Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo de força da fonte Aerocool KCAS 500W queimou


Ir à solução Resolvido por donzmaker,

Posts recomendados

Entao isso ocorreu enquanto jogava cyberpunk hj pela madrugada saiu fumaça eu desliguei a fonte logo tirei o cabo do filtro de linha e ele tinha derretido seria isso problema do cabo mesmo ou foi o jogo que queimou? As ventoinhas tavam fazendo muito barulho tipico de quando jogo jogos mt pesados

Fonte kcas 500 w 80 plus bronze pfc ativo rx580 8 g r53600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Uiquehonra34 disse:

Entao isso ocorreu enquanto jogava cyberpunk hj pela madrugada saiu fumaça eu desliguei a fonte logo tirei o cabo do filtro de linha e ele tinha derretido seria isso problema do cabo mesmo ou foi o jogo que queimou? As ventoinhas tavam fazendo muito barulho tipico de quando jogo jogos mt pesados

Fonte kcas 500 w 80 plus bronze pfc ativo rx580 8 g r53600

O que queimou? cabo do filtro de linha ou da fonte que vai para o filtro? Se foi o da fonte, ela passou a corrente acima da corrente correta dimensionada pelo cabo, ou por defeito de fabricação da fonte ou por má qualidade do cabo.  Quantos mais aparelhos estavam ligados ao filtro de linha?

Se a fonte é ruim, pode causar alguns problemas como aquecimento dela e outros. Porém o cabo queimar significa geralmente que a fonte puxou mais de 1210 W em 110v que seria em teoria o que os cabos de 0,75mm de fonte aguentam sem aquecer...(aqueles que dizem para tomada 10A)


Pega um estilete, corta o cabo e poe as fotos aqui para ver a grossura. Pode ser cabos de cobre "fio de cabelo" aquele cobre bem fininho que é um lixo. Dentro do cabo de fonte é para ter 3 fios com isolamento de 0.75mm 

 

Em teoria fio 0.75mm (de boa qualidade) que são 99,9% dos cabos vendidos pelo Brasil feitos  p/ fontes, aguentam ~1150W em 127V e 2200W em 220V em uma tomada comum (famosa tomada de uso geal) dimensionada para 10A. 

Eu jamais confio que cabo 0.75mm de fonte de energia aguenta 10A no talo por muitas horas seguidas tranquilamente sem aquecer. Mas posso estar errado. 

 

 

(Ah mas a bitola aqui é 2,5mm aguentaria mais)

A tomada é 10A, se passar de 12 ela pode  derreter (e geralmente derrete ao chegar nos 13A) mesmo que a bitola (cabo) aguente. Seu PC tem overclock? é difícil mas pode ser que a fonte puxou a mais devido a falta de proteção e má qualidade, aqueceu tudo, ferrou com a linha 12V e aqueceu  inclusive o cabo

 

Ou pode ser na tua instalação elétrica uma fuga 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, donzomaker disse:

O que queimou? cabo do filtro de linha ou da fonte que vai para o filtro? Se foi o da fonte, ela passou a corrente acima da corrente correta dimensionada pelo cabo, ou por defeito de fabricação da fonte ou por má qualidade do cabo.  Quantos mais aparelhos estavam ligados ao filtro de linha?

Se a fonte é ruim, pode causar alguns problemas como aquecimento dela e outros. Porém o cabo queimar significa geralmente que a fonte puxou mais de 1210 W em 110v que seria em teoria o que os cabos de 0,75mm de fonte aguentam sem aquecer...(aqueles que dizem para tomada 10A)


Pega um estilete, corta o cabo e poe as fotos aqui para ver a grossura. Pode ser cabos de cobre "fio de cabelo" aquele cobre bem fininho que é um lixo. Dentro do cabo de fonte é para ter 3 fios com isolamento de 0.75mm 

 

Em teoria fio 0.75mm (de boa qualidade) que são 99,9% dos cabos vendidos pelo Brasil feitos  p/ fontes, aguentam ~1150W em 127V e 2200W em 220V em uma tomada comum (famosa tomada de uso geal) dimensionada para 10A. 

Eu jamais confio que cabo 0.75mm de fonte de energia aguenta 10A no talo por muitas horas seguidas tranquilamente sem aquecer. Mas posso estar errado. 

 

 

(Ah mas a bitola aqui é 2,5mm aguentaria mais)

A tomada é 10A, se passar de 12 ela pode  derreter (e geralmente derrete ao chegar nos 13A) mesmo que a bitola (cabo) aguente. Seu PC tem overclock? é difícil mas pode ser que a fonte puxou a mais devido a falta de proteção e má qualidade, aqueceu tudo, ferrou com a linha 12V e aqueceu  inclusive o cabo

 

Ou pode ser na tua instalação elétrica uma fuga 

Foi o cabo da fonte que vai para o filtro. Eu dei uma olhada melhor e percebi que ele também queimou em um dos pinos onde encaixa no filtro so tinha a tomada do monitor alem da tomada da fonte conectada no filtro

20201210_093645.jpg

20201210_093151.jpg

20201210_093030.jpg

1 hora atrás, Frib 2K4 disse:

@Uiquehonra34 Foi só o cabo de força ou o conector da fonte derreteu? Poderia mandar fotos?

O conector da fonte aparenta estar normal

20201210_095735.jpg

1 hora atrás, Phoenyx disse:

Qual é o filtro de linha? Isto geralmente ocorre por mau contato, folga, onde o conector aquece em demasia.

A fumaça saiu dali ou da fonte?

A fumaça saiu do cabo. Vou manda a foto do filtro

20201210_100330.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uiquehonra34 O cabo devia estar rompido ou ter defeito de fábrica. Cabos que foram dobrados e com isso romperam parte da sua malha também podem fazer isso. Ainda sim o mais estranho é que as proteções da fonte não foram acionadas. Se o usuário tivesse ido ao banheiro por um minuto poderia ter ocorrido um incêndio! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Uiquehonra34 Bom, isto não é filtro e sim régua de tomadas. Tem que ver se pelo menos é bem construído. Chegou a danificar o soquete?

E este seu cabo aí provavelmente estava rompido, entrou em curto e causou toda esta bagunça.

https://www.amazon.com.br/Filtro-Tomadas-Bivolt-Pst101-Fortrek/dp/B075BLXX61/ref=mp_s_a_1_1?adgrpid=104424582434&dchild=1&gclid=CjwKCAiAq8f-BRBtEiwAGr3DgSG2GL3RXJ04zyNV7KdZi7P4J8KBPiDwM0kLpeVGuvUrVKtCd-GvuhoCAl4QAvD_BwE&hvadid=436312307678&hvdev=m&hvlocphy=1031846&hvnetw=g&hvqmt=e&hvrand=3078791124642247850&hvtargid=kwd-402242781483&hydadcr=5654_11235207&keywords=filtro+de+linha+fortrek&qid=1607606460&sr=8-1&tag=hydrbrgk-20 entao acho que fui enganado aqui diz que e um filtro. O soquete foi danificado sim

18 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

@Uiquehonra34 Nesse caso acredito que basta trocar o cabo de força mesmo, eu também recomendo a troca desse filtro, se usa adaptador ou benjamin(os famosos "T's") recomendo que descarte tb.

Tenho que fazer como o carinha acima disse e comprar um cabo melhor? ja que esse tem os fios finos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Uiquehonra34 Esse filtro pelo visto é ruim demais, troque o cabo e o filtro, e como eu disse, se usa adaptadores e benjamins jogue-os no lixo. Filtro que presta é Clamper e Upsai como disse o colega @Phoenyx .

Esse Fortrek é um dos piores, até meu MG3001 de R$20 é melhor que isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

@Uiquehonra34 Esse filtro pelo visto é ruim demais, troque o cabo e o filtro, e como eu disse, se usa adaptadores e benjamins jogue-os no lixo. Filtro que presta é Clamper e Upsai como disse o colega @Phoenyx .

Esse Fortrek é um dos piores, até meu MG3001 de R$20 é melhor que isso.

Devo pegar algum cabo especifico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Uiquehonra34 disse:

Foi o cabo da fonte que vai para o filtro. Eu dei uma olhada melhor e percebi que ele também queimou em um dos pinos onde encaixa no filtro so tinha a tomada do monitor alem da tomada da fonte conectada no filtro

20201210_093645.jpg

20201210_093151.jpg

20201210_093030.jpg

O conector da fonte aparenta estar normal

20201210_095735.jpg

A fumaça saiu do cabo. Vou manda a foto do filtro

20201210_100330.jpg

Esse filtro é uma porcaria mas nao foi ele. Tem quantos anos esse cabo aí? mais de 10? se tiver alicate tira uma foto das bitolas de dentro desemcapada com o cobre aparecendo por favor


Seria bom para ver se é o problema do cabo mesmo. Provavelmente é, mas nunca se sabe. Em todo caso evite conectar muitas coisas no filtro, respeite a corrente da tomada e do circuito do quadro de disjuntores (QDC). E aproveita e contrata um eletricista para verificar as tomadas da sua casa e os disjuntores se isso acontecer novamente ou você sentir cabo quente. Se der, troque a fonte também

Esse filtro de linha você joga no lixo assim como o cabo. Melhor usar uma régua bem construída ou um iClamper 5 tomadas

 

OBS: CABO DE FONTE DE NOTEBOOK geralmente é de 0,5mm e as conexões são lixos, em 99% das marcas, até as fontes originais. São cabos com borracha horrível, solda mal feita e etc. Já perdi 3 carregadores por isso. Basta eles dobrarem um pouco que estragam. Um tempo atrás deu curto na tomada e estourou o disjuntor do quadro por causa de uma porcaria de um cabo de carregador de notebook. Então não duvido que possa ter acontecido um curto no seu, apesar de que cabos de força de fonte tem borracha/plastico e isolação melhor que os de notebook.

 

Eu por mim prendia todos esses donos/representantes que vendem filtros de linha igual Fortek, Forceline, etc. 
Existem além do Inmetro outros institutos para fiscalizar mas eu jamais vi algo acontecer.

O ministério público tem a cada ano um aumento brutal no orçamento nunca vi pedir que o Inmetro ou orgão competente retire essas porcarias do mercado


Em 2015 ainda vendia aquele filtro Upsai reprovado em 2009 pelo Inmetro como um dos piores filtros já feitos na história da humanidade


E ainda aquele Upsai reprovado em 2009 ainda está a venda por 50 reais, preço dum iClamper 5 tomadas

 

Esse aqui unico q presta da Upsai

image.png.52f733ebadf9579d5ecd1fed19fac9db.png

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/filtro_linha.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, donzomaker disse:

Esse filtro é uma porcaria mas nao foi ele. Tem quantos anos esse cabo aí? mais de 10? se tiver alicate tira uma foto das bitolas de dentro desemcapada com o cobre aparecendo por favor


Seria bom para ver se é o problema do cabo mesmo. Provavelmente é, mas nunca se sabe. Em todo caso evite conectar muitas coisas no filtro, respeite a corrente da tomada e do circuito do quadro de disjuntores (QDC). E aproveita e contrata um eletricista para verificar as tomadas da sua casa e os disjuntores se isso acontecer novamente ou você sentir cabo quente. Se der, troque a fonte também

Esse filtro de linha você joga no lixo assim como o cabo. Melhor usar uma régua bem construída ou um iClamper 5 tomadas

 

OBS: CABO DE FONTE DE NOTEBOOK geralmente é de 0,5mm e as conexões são lixos, em 99% das marcas, até as fontes originais. São cabos com borracha horrível, solda mal feita e etc. Já perdi 3 carregadores por isso. Basta eles dobrarem um pouco que estragam. Um tempo atrás deu curto na tomada e estourou o disjuntor do quadro por causa de uma porcaria de um cabo de carregador de notebook. Então não duvido que possa ter acontecido um curto no seu, apesar de que cabos de força de fonte tem borracha/plastico e isolação melhor que os de notebook.

 

Eu por mim prendia todos esses donos/representantes que vendem filtros de linha igual Fortek, Forceline, etc. 
Existem além do Inmetro outros institutos para fiscalizar mas eu jamais vi algo acontecer.

O ministério público tem a cada ano um aumento brutal no orçamento nunca vi pedir que o Inmetro ou orgão competente retire essas porcarias do mercado


Em 2015 ainda vendia aquele filtro Upsai reprovado em 2009 pelo Inmetro como um dos piores filtros já feitos na história da humanidade

Esse cabo deve ter 1 ano e meio ou menos

20201210_114421.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Uiquehonra34 disse:

Esse cabo deve ter 1 ano e meio ou menos

20201210_114421.jpg

Provavelmente é cobre de baixa qualidade tipo "palha"


O ceerto seria algo assim:

image.png.0b13b1968554efee84f05e3a4de02673.png

image.png.8f6618b0da3c62a01e80bb2d493366a6.png

Esses dias abri um nacional e fiquei satisfeito. Achei bom o cobre apesar de não ter aparelho para medir a qualidade de condução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, donzomaker disse:

Provavelmente é cobre de baixa qualidade tipo "palha"


O ceerto seria algo assim:

image.png.0b13b1968554efee84f05e3a4de02673.png

image.png.8f6618b0da3c62a01e80bb2d493366a6.png

Esses dias abri um nacional e fiquei satisfeito. Achei bom o cobre apesar de não ter aparelho para medir a qualidade de condução

Certo, vou comprar o filtro que você me recomendou e procurar por esse tipo de cabo. Obrigado pela ajuda a todos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Uiquehonra34 disse:

Certo, vou comprar o filtro que você me recomendou e procurar por esse tipo de cabo. Obrigado pela ajuda a todos

Não esqueça de verificar cabo 3x0,75mm  Vai estar marcado na borracha do cabo

Fica ruim de ler mas com uma lanterna é possível. De 0,5mm é para monitores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Uiquehonra34 disse:

Meu cabo de força derreteu vou ter que comprar um filtro e cabo novo queria saber se um cabo e filtro de 20a tem menos chances de derreter minha casa é 127 v

Não compre filtro de 20A. As tomadas são diferentes e fazem menos contato com os plugues de seu computador que são de 10A. Com pouco contato você terá problema de aquecimento e sua situação só vai se agravar. Para computador é filtro de 10A mesmo. Se quer melhorar sua instalação então certifique-se de que a tomada da parede é padrão novo, está bem instalada, compre o filtro clamper como a turma indicou e compre um cabo de energia para o PC adequado como citado acima também. Depois que instalar tudo no lugar, observe se o cabo aquece, pois isso é sinal de sobrecarga na fonte e sugere que a fonte seja o problema. Se não houver aquecimento do cabo, então o problema era ele e você pode ficar despreocupado agora que ele foi embora.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Uiquehonra34 disse:

Meu cabo de força derreteu vou ter que comprar um filtro e cabo novo queria saber se um cabo e filtro de 20a tem menos chances de derreter minha casa é 127 v

Jamais compra um filtro 20A se não é circuito exclusivo

Circuito exclusivo em 127V é o seguinte: fiação de 2,5mm (ou 4mm) que vai da tomada até o quadro de distribuição, onde deverá ter um circuito exclusivo para aquela suposta tomada 20A

Cabo 20A e filtro 20A nao significa nada por si só. você deve comprar um iClamper 5 tomadas ou Embrastec https://www.embrastec.com.br/filtrodelinha

Ambos são 10A e mais que o suficiente para PC e monitor

 

E dps compra um cabo de força decente 3x0.75mm

 

Nao há razão para usar uma tomada ou filtro 20A


Além do que o colega acima disse que você nao deveria usar cabo de força de 10A em um filtro 20A. Nem ligar outros equipamentos que foram feitos para o tamanho do encaixe do pino que aguenta 10 amperes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...