Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona o circuito shift register?


Gamer010

Posts recomendados

  • Moderador

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gamer010 Quais são suas dúvidas?

43 minutos atrás, Gamer010 disse:

Meu bom, eu e a galera reviramos todo o material didático disponibilizado pelo professor e não entendemos muita coisa a respeito.

A internet está aí pra isso, ela é uma grande fonte de aprendizado.

Fora isso, tenho certeza que existem muitos livros por aí que podem te ajudar, eu indico o livro Sistemas Digitais Princípios e Aplicações por Ronald J. Tocci, Neal S. Widmer, Gregory L. Moss.

Boa sorte :D

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se prestasse atenção às aulas né... Pois duvido que seu professor te daria tal tarefa sem ao menos te introduzir às portas lógicas. Depois de entender...

A condição sine qua non pra entender o acima é entender o ff d que é o + simples de todos. Vou quebrar seu galho, lhe personalizar reposta e somar isso ao google: a cada subida do CLK o que está no D vai pro Q... Só isso. Provavelmente seu professor não lhe explicou isso né? Puxão de orelha nele.😠. Ou explicou e você estava de papo furado no zap. Puxão duplo em você 😡

 

E se você prestar beeemmmm atenção às perguntas... talvez você consiga perceber que a (b) e (c) são respostas pra (a)... iluminou?😁

 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sou contra que se faça, aqui no Fórum, demanda por resolução de exercícios. Tanto que, se eu soubesse a resposta direta, como alguns outros foristas com certeza sabem, eu também não a daria de mão beijada.

 

Mas algumas questões nos instigam a estudar assuntos que importam. Este foi mais um caso.

 

Primeiramente eu dividi mentalmente o diagrama em duas partes, a de baixo e a de cima.

 

O que fariam aquelas portas lógicas?

 

Chegar a uma análise precisa, o que inclui a participação dos Flip-flops D, pareceu-me dificultoso. Então resolvi perguntar ao Google por "shift load".

 

Tchan! Cheguei ao assunto "registradores de deslocamento" (shift registers)...

 

Parece que estamos diante de um registrador de deslocamento do tipo PISO de 4 bits.

 

Falta comparar os diagramas com mais atenção. Se não forem a mesma coisa, pelo menos "abrirá a mente".

 

Os diagramas mais comuns usam portas NAND. Por certo os arranjos equivalerão a esses nossos arranjos de ANDs e OR. É preciso checar (as expressões booleanas). Não tive mais saco! Estudar só por estudar nunca me agradou...

 

4-Bit_PISO_Shift_Register.png.d2a9f7cf6fc5133ae3a376ddedf4fde6.png

 

Fonte: Wikipédia

 

Para explicações detalhadas, inclusive sobre diagrama usando AND e OR, eu super recomendo a leitura do All About Circuits (em inglês).

 

Um pequeno complemento também pode existir no Electronics Tutorials.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...