Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível colocar dois SSDs em uma porta SATA III?


Lucas Damo

Posts recomendados

Atualmente tenho um ssd kingston a400 de 240 gb. Eu gostaria de comprar outro, porém minha placa-mãe possui somente uma porta SATA III. Gostaria de saber se existe algum tipo de adaptador que me permita colocar dois SSDs em apenas uma porta.
A minha placa-mãe é uma asrock b75m-dgs e ela possoui 1 porta SATA III e outras 3 portas SATA II. Se não existir algum adaptador que não se encaixe no que eu procuro, ainda vale a pena colocar nas portas SATA II?
Achei esta placa na internet, como isso funciona? Serviria para o que eu preciso? 
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1653149824-placa-adaptador-de-disco-riser-1-a-5-sata-multiplicador-sata-_JM?matt_tool=90090532&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=6542484841&matt_ad_group_id=84209438291&matt_match_type=&matt_network=u&matt_device=c&matt_creative=385102491763&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=274491041&matt_product_id=MLB1653149824&matt_product_partition_id=928088776205&matt_target_id=pla-928088776205&gclid=Cj0KCQiAw_H-BRD-ARIsALQE_2N2cAi10Xpng0h_YnV8fm1Miznd-METywFFTcuFvNlQChPZXOmXOt8aAnjGEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que esse adaptador aí irá dividir a velocidade dessa porta SATA 3 da sua placa-mãe entre essas outras 5 portas SATA do adaptador...
Se voce realmente quer uma velocidade maior existe a opcao de uma placa PCIe 1X para SSD NVMe, sendo que no seu caso como a versao do PCIe é a 2.0 entao a velocidade será de 5Gbps.
voce pode tambem comprar um case externo para o seu SSD e usar ele plugado na sua porta USB 3.0 que tem velocidade 5Gbps. Recomendo os cases da marca Orico...
Mas tambem nao vejo problema em conectar o SSD numa porta SATA 2 (3Gbps). Aqui eu tenho um SSD conectado num computador com SATA 2 e o Windows 10 inicia em menos de 15 segundos. Se voce precisar ficar transferindo arquivos muito grandes de um SSD para o outro e necessitar de uma velocidade maior entao eu recomendo a opcao do case externo na USB 3.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lucas Damo disse:

@gutopereira Eu não preciso tanto assim ficar movendo os arquivos de um lado pro outro, só achei que a qualidade de vida seria bem menor, mas pelo teu comentário vi que aparentemente não é tão ruim assim..

E como funciona a instalação da placa pro SSD NVMe?

 

Tem uns videos no youtube ensinando a usar essas placas. Da uma procurada? 

Mas se voce não vai precisar ficar transferindo arquivos, acho besteira gastar com SSD NVMe que é bem mais caro! 

Coloque um SSD comum na porta SATA 2 e desencane... rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, gutopereira disse:

Se você realmente quer uma velocidade maior existe a opção de uma placa PCIe 1X para SSD NVMe.

Vale salientar, que o M.2 SSD NVMe funciona como dispositivo de boot (armazenamento também) em Slot M.2 (que essa placa-mãe não possui), em placa PCIe funciona apenas como armazenamento.

Citação

Coloque um SSD comum na porta SATA 2 e desencane... rsrs

Concordo Plenamente

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...