Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Numerar condição Repetidos no Excel


Ir à solução Resolvido por Edson Luiz Branco,

Posts recomendados

Olá a todos. Por favor, podem me ajudar com a resoluçao de um problema.

estou com dificuldade em elaborar uma formula que numere quantas vezes uma condição se repete, não somando e sim diferenciando, para que eu consiga fazer um preenchimento linkado em outra planilha - por exemplo:

 

mês de entrada

 

Janeiro |1

Janeiro |2

Janeiro |3

Fevereiro |1

Janeiro |4

Fevereiro |2

Fevereiro |3

 

Verifiquei que ja houve topicos semelhantes - mas o link de exemplos estão invalidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema, Quando a condição de retorno na coluna V (Mes de conclusão) se repete, enumerar de 1 a 500 Janeiro, de 500 a 1000 Fevereiro e etc... para ter sequencia diferenciando as informaçoes duplicadas e conseguir puxar (linkar) com base nos retornos o numero de processo para a aba Janeiro. segue planilha com exemplo. desde ja Obrigado!

Problema.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso, na coluna V me informa o mes de conclusao. Que é informado de acordo com a data que é inserida na coluna Q.

o resultado que preciso na coluna V é que quando  o retorno é repetido, por ex. janeiro, enumere em numeros crescentes como

a primeira janeiro 1 a segunda vez que repete janeiro 2 a terceira janeiro 3 e assim em diante.

na aba janeiro - preciso (se dentre as informaçoes que é retornado na coluna V como janeiro) preencher com os dados da coluna B n de processo automaticamente. por ex. se retornou janeiro 10x - sera preenchido automaticamente as 10 posições na aba janeiro - sem precisar que eu coloque automaticamente

Desde já, so pela disposiçao em querer ajudar @deciog muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Max Sacramento

 

Eu não entendi bem o que você deseja, pois normalmente as pessoas demonstram manualmente na planilha o resultado esperado, mas na coluna V eu usaria uma fórmula bem simples como essa abaixo:

Copie e cole está formula na célula V2 e arraste para as demais células da coluna:

=TEXTO(MÊS(Q2);"MMMM")

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.33c5ce5bd94b10d972c8b94485de4cb4.png

o que estou procurando seria parecido com essa imagem a cada informação repetida, ela me retorna numerando em forma crescente ( entre 0 e 500 por exemplo. se em uma coluna estiver 10 janeiros, seria janeiro e se repetir a mesma informaçao na coluna numerava por exemplo - janeiro 1, janeiro 2, janeiro 3, janeiro 4  e assim por diante. ou tambem poderia ser em outra coluna contando como na imagem acima. para diferenciar e conseguir fazer um procv em outra abra

@Patropibem mais simples mesmo, para alternar e mostrar todos os meses como ficaria

 

transformar esse retorno em uma chave de indentificação unico, ao invés de duplicar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Edson Luiz Branco  Bom dia - te chamando direto assim, ja agradecendo mais uma vez a boa vontade pela ajuda que me deu com a formula

= texto(q2;"mmmm") & texto( (mês(q2)-1)*500 + somarproduto(1*(mês($q$2:q2)=mês(q2)));" 0000")

se puder, por favor estou com um problema, que mesmo quando pulo linhas ela somasse de acordo com o ultimo valor daquela informaçao por ex

janeiro 0001 janeiro 0002 janeiro 0003 independente da linha que tenha essa informaçao na coluna

 

desde ja, sei que nao tem nenhuma obrigaçao, entao se puder, muito obrigado

 

Pasta1.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, @Max Sacramento

 

Isso acontece porque o Excel não diferencia em fórmulas uma célula vazia de uma fórmula com valor 0 e o valor 0, quando convertido à data, corresponde ao dia 00/01/00 cujo mês, como se pode ver, é janeiro. Por isso o mês de janeiro acaba sendo contado indevidamente na fórmula.

Para contornar isso, substitua o algarismo 1 que está logo após o parênteses de abertura da SOMARPRODUTO por ($A$2:A2<>"") . Essa expressão booleana multiplicará por zero o retorno da função MÊS caso a célula esteja vazia.

 

Então substitua:

 

=SE(A2="";"";TEXTO(A2;"mmmm")&TEXTO((MÊS(A2)-1)*300+SOMARPRODUTO( 1*(MÊS($A$2:A2)=MÊS(A2)));" 0000"))

 

Por:

 

=SE(A2="";"";TEXTO(A2;"mmmm")&TEXTO((MÊS(A2)-1)*300+SOMARPRODUTO( ($A$2:A2<>"") *(MÊS($A$2:A2)=MÊS(A2)));" 0000"))

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Luiz Branco

 

Desculpe me meter no assunto, para o mês não ficar com a inicial em minúscula, coloquei a fórmula assim:

 

=SE(A2="";"";INICIAL.MAIÚSCULA(TEXTO(A2;"mmmm")&TEXTO((MÊS(A2)-1)*300+SOMARPRODUTO( ($A$2:A2<>"") *(MÊS($A$2:A2)=MÊS(A2)));" 0000")))

 

E o mês fica assim Janeiro em vez de janeiro.

 

Uma boa noite

 

Cumps

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a consideração, @Max Sacramento

 

Quanto aos livros, pra te dizer a verdade faz tempo que não os adquiro mais, pois geralmente hoje encontro o que preciso na net mesmo. E dependendo da aplicação que você dá ao programa e do nível em que você se encontra -  se na área financeira, científica, big data, organização do dia-a-dia, se o foco é programação, se é iniciante ou avançado - recomendar genericamente uma obra pode não ser útil ao que se destina, enfim.

 

Mas como seu foco atual parece ser em fórmulas, um que comprei (há bastante tempo, é verdade) e que gostei muito foi o do Mike "ExcelIsFun" Girvin: CTRL+SHIFT+ENTER - Mastering Excel Array Formulas (aprox. 350 pgs.). O foco nele é o entendimento das fórmulas matriciais com muitos macetes interessantes.

 

Também sobre fórmulas, um bem completo (em torno de 850 pgs.) é o Excel xxxx Fórmulas, onde xxxx é a versão do Excel, do conhecido trio de MVP's 

Michael AlexanderDick KusleikaJohn Walkenbach.

 

Com relação À minha aprendizagem inicial em planilhas, foi ainda quando os manuais impressos vinham numa enorme caixa junto com o disquete de instalação (ótimos tempos... - ainda conservo alguns deles). Como não havia "hiperlink" no livro (rsrsrs) , era só seguir o fluxo de ideias capítulo por capítulo. Depois vieram os manuais eletrônicos, que embora facilitassem a busca prejudicavam a sequência e agora essa porcaria de documentação on-line, prolixa: traz tudo, menos o que você procura. Isso quando os links já não estão quebrados pouco depois de terem sido criados.

 

 

Mas o ideal ainda é saber fazer uma boa pesquisa nos mecanismos de busca, usando a pesquisa avançada, para acertar na mosca o que você deseja procurar para aprender.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Luiz Branco  nossa muito obrigado Edson!!

esse esta sendo o meu problema, começei a pouco temp, a utilizar muito mais o excel e estou apanhando bastante, e quando pesquiso

acho tudo menos o que procuro. como por ex. o -1 da formula antes do mês, fuçei na formula e vi que se coloco o x ou = ou +, e ecomeça de uma numeraçao diferente, mas pesquisei para saber em termos tecnicos porque. e cheguei a conclusão que preciso aprender a pesquisar tambem, rs.

como expressoes booleanas no excel - ja fui atras e abriu um acervo de

funçoes dentro das formulas .

 

de verdade, muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento, me ajudou muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...