Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar o Driver Verifier no diagnóstico de telas azuis


GabrielLV

Posts recomendados

  • Membro VIP

O Windows possui uma ferramenta muito útil e interessante usada para testar a estabilidade de um driver e se ele não é o provável causador de uma tela azul: O Driver Verifier.

 

Basicamente, essa ferramenta que é integrada ao Windows irá realizar diversos testes em drivers selecionados pelo usuário e se algum driver falhar, isso indica que ele está com algum problema e muito provavelmente é o responsável pela tela azul (além de nos dar pistas caso o responsável seja na verdade um hardware defeituoso).

 

Citação

OBS: Esse tutorial foi criado com o intuito de auxiliar usuários na resolução de telas azuis, por tanto, se você planeja utiliza-lo para outro fim, faça-o por sua conta e risco.

 

OBS2: Caso você esteja fazendo esse procedimento para diagnosticar o causador do problema de uma tela azul e não criou um tópico para receber ajuda, recomendo que inicialmente crie um tópico aqui mesmo nessa área para que possamos lhe auxiliar na resolução do problema, e SÓ SIGA OS PROCEDIMENTOS DESTE TUTORIAL caso você tenha sido orientado a faze-lo.

 

Todos os créditos desse tutorial vão para o administrador e Microsoft MVP (Most Valuable Professional) Jcgriff2 do fórum americano Sysnative, referência em analise e resolução de problemas no Windows.

https://www.sysnative.com/forums/threads/driver-verifier-bsod-related-windows-10-8-1-8-7-vista.29/

 

---

 

Antes de iniciar o teste com o Driver Verifier, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA que você faça esses dois procedimentos:

 

Citação

1- Vá em Iniciar > Digite “CMD” (Sem aspas) > Clique com o botão direito no ícone e selecione “Executar como administrador” > Digite este comando e tecle Enter:

 

Citação

Bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

 

image.png

Este comando irá permitir que você acesse as opções de inicialização avançada do Windows com a tecle F8 durante a inicialização.

 

2- Vá em Iniciar > Digite "Criar ponto de restauração" (sem aspas) e tecle Enter > Clique em "Criar" > Digite um nome qualquer > Clique em OK.

image.pngimage.png

 

Durante o teste com o Driver Verifier, é provável que o Windows não consiga mais inicializar após uma falha grave em algum driver problemático, por tanto, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA que você faça esses dois procedimentos antes dos demais para garantir que você conseguirá restaurar o computador para antes da falha do driver.

 

Eu não me responsabilizo caso você não consiga mais restaurar seu Windows por não ter feito os procedimentos da forma que foram descritas aqui (nesse caso, você provavelmente precisará reinstala-lo).

 

---

 

Agora que fizemos os dois procedimentos descritos acima, poderemos então configurar o Driver Verifier.

 

Citação

1- Vá em Iniciar > Digite "verifier" (sem aspas) > Clique em "Executar como administrador":

 

image.png

 

2- Selecione a segunda opção ("Criar configurações personalizadas (para desenvolvedores de código)") e clique em Avançar 

 

image.png

 

3- Você deve selecionar as seguintes opções:

- Pool especial

- Forçar verificação IRQL

- Rastreamento de pool

- Detecção de deadlock

- Verificações de segurança

- Verificações diversas

- Teste de fuzzing de atraso da estrutura de energia

- Verificação de conformidade DDI

Após seleciona-las, clique em Avançar

 

Sem título.png

 

4- Selecione o item 4 ("Selecionar nomes de drivers da lista") > Clique em Avançar

 

image.png

 

5- Após isso, você deve selecionar TODOS os drivers que NÃO SÃO DA MICROSOFT (atente-se para não selecionar nenhum driver "Microsoft Corporation") , e após seleciona-los, clique em Concluir.

 

image.png

 

6- Após seleciona-los, o seguinte aviso irá aparecer, solicitando que você reinicie o computador:

image.png

 

Dê um OK e reinicie o computador, ele irá iniciar normalmente, porém os testes internos já estão sendo realizados, por tanto, deixe seu computador parado por 24 horas (caso não consiga deixa-lo rodando por 24hrs, tente por, no mínimo, 10 horas).

 

- Se nada acontecer após as 24 (ou 10) horas do procedimento acima, isso indica que muito provavelmente os drivers estão perfeitamente estáveis e não são os culpados pelos problemas, por tanto, desative o driver verifier:

 

Citação

1- Vá em Iniciar > Digite "CMD" (sem aspas) e tecle Enter > Clique em "Executar como administrador":

2- Digite o comando "verifier /reset" (sem aspas) e tecle Enter > Reinicie o computador.

 

image.png

 

- Se o driver falhar e apresentar uma tela azul, retorne ao Windows e faça o procedimento descrito acima para desativar o Driver Verifier.

 

- É provável que o Windows caia na tela de reparo devido a algum arquivo do importante do sistema ter corrompido (ou o driver problemático desativado), por tanto, você deverá realizar os seguintes procedimentos para restaurar seu Windows:

 

Citação

OBS: Se ele não cair na tela de reparo, você deve pressionar repetidamente a tecla F8 durante a inicialização do Windows, e então selecionar a opção "Reparar seu computador":

 

image.png

 

1- Selecione a opção "Resolução de Problemas"

 

image.png

 

2- Opções avançadas

 

image.png

 

3- Restauração do Sistema (ou restauro do sistema)

 

image.png

 

4- Selecione o seu usuário:

 

image.png

 

5- Siga os procedimentos da tela a seguir, selecionando o ponto de restauração que você criou lá no inicio do tópico, após isso clique em "Seguinte" e "Concluir".

 

image.png

 

6- Após ter feito esse procedimento, você estará novamente dentro do Windows, sendo que se algum driver falhou nesse teste, os logs da tela azul foram gerados e você agora pode analisa-los ou envia-los no seu tópico para que alguém possa faze-lo.

 

Após isso, pressione a tecla Windows + R > Digite C:\Windows\Minidump > Mova os arquivos ali para a área de trabalho > Salve-o num arquivo .rar (ou .zip) > Anexe-o no seu tópico, avise que o procedimento foi realizado com sucesso e aguarde mais instruções.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...