Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NÃO FORMATE seu computador caso ele esteja apresentando telas azuis!


GabrielLV

Posts recomendados

  • Membro VIP

Ultimamente, tenho visto vários usuários cujo Windows está apresentando diversas telas azuis, e a primeira coisa que esses usuários pensam em fazer é formatar o computador para resolver o problema. Mas, infelizmente, em vários casos, a formatação não irá resolver pois a tela azul NÃO É um problema, mas sim, um AVISO de que um problema ocorreu no Windows, sendo que a causa desse problema pode ser uma infinidade de coisas diferentes, mas uma delas é: defeitos físicos em alguma peça.

 

Por exemplo, o seu computador está apresentando telas azuis e você decide formata-lo para resolver o problema, mas no meio da reinstalação do Windows ele apresenta outra tela azul. Isso ocorreu por um dos seguintes motivos:

- Sobreaquecimento no PC;

- Defeitos físicos no HD/SSD;

- Defeitos físicos na memória RAM.

 

A formatação nesse caso além de não resolver o problema, poderá piorar a situação, pois não são incomuns os casos onde a tela azul ocorre até mesmo na reinstalação do Sistema Operacional e, dependendo do caso, isso poderá impedir que você faça quaisquer outros testes na máquina. Afinal, você provavelmente não irá ter outras peças para fazer substituições (já que, obviamente, não são todos os usuários que possuem um estoque de peças em casa para tal) e também muitos usuários não possuem sequer uma mídia com algum software que permite realizar testes na máquina, como o Hirensboot, HDD Regenerator ou o Memtest.

 

Resumidamente: Caso a tela azul esteja sendo causada por um defeito físico em alguma peça, ao tentar formatar a máquina você corre o risco de perder o acesso ao Sistema Operacional (devido ao Windows apresentar uma tela azul DURANTE a reinstalação), o que lhe impedirá de fazer quaisquer outros testes e provavelmente não terá outra opção a não ser pagar para algum técnico e/ou assistência realizar o diagnóstico.

 

Exemplos onde a formatação NÃO resolveu o problema, onde os testes realizados e/ou os relatos dos usuários deixaram claro que se tratava de uma falha de hardware:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1571018-não-consigo-instalar-o-windows-da-tela-azul-direto/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1551937-será-que-minha-memória-ram-está-com-defeito/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1555917-bsod-ocorrendo-repentinamentewindows-7/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1561421-erro-na-instalação-do-windows-10-com-amd-a10-9700/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1560916-tela-azul-windows-10-bluescreen-view/?do=findComment&comment=8261484

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1578822-SSD-apresenta-bad-block-apenas-de-vez-em-quando-devo-me-preocupar/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1580342-pc-travando-e-apresentando-o-whea_uncorrectable_error/#comment-8333063

 

Relatórios mostram que:

- 70% das telas azuis são causadas por drivers de terceiros;

- 15% são causas desconhecidas (não foi possível diagnosticar);

- 10% são causados por problemas de hardware;

- 5% são causados por falhas no próprio Windows (o que é óbvio, pois se esse número fosse maior, jamais conseguiríamos usar o Windows por mais de 1 hora sem que ele desse tela azul por culpa dele mesmo).

https://blog.avast.com/how-new-drivers-can-fix-75-of-all-PC-problems

https://docs.microsoft.com/en-us/windows/client-management/troubleshoot-stop-errors

 

Infelizmente muitos usuários possuem a falsa ideia enraizada na cabeça de que "deu problema? formata que resolve", mas isso nem sempre será uma solução.

 

E, é importante acrescentar que, quando uma tela azul é gerada, um log (relatório) sobre ela é criado e salvo no arquivo de paginação (pagefile.sys) e quando o computador é iniciado novamente, o log então é retirado do pagefile.sys e movido para C:\Windows\Minidump (ou memory.dmp), e nesse log estão listados os drivers que estavam em utilização no momento que a tela azul ocorreu, dentre outras informações úteis que nos dão uma ideia do provável causador do problema, sendo que esses logs serão perdidos caso você formate o PC.

 

image.png

 

OBS: Apesar da presença do arquivo de paginação (pagefile.sys) no Windows ser extremamente importante, MUITOS usuários teimam em desativa-lo pela falsa ideia de que "isso aumentará o FPS nos jogos/desempenho no Windows", mas ao fazer isso você estará impedindo que o Windows gere e salve os logs das telas azuis.

 

Podemos usar programas como o BlueScreenView para analisar esses arquivos e chegar ao culpado do problema:

 

image.png

 

A partir de agora, sempre que você estiver enfrentando um problema de telas azuis, formate o computador somente em último caso, pois agora você sabe que é um erro tentar recorrer a uma solução antes de realizar um diagnóstico (da mesma forma, nenhum médico irá recomendar um medicamento e/ou cirurgia sem antes realizar um exame completo no paciente 😉).

  • Curtir 15
  • Obrigado 5
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...