Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reiniciando aleatoriamente sem erros/travamentos/lentidão.


Posts recomendados

Olá pessoal! Estou com um enorme problema com a minha máquina que vem se arrastando há um tempo. O computador reinicia aleatoriamente sem sinal de erro… sem travamentos, lentidão ou qualquer coisa do tipo. Ele simplesmente apaga e reinicia.

 

Não lembro exatamente quando o problema começou de tão inconstante que é. Fiz upgrades em algumas peças (troquei CPU,GPU e Motherboard) na esperança de que resolveria e o problema sumiu por um tempo (3 meses mais ou menos). A config atual do PC é a seguinte:

 

AMD Ryzen 5 3600x 3.8ghz

Msi B450M PRO-VDH MAX

HyperX Fury 8gb 2133Mhz x 2

Gigabyte RTX 2060 6gb  Windforce Rev 2.0

Kingston SSD A400 480gb

Seagate Barracuda 2TB ST2000DM008

Fonte EVGA 500W 80 plus ( utilizando atualmente uma da corsair de 600W)

 

Já fiz tudo que consegui pensar de troubleshoot mas o problema persiste... vamos lá:

 

-Formatei o SSD e HD inúmeras vezes;

-Passei a utilizar o windows no HD sem o SSD plugado na máquina e vice versa;

-Testei uma segunda fonte mais potente que tenho aqui;

-Troquei as memórias de slot e testei cada uma separadamente;

-Desconectei todas as fans e deixei o computador ligado sem periféricos conectados;

-Tentei outras tomadas do quarto e em outros cômodos da casa;

-Todas as temperaturas estão OK;

-Memtest não acusou erro nas memórias;

-Verifiquei todas as voltagens e estão todas OK.

 

Não sei mais o que tentar e estou sem idéias. Espero que vocês consigam me dar uma luz sobre o problema.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Já considerei update de BIOS mas estou com medo do computador desligar durante o processo. Não acredito que seja MOBO related pois quando usava uma com socket LGA1151 com um i5 eu tinha o mesmo problema...

@Eder Neumann As temperaturas estão normais... Prints das temps foram tirados enquanto jogava rocket league. Pesquisei muita coisa sobre o log mas nunca achei nada que me ajudasse.

image.png.b662f403188de1f39ef835c45a14c14c.png

 

image.png.e6aa4c0d3d02c2aae91eac7816331cf7.png

 

image.png.16297861a2d6f14a33f25178c5bf9196.png

 

Segue log do ultimo desligamento.

 Nome do Log:   System
Fonte:         Microsoft-Windows-Kernel-Power
Data:          21/12/2020 15:40:42
Identificação do Evento:41
Categoria da Tarefa:(63)
Nível:         Nível Crítico
Palavras-chave:(70368744177664),(2)
Usuário:       SISTEMA
Computador:    DESKTOP-MJ3RTH6
Descrição:
O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
  <System>
    <Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}" />
    <EventID>41</EventID>
    <Version>6</Version>
    <Level>1</Level>
    <Task>63</Task>
    <Opcode>0</Opcode>
    <Keywords>0x8000400000000002</Keywords>
    <TimeCreated SystemTime="2020-12-21T18:40:42.208000500Z" />
    <EventRecordID>524</EventRecordID>
    <Correlation />
    <Execution ProcessID="4" ThreadID="8" />
    <Channel>System</Channel>
    <Computer>DESKTOP-MJ3RTH6</Computer>
    <Security UserID="S-1-5-18" />
  </System>
  <EventData>
    <Data Name="BugcheckCode">0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter1">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data>
    <Data Name="SleepInProgress">0</Data>
    <Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data>
    <Data Name="BootAppStatus">0</Data>
    <Data Name="Checkpoint">0</Data>
    <Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data>
    <Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">0</Data>
    <Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data>
    <Data Name="BugcheckInfoFromEFI">false</Data>
    <Data Name="CheckpointStatus">0</Data>
  </EventData>
</Event>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Brathos disse:

pois quando usava uma com socket LGA1151 com um i5 eu tinha o mesmo problema

Se tinha o mesmo problema então ele está relacionado direatamente aos componentes que foram aproveitados desde então ou à sua rede/instalação elétrica

Você usa estabilizador?!?!?!?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se tinha o mesmo problema então ele está relacionado direatamente aos componentes que foram aproveitados desde então ou à sua rede/instalação elétrica

Você usa estabilizador?!?!?!?

Nunca utilizei estabilizador... apenas régua, que também ja excluí como causadora do problema por ja ter utilizado o pc direto na tomada e ainda assim desligando. Tudo tem apontado para os dois pentes de ram estarem com problema ou a minha rede elétrica.

 Você tem alguma ideia do que poderia ser feito para testar a rede? Como disse anteriormente testei o pc em outras tomadas pela casa e o problema continuou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brathos Comece pelos pentes de memória. Basta usar o memtest86 na inicalização. Teste um pente de memória por vez, por 10 minutos por vez. Se não encontrar erros, teste ambos juntos, bem encaixados (slots de mesma cor, preferencialmente A2+B2), e se ainda não encontrar, teste alguns dias em uso normal para ver se o problema foi resolvido só de reconectar os pentes de memória. Observe que XMP é um fator de erros, dual channel outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei dois pentes de ram de um amigo meu e o problema continuou... tudo indica ser problema nas minhas duas fontes eu na rede elétrica. Alguma ideia de como posso testar a rede elétrica do apartamento? Ja testei o PC em varias tomadas em diversos cômodos e reniciava do mesmo jeito. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brathos A rede elétrica, creio eu, apresentaria anomalias em outros aparelhos também se fosse a culpada. A menos que você more perto de alguma fábrica ou outro ambiente com maquinário pesado, não penso ser o caso. Nada custa testar o computador em outro cômodo da casa só por desencargo de consciência, observando se há qualquer aparelho de alto consumo ligado. Lembre-se de que é ocorrência comum que eletricistas conectem o terceiro pino da tomada, em casa que não tem aterramento, ao neutro da rede elétrica e isso é um problema grave e acarreta em riscos para o equipamento e para o usuário. Se você não sabe se sua casa tem aterramento, utilize a tomada sem conectar o terceiro pino ou com um adaptador ao menos para testes.

Outra coisa importante é testar outros cabos elétricos, pois um cabo com defeito geralmente é idêntico a um cabo em boas condições. Observe que os cabos de energia do padrão brasileiro novo tem o contato apenas na ponta, com isso inserir um conector desse em uma tomada de padrão antigo certamente criará um mal contato. Ou se usa uma tomada de padrão novo (que é o ideal) ou adaptador (que não é recomendável por também ser um fator de mal contato).

 

A despeito de tudo isso, existem vários testes importantes a serem feitos. Verificar as temperaturas, testar apenas um módulo de memória, resetar a BIOS e deixar as opções de XMP desligadas, reassentar sua placa de vídeo e CPU, testar outra placa de vídeo e CPU se possível, dentre outros. O diagnóstico tem que ser realizado peça a peça, começando pelo sistema e progredindo daí. 

 

Observe também que drivers corretos do sistema, atualização de BIOS e instalação do sistema com uma mídia nova também são formas de diagnóstico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Testei o PC em diversas tomadas pela casa e desligava do mesmo jeito ligando aparelho de ar condicionado, ventilador e demais produtos para "forçar" a rede.

Levei as duas fontes numa loja de informática para serem testadas (EVGA 500W 80 PLS e Corsair CS600W) e estão OK. Um dos cabos de alimentação de fonte que utilizava estava com problemas, foi trocado e o PC ainda reiniciava.

O sistema roda bem gelado, todas temperaturas ok em idle e stress ( jogando ou programas de benchmark).

Testei os pentes de ram separadamente, já até peguei emprestado com um amigo e o problema continuou. 

Não resetei a BIOS por já ter tido esse problema há algum tempo com uma mobo/cpu e gpu diferentes, por isso acabei descartando problema sendo na placa-mãe.

Também já testei 3 GPUs diferentes.

Bios tenho medo de atualizar e o computador reiniciar durante o processo e danificar a peça.

 

Não sei mais o que fazer... o computador ficou 3 dias sem reiniciar e fiquei felizão. Até que ele reiniciou duas vezes seguidas.

 

Alguma ideia a mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brathos Resta então verificar sua rede. Já pediu a presença de um eletricista? Se desliga quando você liga outros aparelhos então o problema certamente está na rede.

Um teste para a rede que você pode fazer é usar um voltímetro nas tomadas e ver se há variações frequentes, em especial nos horários que os desligamentos ocorrem. 

Desligamento súbito e intermitente como o que você descreve ocorre mais comumente por causa de fonte, cabo ou tomada, mas você disse ter descartado essas possibilidades. Você já tentou usar outro PC inteiro nessa mesma instalação (mesmos cabos, monitor, periféricos, etc.)? Seria o teste derradeiro ao meu ver.

Outro teste interessante seria remover todos os componentes do interior do gabinete e ligá-los do lado de fora, sobre uma mesa e com isolamento sob a placa-mãe (vulgo teste de bancada). Se houver fuga ou curto no gabinete esse teste serviria para descobri-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 29/12/2020 às 08:27, WOZ Dods disse:

@Brathos Resta então verificar sua rede. Já pediu a presença de um eletricista? Se desliga quando você liga outros aparelhos então o problema certamente está na rede.

Um teste para a rede que você pode fazer é usar um voltímetro nas tomadas e ver se há variações frequentes, em especial nos horários que os desligamentos ocorrem. 

Desligamento súbito e intermitente como o que você descreve ocorre mais comumente por causa de fonte, cabo ou tomada, mas você disse ter descartado essas possibilidades. Você já tentou usar outro PC inteiro nessa mesma instalação (mesmos cabos, monitor, periféricos, etc.)? Seria o teste derradeiro ao meu ver.

Outro teste interessante seria remover todos os componentes do interior do gabinete e ligá-los do lado de fora, sobre uma mesa e com isolamento sob a placa-mãe (vulgo teste de bancada). Se houver fuga ou curto no gabinete esse teste serviria para descobri-lo.

Obrigado pelas respostas amigo! Retorno aqui após um tempo de ausência com alguns updates. Chamei um eletricista que testou a rede do apartamento e não há problema. Diante disso efetuei a compra de uma nova fonte de 650W ( Corsair RM650X), pois as minhas ja eram antiguinhas e também as levei em uma outra loja para serem testadas e havia uma leve variação de tensão no 12 volts de ambas.

 Após a troca da fonte o problema parou por duas semanas e hoje voltou a encher meu saco. Os sintomas são os mesmos... reinicializações aleatórias independente do que esteja fazendo no computador. Tenho pelo menos, a impressão que com a fonte nova o computador restarta de maneira menos brusca.

 Observei também algo que será díficil de descrever aqui... Quando o problema ocorre e o computador perde o vídeo e reinicia eu vejo rapidamente alguns traços brancos no monitor como se fosse uma antiga televisão de tubo (imagem meio que se fecha no centro da tela e apaga). Isso é algo que não ocorre quando simulo uma perda de energia puxando o computador da tomada ou até mesmo desligando o PC segurando o botão power.

 As únicas peças que restam no meu computador após o upgrade são as memórias ram (HyperX Fury 8gb 2133Mhz x 2) que aparentemente estão boas segundo o memtest mas estou para testar os dois pentes de 8gb que peguei emprestado com um amigo de novo com a nova fonte.

 Começo a suspeitar também que possa ser algo relacionado ao encaixe da GPU no pci-express pois percebi que os parafusos que firmam ela no gabinete estão meio frouxos com os seus respectivos buraquinhos meio "arrombadinhos" (desculpe pelo termo) e apesar da mesma estar travada no slot, acredito que por ser uma placa mais pesada (Gigabyte RTX 2060 Windforce) em algum momento o contato deve falhar ou algo do tipo. 

 Retornarei com novos updates e caso você tenha mais alguma sugestão ou ideia do que eu poderia tentar fico grato em recebê-las!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Brathos disse:

Começo a suspeitar também que possa ser algo relacionado ao encaixe da GPU no pci-express pois percebi que os parafusos que firmam ela no gabinete estão meio frouxos com os seus respectivos buraquinhos meio "arrombadinhos" (desculpe pelo termo) e apesar da mesma estar travada no slot, acredito que por ser uma placa mais pesada (Gigabyte RTX 2060 Windforce) em algum momento o contato deve falhar ou algo do tipo. 

Se rodar com seu gabinete na horizontal, deitado sobre a lateral onde a placa-mãe está fixada, poderá atestar se há realmente um mal contato no slot da GPU. Seria um bom teste para verificar essa questão e, se for mesmo este o problema, você poderia investir em um suporte de GPU posteriormente. Raras foram as vezes que vi qualquer placa-mãe de qualidade (como a sua MSI) apresentarem esse tipo de problema, mas quando o gabinete é transportado na vertical (um erro que muitos cometem) ele pode aparecer de imediato (quando a GPU não se solta e sai quebrando tudo dentro do gabinete). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Usei o pc com o gabinete deitado e reiniciou do mesmo jeito. Mas acho que finalmente achei a fonte do problema.

 

Explorando novamente todos os fórums de hardware que eu achava pelo caminho encontrei um post de alguém com problema parecido com o meu e que estava suspeitando da CPU, e testei a sugestão de um dos comentários.

 

Fiz um teste de Small FFTs no prime95 e adivinha? Assim que clico em OK para iniciar o teste o PC reinicia. Fui atrás de uma explicação e descobri também que posso fazer uma customização no visualizador de eventos do windows para mostrar mais a fundo (WHEA-Logger). Esse WHEA acusa "Cache Hierarchy Error" em todas as vezes que o computador reiniciou com uma diferença de até 5 segundos pros logs de Kernel Power.

 Logo após constatar a fonte do problema com 90% de certeza, realizei um novo memtest86 e não sei se foi coincidência por estar com uma fonte nova (as antigas tinham variação na tensão) ou se foi após os testes de cache mal sucedidos... mas o memtest mostrou erro no teste 4. 

Creio que meu 3600x esteja defeituoso mas infelizmente não tenho outra placa socket AM4 acessível para testá-lo. 

Comprei ele junto com a mobo e gpu na kabum. Vou entrar em contato para acionar a garantia e ver o que fazem. 

Vou anexar alguns prints dos testes e erros mencionados.

WhatsApp Image 2021-01-16 at 11.45.27 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-01-16 at 11.45.27.jpeg

WhatsApp Image 2021-01-16 at 11.45.26.jpeg

unknown.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brathos Esses últimos 2 anos tive que acionar a garantia de dois ryzen. Nunca tive que acionar a garantia de qualquer CPU antes disso (em 20 anos de trabalho). Os Ryzen oferecem o melhor custo/benefício hoje, não há dúvidas disso, mas o controle de qualidade não é mais o mesmo que era antes. Espero que resolva seu problema nesse acionamento da garantia. Se ainda tiver a CPU em mãos, nada custa reassentá-la e correr os mesmos testes. Melhor do que ficar meses esperando por um produto de RMA se não houver problema maior do que o assentamento na MB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...