonte, ou a própria fonte com problemas. Após várias tentativas, o computador ligou com o HD conectado, porém voltou totalmente lagado, travando tudo e parecendo um celeron. Meu FPS no CSGO que era entre 150 e 220, foi derrubado pra entre 20 e 45. Formatei o computador, coloquei tudo de meu uso no SSD e atualizei a minha BIOS, o computador voltou a ficar rápido, porém em games, principalmente no CSGO, o FPS baixo persiste com constantes quedas, alternando de 20 a 100 e meu pc começa a ficar lento conforme mais horas jogando.

Minha última cartada foi olhar se havia algo errado com o processador, e pra minha surpresa ele está trabalhando em +79º até mesmo em idle (sou leigo, porém acho que o problema mora aí) e 85º a 87º jogando CS em resoluções baixas e com tudo no mínimo, sabem o que pode estar ocasionando isso e se tem relação com a limpeza que fiz?

 

Upei duas imagens, uma mostrando a temperatura dele em idle (sim, é isso mesmo, apenas com 4 abas do OperaGX abertas) e o uso da máquina com games abertos ou em idle não muda nada, isso é normal?

 

Minha configuração é:

 

Ryzen 7 2700X

GTX 1050TI 4GB

16GB RAM

240GB SSD

500GB HD

FONTE EVGA 500W

Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

 

Se a explicação estiver confusa ou pouco detalhada por favor me avisem, entendo apenas o básico do assunto.

 

 

imagem_2020-12-04_015447.png

cbf05d19-10bc-4c55-93c0-4ef743f07e55.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Weber Já tive o 2700X e ele é muito esquentado. O cooler que vem com ele tem uma proposta boa, é bem parrudo e tal, mas eu não consegui usar ele no 2700X e depois no 3900X (acho que para esses CPUs de 105W a AMD não deveria mandar cooler...faz igual os XT da vida que não vem cooler e pronto...)..

 

Eu te sugiro trocar a pasta térmica do seu cooler do processador (remova seu cooler com cuidado, dê umas "giradas" para os lados antes de puxar pra não vir o CPU junto, limpe bem tanto o CPU como o cooler com álcool isopropílico ou mesmo papel toalha, limpe bem mesmo deixe brilhando e aplique uma quantidade de pasta térmica no centro do CPU do tamanho um pouco maior que um grão de feijão. Procure usar pastas boas como a MX-4 e a AS5.

 

Se não resolver, vai ter que apelar para water cooler de no mínimo 240mm. Aqui uso um water cooler da Corsair de 360mm (3 fans de 120mm) e com o Ryzen 9 5900X fica em 51~60ºC em idle só navegando na internet e 68~71ºC jogando algo pesado. Para Ryzen 7 e 9 com 105W de TDP o cooler box não dá conta... meu 5900X veio sem cooler, acho isso correto por parte da AMD. Não induz o usuário ao erro mandando um cooler junto que não vai dar conta... o único Ryzen 5000 que vem com cooler é o 5600X que é um "simples" six core de 65W. Mas mesmo assim esse CPU merecia um cooler melhor do que a AMD manda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...