Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tamanho do cabo de vídeo influência na qualidade e fluidez da imagem?


Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Olá pessoal! Ontem fiz a troca de um cabo de vídeo no meu PC (VGA) que por motivos de organização passou a ter 5 metros de comprimento. Antes eu usava um cabo de apenas 1,5 metros, na qualidade de imagem geral não vi diferença alguma, mas parando pra pensar posteriormente me veio a dúvida: o tamanho do cabo de vídeo influência na qualidade e fluidez da imagem?

 

Por exemplo, meu monitor tem o tempo de resposta de 5ms, o tamanho do cabo (5 metros) influenciaria para esse tempo de resposta subir ainda mais? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Jeferson Felipe disse:

Por exemplo, meu monitor tem o tempo de resposta de 5ms, o tamanho do cabo (5 metros) influenciaria para esse tempo de resposta subir ainda mais? 

Até onde sei, não altera em nada o tempo de resposta. O que pode ocorrer em alguns casos é perda de sinal, tanto pelo tamanho ou se usar um cabo extensor, mas se nada de anormal aconteceu até agora, não me preocuparia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

para sinais digitais o comprimento do cabo só vai causar alguma alteração quando começar a haver perda de sinal, e isto dependerá da sensibilidade de entrada do dispositivo reprodutor de imagens (TV ou monitor), os sintomas serão artefatos ou a simples ausência de imagem, mas não se preocupe, normalmente estes problemas só aparecem em cabos realmente longos (acima de 50 metros). até lá não há alterações no desempenho ou qualidade por se tratar de um sinal digital.

 

Agora, falando de sinais analógicos a história já é outra. Sinais analógicos não balanceados estarão muito mais sujeitos a interferências pois o sinal analógico é contínuo (pequenas oscilações de tensão) e qualquer variação pode gerar borrões na imagem, enquanto que o digital tramita pulsos cadenciados (ou é 8 ou é 80, não meio termo), portanto o comprimento do cabo pode influenciar de maneira significativa em sinais analógicos, mas muito disso pode ser ajustado pelo display para corrigir a queda de tensão do cabo (quando o visor não o faz sozinho, visto que mesmo analógico ele tem um trecho do sinal exclusivo para calibração da área de imagem), e só se torna realmente prejudicial em longas distâncias também.

 

é importante salientar que em nenhuma das situações o desempenho (FPS) é comprometido, a não ser que haja a perda de pacote (cabos muuuito longos) em sinais digitais ou perca do sinal de alinhamento (interferências) em sinais analógicos, nesses casos você deverá perder apenas alguns poucos frames, raramente notável nas aplicações de fiação longa (datashow em salas de apresentação e auditórios)

 

deixa pelo menos um like, levou tempo pra escrever...

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...