Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com queda de desempenho Acer Aspire 5


Posts recomendados

Comprei o notebook Aspire 5 A514-53G-571X e assim como muitos que também ja reportaram de outros modelos Aspire 5, estou tendo grandes quedas de desempenho durante jogos e super aquecimento. Detalhe que não jogo nenhum jogo considerado pesado CS e Vermintide 2 no médio/low (para vocês terem ideia jogo age of empires 2 também, dos anos 2000 e trava!).

 

 

O notebook vem com uma placa MX350 justamente para servir como um modelo intermediário para quem joga casualmente jogos ou utiliza aplicativos não muito pesados. Olhem a descrição no site: (A placa de vídeo (GPU) NVIDIA® GeForce® MX350 traz um desempenho incrivelmente mais rápido quando comparado aos notebooks que possuem placa de vídeo com memória compartilhada. Aproxime-se da poderosa arquitetura NVIDIA® Maxwell™ para uma edição rápida e suave de fotos HD e vídeos, além dos melhores jogos. Ele também funciona perfeitamente com a tecnologia NVIDIA® Optimus® com economia de energia para permitir que você faça muito além do exigido.) 

 

Já comprei uma base cooler potente e estou usando um ventilador e já segui diversas dicas de soluções e tutoriais para resolver esse problema. Já tentei de tudo, limitar a energia do processador, mudar os planos de energia, atualizar drivers da placa de vídeo, atualizar o firmware do Windows, entretanto nada muda esse péssimo resultado, vi que muitos outros usuários desse dispositivo estão relatando os mesmos problemas, o que posso fazer para solucionar isso?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já monitorou as temperaturas, com hwmonitor pode fazer isso.

tem certeza que o jogo esta usando a placa de vídeo dedicada, já tive problemas com isso que o jogo abria com a intel hd e ficava bem ruim. e se certifique que o sistema e drivers estão atualizados.

podia formatar a maquina do zero pra ver se resolve, mas se o problema persiste pode acionar a garantia já que faz pouco tempo que comprou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@le_andro Sim, inclusive estou monitorando com o HWMonitor também a temperatura da GPU que é a dedicada. Fiz também o teste de rodar alguns jogos com a integrada (intel Graphic UHD) e ela deu o mesmo problema (de queda de desempenho e travamento).

 

Já atualizei todos os drivers possíveis. Estou vendo que o jeito vai ser levar na garantia mesmo. Única coisa que falta é formatar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

modelo - Aspire 5 A514-53G-571X

pois é também me encontro na mesmo situação, a solução temporaria q encontrei foi usando os plano de energia, limitando o clock do processador em 1.08ghz, o que é pessimo num processador q chega a 3.60ghz e q também deixa os jogos com uma taxa de fps bem variante

atualmente estou tentando encontrar alguma forma de bloquear o clock em 1,50ghz ou o que ficar melhor com relação a desempenho e temperatura, ja tentei fazer undervolt, mas pra processadores de decima geração é bem arriscado crash o pc e ter q resetar a bios manuamente. uso uma base refrigerada bem potente mas mesmo assim se jogar ou fazer tarefas mais pesada em um plano de energia normal chega aos 90º fácil. com relação a placa de video nao tenho o que reclamar nao passa dos 60º e desenvolve bem em jogos, só o procesasdor q da essa fraquejada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Deixando uma resposta tardia aqui pra tentar ajudar quem vier depois de mim. Resolvido esse problema no meu PC, achei por bem postar a solução num fórum popular.

 

TL;DR: NÃO É A TEMPERATURA, NEM OS PROGRAMAS QUE você TÁ RODANDO, O PROBLEMA É O LIMITE DE POTENCIA/TDP IMPOSTO PELA ACER.

 

Posto isso, vamos lá:

 

Tenho um Aspire 5 A515 55g 588G, i5 1035g1 NVidia mx350. 

 

O problema é o mesmo de todo mundo aqui em todos os outros lugares. Quedas violentas de desempenho, stutter, clock baixo, por ai vai.

 

Usando o HWmonitor, facilmente notei que a CPU, quando cai o fps ou trava em um clock baixo, tá com "CPU package power" travado em 10W. Toda vez a mesma coisa... Tá indo bem, 15W(padrão esperado), performance ok. Aí vai pra 10W, engasga tudo, e fica horrível.

 

Throttle stop e xtu não funcionam nessa geração de processadores. (Google: plundervolt. Obrigado Intel por curar uma dor de cabeça cortando a cabeça fora. Jenios). Assim sendo, não dá pra variar o TDP da CPU.

 

Também não dá pra ver a potência da GPU mas a gente sabe que é 25W máximo. E que o MSI Afterburner funciona na mx350.

 

Não fica claro em lugar algum qual o limite de potencia (TDP) total do sistema desses Aspire 5, mas quem controla é a BIOS e não dá pra mudar. No meu caso, parece ser 35W (deveria ser 40W com essa spec, sendo 15W da CPU e 25 da GPU.). Imagino que todos aspire 5 sejam 35W. Posso estar errado.

 

MAAAASSSS (solução) se o CPU tava caindo, no meu caso, sempre 5W (de 15W pra 10W), então eu tava com um limite de potencia de 5W acima do permitido para operação de longo prazo, então fiz um UNDERVOLT da GPU com MSI afterburner. Grosseiramente falando, a potência reduz com o quadrado da redução de tensão (P= V²/R). Se você reduzir 10-11% da tensão, então você vai reduzir uns 20% da potência, aproximadamente. Tudo aqui são aproximações, mas podem aceitar como próximos da verdade. Acredite, sou engenheiro (mesmo, não é meme).

 

Coincidentemente, 20% de 25W é 5W. Se você reduzir 5W da potência da GPU, a potência total do sistema agora pode acomodar aqueles 5W que a CPU tava perdendo (de 15W que precisa ter, pros 10W que tinha disponível). Agora a gente teria gpu com 20W(redução de 5W) e CPU com 15W(aumento, ou retorno ao padrão, de 5W).

 

Foi isso que eu fiz. Reduzi minha tensão de 0.863mV para 0.775mV, e o clock máximo limite de 1493mhz para 1455mhz, o que parece loucura quando a gente quer MAIS desempenho, mas na prática isso fez minha performance melhorar absurdamente ao ponto de parecer outra máquina. Um sacrifício mínimo de potencial por um ganho realizado muito maior. 

 

No meu caso, voltando ao tl;dr, meu notebook tava claramente pedindo mais 5W além do que havia disponível. A Acer fez burrada com esse limite tão baixo. O cooler claramente da conta. A solução então é reduzir o consumo/TDP pra se adaptar ao limite imposto pela BIOS.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Archimedes, tu é um gênio kkk, tentei tanta tensão, cheguei a apresentar problemas os jogos, mas uma diferença tão sutil fez uma mudança absurda. Show de bola. Comprei esse notebook pra jogar casualmente, nunca precisei jogar um jogo de última geração, mas devido a essas limitações, qualquer jogo engasga ele. Realmente fez diferença. 0,775mV e 1455mhz é o nosso 42...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@marcosblenner @SrPereira  desculpa a demora, não sei porque não recebi notificação dessas mensagens. Busca no YouTube tutorial do MSI Afterburner. A maioria vai ser de overclock, mas o princípio é exatamente o mesmo, a diferença é só que você vai reduzir em vez de aumentar.

 

Caso tenham dúvidas, recomendo postar aqui no fórum e pedir ajuda específica sobre isso. Toda placa de vídeo é igual na maneira de fazer essas mudanças, então qualquer pessoa pode ajudar com mais detalhes caso o YouTube não seja suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Archimedes Amazonas Cara, criei até uma conta para te agradecer por esse post. Não tenho muito conhecimento dessas paradas de hardware e software, muito menos esses pormenores. Após ver sua sugestão, fiquei praticamente o dia todo tentando entender como funcionava essa parada no MSI Afterburner até finalmente entender e conseguir aplicar o que você nos sugere. E cara, pode-se dizer que meu note é outro, sem palavras. Uso o PC mais para estudos, porém gosto de jogar um pouquinho aqui e lá, mas tava praticamente impossível, a exemplo o CS GO que rodava a 100 fps, porém a maior parte do tempo ficava a 20-30fps, justamente por essa limitação imposta. Hoje tô conseguindo jogar com 90 fps cravado, sem variações exageradas... Meu muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Boa tarde pessoal, eu tenho o modelo acer aspire 5 A514-54g-53LT e tenho problemas de desempenho, o mesmo problema do pessoal aqui, tente o método do msi Afterburner, pesquiser no youtube e estou com dúvidas em relação a essas alteração, não sei o quanto reduzir o undervolt para chegar nessas 0.863mV para 0.775mV, e o clock máximo limite de 1493mhz para 1455mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...