Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Próximos jogos vão precisar de mais Núcleos/Threads?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Existe essa [pode-se dizer] lenda desde que os core 2 quad começaram a ser vendidos nos longínquos 2006, os jogos desde então até chegaram a certo ponto de otimização para multi tarefas, mas é algo muitas vezes impossível de implementar pois jogos são programas orientados à eventos sequenciais.

Veja, um software de renderização por exemplo, pode "quebrar" uma grande tarefa de renderizar uma imagem em diversas tarefas menores e dividir isso entre os núcleos de uma CPU, depois as partes prontas são reunidas e o trabalho é encerrado rapidamente graças ao paralelismo.

Jogos são extremamente presos a eventos sequenciais. Por exemplo, em um FPS, você atira contra uma janela que se estilhaça e os cacos rebatem em objetos sobre uma mesa. Nesse caso, a CPU não pode dividir o trabalho de calcular a trajetória da bala. Um único núcleo vai ter de calcular o caminho da bala, depois vai ter de calcular em quantos pedaços o vidro se quebra. Nesse ponto, seria possível fazer a divisão entre os núcleos para calcular em paralelo a trajetória de cada estilhaço, mas uma vez dividido esse trabalho, os estilhaços que poderiam rebater um no outro caso o calculo fosse feito todo em sequencia, deixam de enxergar um ao outro, pois os núcleos estão fazendo cálculos independentes. De toda forma, esses estilhaços ao se espalharem pelo mapa criam cadeias de eventos e o processador só pode calcular o próximo evento depois que os anteriores forem calculados e tudo precisa estar integrado para que uma coisa não atravesse a outra como se não estivesse la(soa familiar?). 

Claro, existe uma serie de eventos que podem ser calculados em paralelo como por exemplo, em jogos de hordas onde pelotões se enfrentam separadamente, nesses casos aplicar multiplexação de tarefas é bem mais simples e efetivo e você ve o resultado em testes.

Mas por essa razão,  um processador com clock e IPC mais altos  mesmo tendo menos núcleos acaba sempre se saindo melhor em jogos como FPS do que um processador de servidor com 64 núcleos mais lentos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...