Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

uso estabilizador no pc gamer é certo?


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

6 minutos atrás, Douglas Bertozzo disse:

Então eu vou comprar uma fonte para meu pc gamer um Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550, mas eu uso Estabilizador é certo,

ou não deveria usar estabilizador?

NÃO use.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
15 minutos atrás, Douglas Bertozzo disse:

Então eu vou comprar uma fonte para meu pc gamer um Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550, mas eu uso Estabilizador é certo,

ou não deveria usar estabilizador?

Descarte-o. Estabilizadores são um dos maiores geradores de problemas em computadores pois não cumprem o que prometem e prejudicam o bom funcionamento da fonte (além de gerarem outros problemas). Estabilizadores são mania brasileira, só no Brasil essa tralha é vendida. O brasileiro tem todos seus aparelhos domésticos ligados diretamente na tomada sem nenhum problema, mas quando se trata de computador, ele teima em achar que precisa de estabilizador. Estabilizadores JAMAIS devem ser utilizados não importa a ocasião.

Veja este artigo para entender mais sobre o assunto:

 

https://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

 

Veja estes vídeos para entender mais sobre o assunto:

 

 

 

 

 

E as fontes da Corsair vem com um aviso escrito para NÃO LIGAR no estabilizador:

 

image.png

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas Bertozzo Se você quiser jogar sua fonte no lixo e perder a garantia de 5 Anos do fabricante que lhe garante a troca ou o conserto da mesma.

 

Está no caminho certo.

 

Se fizer essa besteira, terá de comprar uma fonte nova, porque a Corsair não te dará nada de acesso a garantia por um erro seu.

 

E não, a marca NÃO é ruim.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizadores não são bons porque danificam o computador a longo prazo, limitam a potência da sua fonte para a potência do estabilizador, e ainda oferecem 0 (zero) de proteção porque não possuem função DPS (dispositivo de proteção contra surto), ou seja, não possui varistores,fusíveis térmicos, chave micro disjuntora (se desliga sozinho se não aguentar sobrecarga). Estabilizadores nunca protegeram nada, é pura enganação. 

 

Para proteger o seu computador e também outros aparelhos recomendo um DPS classe III (i clamper energia 5 ou 8 e um DPS classe II (de no mínimo 45ka) no seu quadro de distribuição ou caixa de luz e + polaridade correta da tomada e + aterramento para o DPS funcionar com 100% do potencial. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o que os colegas acima falaram: tanto EPS de 1 ou 2 tomadas da Intelbras quanto iClamper pocket irão proteger contra surtos (Classe III)
Filtros de linha que eu conheço que tem DPS correto: Embrastec e Clamper

O Embrastec não tinha fusível térmico entre os varistores (acredito que ainda não tem), o iClamper 5 ou multienergia tem


O iPocket vai queimar e você descarta. Ele é um bom DPS. Eu uso aqui um Indeletra Prot-x modificado, tem vários varistores, corte de sobretensão e subtensão, disjuntor rearmável e fusível de vidro. Como ele também não tem fusivel termico entre os varistores eu coloco ele junto c/ um iClamper pocket 10A

 

Geralmente as fontes tem capacitores para filtragem, as vezes até em demasia (4Y e 2X é o que ando vendo atualemnte) mas na maioria das vezes apenas 1 varistor. Vale a pena adotar tanto Indeletra Prot-x quanto Clamper multienergia. O Embrastec com DPS também é um DPS+Filtro interessante. Eu gosto pessoalmente do Multienergia por ter barramento melhor do que o iClamper 5. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@donzmaker gostaria de uma opinião sua...


No meu caso, meu quarto não tem aterramento. Teria algum filtro de linha específico que faria uma proteção "melhor" no meu caso?

Prot-X + iClamper Pocket seria uma solução interessante no caso de não ter aterramento? Ambos me dariam certa proteção mesmo não tendo o aterramento?

Ou seria melhor o Magirius ou Embrastec no meu caso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, xPassarelli disse:

@donzmaker gostaria de uma opinião sua...


No meu caso, meu quarto não tem aterramento. Teria algum filtro de linha específico que faria uma proteção "melhor" no meu caso?

Prot-X + iClamper Pocket seria uma solução interessante no caso de não ter aterramento? Ambos me dariam certa proteção mesmo não tendo o aterramento?

Ou seria melhor o Magirius ou Embrastec no meu caso?

 

Acho melhor usar o Margirius com iPocket no seu caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, donzmaker disse:

Acho melhor usar o Margirius com iPocket no seu caso

@donzmaker Poderia me explicar porque? No meu caso, sem aterramento, porque você acha que o Prot-X não seria tão interessante?

O Magirius seria o MG-3001? No site da Magirius o 3001 é enquadrado apenas como um Filtro de Linha. Eles colocam como filtro de linha + dps o modelo MG-4600.

Sou bem leigo nesse tema. Muito obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, xPassarelli disse:

@donzmaker Poderia me explicar porque? No meu caso, sem aterramento, porque você acha que o Prot-X não seria tão interessante?

O Magirius seria o MG-3001? No site da Magirius o 3001 é enquadrado apenas como um Filtro de Linha. Eles colocam como filtro de linha + dps o modelo MG-4600.

Sou bem leigo nesse tema. Muito obrigado.

 

Pode achar o Margirius com DPS, so não tem fusível térmico

Prot-x e iClamper 5 e 8 podem jogar 6 a 12v no teu neutro, isso não é bom. Como você nao tem aterramento, e usando tomada 3 pinos, o capacitor entre fase-terra neutro-terra vai jogar essa tensão aí no neutro, já vi acontecer. Não é bom

 

O Margirius só tem capacitor entre fase-fase/fase-neutro. O iPocket é somente um dispositivo de varistor com fusivel térmico, feito para se sacrificar (queimando o fusivel térmico devido a um raio ou manobra na rede onde o pico será muito alto que vai estourar o varistor/queimar, queimando o fusivel termico e desligando o dispositivo conectado da tomada sem você precisar fazer manualmente)

Eu evitaria filtros com capacitor entre fase-terra em casa sem aterramento. O Embrastec 20kA é o que possivelmente jogará menos corrente no neutro, mas ainda assim pode  acontecer. Não é em 100% dos casos que isso acontece, mas pode.


Eu não sei se é proibido ou não, mas outra saída é usar o Iclamper 8 ligado num adaptador de 3 para 2 pinos e medir se há corrente "vazando" no neutro. Nunca fiz isso, preciso ir na casa de algum amigo sem a terramento testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, donzmaker disse:

Pode achar o Margirius com DPS, so não tem fusível térmico

Prot-x e iClamper 5 e 8 podem jogar 6 a 12v no teu neutro, isso não é bom. Como você nao tem aterramento, e usando tomada 3 pinos, o capacitor entre fase-terra neutro-terra vai jogar essa tensão aí no neutro, já vi acontecer. Não é bom

 

O Margirius só tem capacitor entre fase-fase/fase-neutro. O iPocket é somente um dispositivo de varistor com fusivel térmico, feito para se sacrificar (queimando o fusivel térmico devido a um raio ou manobra na rede onde o pico será muito alto que vai estourar o varistor/queimar, queimando o fusivel termico e desligando o dispositivo conectado da tomada sem você precisar fazer manualmente)

Eu evitaria filtros com capacitor entre fase-terra em casa sem aterramento. O Embrastec 20kA é o que possivelmente jogará menos corrente no neutro, mas ainda assim pode  acontecer. Não é em 100% dos casos que isso acontece, mas pode.


Eu não sei se é proibido ou não, mas outra saída é usar o Iclamper 8 ligado num adaptador de 3 para 2 pinos e medir se há corrente "vazando" no neutro. Nunca fiz isso, preciso ir na casa de algum amigo sem a terramento testar.

@donzmakerVi que o Embrastec tem o modelo 7,5kA e o modelo 20kA. Teria alguma diferença específica entre eles?

Pesquisei pelo Margirius MG-4600 (versão com DPS) nas lojas. Encontrei apenas um anúncio no ML, pedindo 92 reais no mesmo. O que acha? Salgado ou está no preço?
No site da Margirius, eles informam que o modelo MG-4600 seria 4,5kA. 

Uma dúvida ainda sobre o Prot-X... A superioridade dele em face dos outros filtros de linha com dps se dá por qual motivo (em um cenário com aterramento)? Vi umas fotos dele por dentro e vi que ele tem uma arquitetura muito mais complexa que os demais produtos. Fiz uma busca por ele na internet e também só achei um anúncio. Tal anúncio pede 219 reais no mesmo. Caro ou no preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, xPassarelli disse:

@donzmakerVi que o Embrastec tem o modelo 7,5kA e o modelo 20kA. Teria alguma diferença específica entre eles?

Pesquisei pelo Margirius MG-4600 (versão com DPS) nas lojas. Encontrei apenas um anúncio no ML, pedindo 92 reais no mesmo. O que acha? Salgado ou está no preço?
No site da Margirius, eles informam que o modelo MG-4600 seria 4,5kA. 

Uma dúvida ainda sobre o Prot-X... A superioridade dele em face dos outros filtros de linha com dps se dá por qual motivo (em um cenário com aterramento)? Vi umas fotos dele por dentro e vi que ele tem uma arquitetura muito mais complexa que os demais produtos. Fiz uma busca por ele na internet e também só achei um anúncio. Tal anúncio pede 219 reais no mesmo. Caro ou no preço?

A diferença do 7,5kA pro 20kA são o tamanho e capacidade dos varistores. O modelo 20kA tende a durar mais

O modelo Margirius com DPS está caro no ML, nao compre. Pergunta nessa loja se eles tem como encomendar para você o modelo com DPS

https://www.loja.fricke.com.br/eletrico/acessorios-eletricos/reguas-e-filtros-de-linha/filtro-de-linha-mg-3001-nbr-branco-13794-mar-girius

Ou nessa

https://www.padovani.com.br/filtro-de-linha-cristal-bivolt-cabo-com-15-metro-mg-3001---ref--13815---margirius/p

 

Outra alternativa é usar Margirius + iPocket

 

Em relação ao Prot-x, ele tem mais varistores (infelizmente falta fusivel térmico), duplo filtragem por capacitor X2, fusível de vidro 10A e disjuntor termo-magnético de 16A.  O relé dele é programado para desligar em 220v com 10~15% de sobrecarga ou subcorrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...