Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando meu primeiro pc gamer,não possuo nenhuma experiência


Ir à solução Resolvido por Joojinho_,

Posts recomendados

Olá rapaziada do clube,estou montando o meu primeiro computador pois percebi que não compensa mais ficar comprando notebook.

Como é o meu primeiro,estou procurando sobre o assunto para entender mais do assunto (eu não sabia nada) e agora tenho um pouco mais de conhecimento sobre tal,porém sinto que preciso da ajuda de pessoas que realmente sabem do assunto para que não ocorra algo de errado nas escolhas das peças,irei estar deixando a configuração que pretendo fazer.

 

Processador: PROCESSADOR AMD RYZEN 5 3500X HEXA-CORE 3.6GHZ (4.1GHZ TURBO) 35MB CACHE AM4, 100-100000158BOX

 

Cooler: COOLER PARA PROCESSADOR THERMALTAKE UX200 RGB PWM, CL-P065-AL12SW-A

 

placa-mãe: placa-mãe ASROCK B450M STEEL LEGEND DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B450

 

Memória RAM: MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE DELTA RGB 16GB (2X8) DDR4 3000MHZ BRANCA, TF4D416G3000HC16CDC01

 

Placa de Vídeo: Estava pensando em pegar uma da PCYes antes mas nunca ouvi falar dela e sempre ví pessoas comprando da gigabyte,então irei das duas opções com os respectivos preços de R$1600 e R$2000,estava procurando gastar menos pois não estou podendo gastar horrores.

-Placa de Vídeo PCyes NVIDIA Geforce GTX 1660 OC, Dual-Fan, 6GB, GDDR5, 192 BITS - GRAFFITI SERIES - PPOC166019206G5

-Placa de Vídeo Gigabyte GTX 1660 Super OC NVIDIA Geforce 6G, GDDR6 - GV-N166SOC-6GD

 

SSD: SSD LEXAR NS100 512GB 2.5" SATA III 6GB/S, LNS100-512RB

 

HD: HD SEAGATE IRONWOLF 1TB 3.5" SATA III 6GB/S, ST1000VN002

 

Ventoinhas: Cooler FAN Cooler Master Masterfan MF120 Halo RGB, 120mm - MFL-B2DN-18NPA-R1 (1 unidade)

PS: Gabinete já acompanha 3 fans

 

Fonte: FONTE COOLER MASTER MWE 500 80 PLUS BRONZE, MPE-5001-ACAAB-BR

 

Gabinete:GABINETE GAMER PICHAU SERAPH E RGB LATERAL VIDRO TEMP, PGSE-0E1-RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hardwarering image.png.6ba9669323156caad2d058cef3c88d39.pngeu n ia pegar ele por conta dele ser fechado,porém fui pesquisar um video no yt da pichau e mostraram que ele possui alguns locais para ventilação meio que escondido daí escolhi ele,mas n possuo o conhecimento da quantidade de ventilação que precisaria,deixarei abaixo um anexo dos locais que me lembro que possui locais para ventilação,na parte frontal embaixo e na lateral internamente

5 minutos atrás, Eduardo do Amaral disse:

@Hardwarering image.png.6ba9669323156caad2d058cef3c88d39.pngeu n ia pegar ele por conta dele ser fechado,porém fui pesquisar um video no yt da pichau e mostraram que ele possui alguns locais para ventilação meio que escondido daí escolhi ele,mas n possuo o conhecimento da quantidade de ventilação que precisaria,deixarei abaixo um anexo dos locais que me lembro que possui locais para ventilação,na parte frontal embaixo e na lateral internamente

Mas irei procurar um do estilo que você disse,pois acho q o espaço para a ventilação é pequeno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo do Amaral Com esse valor da pra você montar um pc bem melhor... Primeira coisa cooler pra processador é desperdício de dinheiro, pegue a grana do cooler e troque o ssd de 2.5 por um nvme. Outra coisa com esse valor da pra você pegar um ryzen 5 3600 ou um i5 10400 que é bem melhor que o 3500x. A questão de AMD ou Intel atualmente tanto faz já que a ultima geração da AMD que vai ser compativel com socket am4 é a 5... e da Intel você ficaria com possibilidade de update da 10 ou 11 geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@megadetsentão eu substituo por um 3600 porque pelo o que eu pesquisei a AMD é melhor do q intel ou a mesmo coisa,eu acho q um setup de até R$7000 da pra pegar e tal.

o que você acha do gabinete que mencionei?você acha q ele realmente vai esquentar muito e eu vou ter q trocá-lo ou eu posso deixar ele ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo do Amaral A questão de gabinete é como você vai organizar os cabos e o fluxo de ar do gabinete, particularmente não conheço esse modelo mas posso dizer que o ryzen 5 3600 é meio esquentadinho fica em media 50-60 graus no windows nesse quesito o i5 10400 é melhor, quanto a desempenho fica bem parelho. Vantagem da AMD contra Intel é a longevidade do scoket, mas o socket AM4 já está na ultima gerção a linha 5000 foi a ultima neste socket Na intel você vai ter a 10 geração e a 11 pra update.

 

Pra refrigerar o gabinete você tem que fazer uma organização dos cabos legal, colocar bons coolers e fazer um sistema de pull and push. Ou seja, tem que ter a entrada de ar pela frente e saída do ar quente pela parte traseira. Lembrando que coisas como watercooler acabam deixando o gabinete mais quentes pois o radiador diminui o fluxo de ar e também esquenta. Mas gabinete é bem pessoal você tem que pegar algo que lhe agrade se você não for fazer um oc extremo o gabinete não vai ferrar sua configuração, talvez faça ficar uns 5 graus mais quentes mas nada que vah ferrar seu pc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@megadets então,sobre o sistema pull and push eu irei colocar uma ventoinha atrás do gabinete também,se for isso que você quis dizer.Sobre a questão de algo que me agrade,este foi o gabinete que eu mais gostei dentre vários que eu pesquisei.

Infelizmente no primeiro parágrafo seu eu não possuo o conhecimento do que isso quer dizer,mas vou procurar o que é cada coisa aqui para tentar entender o que você disse kkkkk (dcp sou leigo nestas partes meio "avançadas"

Parte que não entendi: 

Vantagem da AMD contra Intel é a longevidade do scoket, mas o socket AM4 já está na ultima gerção a linha 5000 foi a ultima neste socket Na intel você vai ter a 10 geração e a 11 pra update.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Eduardo do Amaral disse:

Parte que não entendi: 

Vantagem da AMD contra Intel é a longevidade do scoket, mas o socket AM4 já está na ultima gerção a linha 5000 foi a ultima neste socket Na intel você vai ter a 10 geração e a 11 pra update.

 

O que ele quis dizer que é que o encaixe desse processador (AM4) está perto de se tornar desatualizado, ou seja, se você quiser trocar seu processador por algum novo da AMD que lançar, você também terá que trocar de placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo do Amaral Então como o @Joojinho_  disse o lugar onde os processadores são encaixados na placa-mãe se chamam sockets. E eles tem gerações a AMD está usando o socket AM4 desde o lançamento dos primeiros ryzen e agora em 2020/2021 vai lançar a ultima linha destes processadores os ryzen 5000. A Intel é conhecida por mudar seu socket a cada 2 gerações então a 10 e 11 podem ser usadas no mesmo tipo de placa-mãe fazendo uma atualização na bios.

 

Ah mais uma coisa sobre pull e push, não é simplesmente por um cooler atras, é colocar ele atras jogando o ar quente pra fora... tem gente que põe um monte de cooler mas tudo jogando ar pra dentro do pc ai não adianta, você tem que ter entradas e saidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joojinho_ Entendi,obrigado pela explicação,você recomenda alguma placa-mãe q seja melhor?Essa placa-mãe foi recomendação de um amigo (no qual possui mais experiência que eu por isso coloquei ela) mas dai compensaria mais eu gastar mais em uma placa-mãe melhor do q ter q trocar mais para frente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Eduardo do Amaral disse:

@Joojinho_ Entendi,obrigado pela explicação,você recomenda alguma placa-mãe q seja melhor?Essa placa-mãe foi recomendação de um amigo (no qual possui mais experiência que eu por isso coloquei ela) mas dai compensaria mais eu gastar mais em uma placa-mãe melhor do q ter q trocar mais para frente

Então tanto da AMD quanto da Intel ainda não existe os sockets novos. AMD só vai lançar o novo quando estiver pra lançar outro processador e a Intel só quando for lançar a geração 12 atualmente ela está começando a lançar a 11 que usa o mesmo socket da 10 chamado lga 1200.

 

Simplificando um pouco, se você optar pelos AMD e for pra uma placa que seja no mínimo uma b450m vai poder usar os ryzen 3000 e os 5000 se desejar... Se optar pela Intel vai também poder usar a 10 geração ou a 11 se desejar. Nesse ponto que falei que compensa pegar a plataforma que estiver com melhor preço, pois o desempenho é basicamente o mesmo. Cheguei a testar o i3 10100 e me surpreendi processador muito bom então o i5 10400 que tem mais núcleos e clock deve ser melhor ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@megadets Então vou ter q fazer a modificação do mesmo jeito mais pra frente,outra coisa,você recomenda eu levar em alguma pessoa para montar o computador ou eu poderia montar em casa mesmo com ajuda de alguns vídeos do yt?Eu estava pensando em levar em alguém pois n possuo experiência alguma,mas tenho a preocupação do indivíduo acabar deixando os cabos meio que sem organização e tal (n que eu saiba organizar certinho mas daí eu tentaria fazer da minha forma)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo do Amaral Assim cara nenhum pc vai durar pra sempre, um pc com o ryzen 5 3600 ou i5 10400 pode render por 5 anos se for bem montado com 16 gb de ram ssd nvme e uma boa fonte e placa de vídeo. Fora que sempre quando lança a nova geração ela é bem mais cara.

 

Sobre montar o pc é bem tranquilo montar tem vários tutoriais no youtube e é bem intuitivo, no geral as peças são feitas pra encaixar de uma só maneira então não tem segredo. A parte mais chata de montar o pc é ligar os botões do gabinete na placa-mãe, mas tem um vídeo do emersonbr no youtube explicando como faz, alias o canal dele tem muitos vídeos montando pcs e organizando cabos da pra você aprender legal por lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Eduardo do Amaral disse:

Se você n tiver pressa vai comprando aos poucos, garimpando promoções

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@megadets O que você acha desse gabinete?Vi muitas pessoas falando que o outro não possui bastante ventilação e acabei desistindo e indo procurar outro

https://www.kabum.com.br/produto/132044/gabinete-gamer-infinity-sync-cg-06g8-cg06g8rh006cb0x?gclid=CjwKCAiAoOz-BRBdEiwAyuvA6--igJmE0pFmvXCeWvEsYsLPH2MJbD_T8RXyEPSeoLilS4q7oyZ6gRoC8eoQAvD_BwE

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
21 horas atrás, Eduardo do Amaral disse:

@megadets Então vou ter q fazer a modificação do mesmo jeito mais pra frente,outra coisa,você recomenda eu levar em alguma pessoa para montar o computador ou eu poderia montar em casa mesmo com ajuda de alguns vídeos do yt?Eu estava pensando em levar em alguém pois n possuo experiência alguma,mas tenho a preocupação do indivíduo acabar deixando os cabos meio que sem organização e tal (n que eu saiba organizar certinho mas daí eu tentaria fazer da minha forma)

 

Olha eu aqui de novo kkkkk.
 

Então, to respondendo porque montei meu primeiro PC na terça e acho que a opinião de um iniciante como eu viria a calhar pra você.

Cara, se você for cuidadoso e acompanhar os vídeos certinhos (recomendo ver mais de um vídeo de cada peça, pra se familiarizar melhor) não tem erro. A parte mais chata pra mim foi o que o @megadetscitou ali em cima, os encaixes dos fios do gabinete na placa-mãe. Achei tão chato que não consegui ligar o led do gabinete e deixei assim mesmo hahahaha. Porém isso não significa que é difícil, só são partes pequenas e uns cabinhos meio frágeis, com um pouco de paciência e cuidado você encaixa tudo rapidão.

 

No meu caso eu não instalei HDD nem placa de vídeo, somente um SSD NVMe e a integrada do Ryzen 5 (que inclusive é uma maravilha pra quem tá com budget baixo igual eu), em breve vou estar instalando ambos. Pelo que vi nos vídeos imagino que não seja muito diferente do resto das peças.

 

Lembre-se de organizar certinho os parafusos, se possível use alguns potinhos para separar os parafusos de cada peça conforme você for abrindo os ziplocks ou saquinhos comuns, você também pode simplesmente deixa-los nas caixas de suas peças.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...