Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor pasta termica?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

  • Solução

@DanMoura49 Se você não pretende fazer OC, use pasta térmica não condutiva. Pasta de prata (como a arctic silver 5) tem o risco de queimar MB e CPU se você cometer qualquer erro na aplicação. O ganho de desempenho é pequeno demais em vista do risco para quem não vai investir pesado em OC.

 

Pastas térmicas de qualidade e bom preço que posso indicar são:

Pasta Térmica DeepCool Z9, 3.0g - DP-TIM-Z9-2

Pasta Térmica Cooler Master Mastergel Regular, 1.5ML, Cinza - MGX-ZOSG-N15M-R2

ou a mais em conta:

Pasta Térmica DeepCool Z3 DP-TIM-Z3-2

 

Tem uma infinidade de outras. Como trabalho com isso, uso a Ice Fusion da Cooler Master que tem um preço muito bom pela quantidade que vem. Hoje é uma das poucas de qualidade que oferece potes maiores. O potinho de 40g desse modelo de pasta térmica dura anos a fio para quem trabalha na área e sabe aplicar a quantidade certa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sharzak Pastas condutivas podem danificar qualquer componente que entre em contato com ela. É comum vermos CPUs, MBs e até memórias queimarem por causa da mínima quantidade de material vazar ou cair sobre o componente sem o usuário perceber. Não recomendo a menos que a pessoa realmente precise, já que mesmo pessoas experientes podem errar nesse sentido. Eu já cometi um erro similar uma década atrás, onde apliquei excesso de pasta térmica, mas não era condutiva e o problema foi exatamente o oposto. Por não ser condutiva e de baixa densidade, ela escorreu para o socket e cortou a condutividade em alguns pinos. Isso matou a CPU depois de alguns meses em uso. Não foi nem tanto a quantidade que apliquei, mas o ângulo de instalação do cooler fez com que a parte de baixo tivesse mais pasta e esta escorresse com a gravidade. Nunca mais aconteceu e já apliquei pasta cerâmica do tipo em incontáveis processadores. O prejuízo foi zero para mim, pois tinha CPUs melhores do que aquele para repor (a cliente ganhou um upgrade de graça na ocasião), mas para o usuário doméstico isso pode representar um prejuízo imenso.

Ah, e se o mesmo tivesse ocorrido com uma pasta térmica condutiva o dano poderia ter sido maior e basicamente instantâneo.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods uso a AS 5 que tenho aqui, ou compro outra? Preferia não ter que comprar outra, mas sigo a recomendação que você der.

 

Utilizei ela no processador de uma GPU antiga, e o resultado foi muito bom.

Segui o modo "pingo no meio", deixando que a pressão entre o processador e o cooler fizessem o trabalho de espalhar.

 

Se acha que devo comprar outra, me indique uma, por favor. Uma boa e que eu não precise mexer por muito tempo...

 Obrigado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, sharzak disse:

@WOZ Dods uso a AS 5 que tenho aqui, ou compro outra? Preferia não ter que comprar outra, mas sigo a recomendação que você der.

 

Utilizei ela no processador de uma GPU antiga, e o resultado foi muito bom.

Segui o modo "pingo no meio", deixando que a pressão entre o processador e o cooler fizessem o trabalho de espalhar.

 

Se acha que devo comprar outra, me indique uma, por favor. Uma boa e que eu não precise mexer por muito tempo...

Obrigado.

Por isso que eu acho pasta condutiva perigosa. O correto em pastas desse tipo não é usar técnicas de pingos, traços ou qualquer coisa do tipo. O correto é aplicar uma camada extremamente fina. A questão é que a gota pode babar para os lados. Enquanto com uma pasta não condutiva isso raramente seria problema, com uma condutiva é um problema enorme.

Já que você já comprou o produto não vejo razão para não usa-lo, mas recomendo que pesquise antes de aplicar. Geralmente usa-se um cotonete para espalhar uma única pequena gota pela superfície inteira da CPU.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...