Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans Piscam ao Ligar o Computador


Posts recomendados

Bom Dia galera, 

Comprei recentemente um PC, e precisava comprar fans, visto que o Gabinete não vinha, então comprei o kit da Deepcool, com 5 fans e tal, até aí tudo bem, mas agora, quando eu ligo, as fans piscam, o que está me deixando com uma pulga atrás da orelha, foi depois de configurar no Armoury Create, foi algo que eu mexi, queria ver o que pode ser feito, se isso influencia alguma coisa, se prejudica, preciso de dicas.

Parece que elas ligam em uma cor padrão e depois pra uma definida, é normal? Ou estão sendo sobrecarregadas, algo assim?

Pc liga normalmente, sem problemas

GIF-201222_082240.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Teiixeira_Arthur Sempre observe se as conexões estão corretas e se não há sobrecarga na controladora da placa-mãe. Toda placa-mãe tem em suas especificações a carga máxima de RGB que suporta, bem como as ventoinhas tem nas suas o quanto consomem. 

Se a controladora tem alimentação externa (pela fonte), esse problema deixa de existir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Teiixeira_Arthur Bom dia, desculpa perguntar mais eu tenho esse mesmo gabinete seu, e comprei também esse kit de 5 fans da deepcool, que vai chegar daqui umas duas semanas, eu queria te perguntar, como está a refrigeração em questão de temperatura desse gabinete essas fans refrigeram bem etc?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Teiixeira_Arthur Observe o que indiquei, da potência que a placa-mãe tolera e qual é o consumo das ventoinhas. A questão da alimentação da controladora também, claro. Outra coisa que pode tentar é desativar/ativar o fast boot na BIOS e/ou atualizá-la.

@Wagner901 Observe as imagens abaixo para entender a posição e a orientação do fluxo de ar das ventoinhas. Se instaladas nas posições ilustradas elas elas terão o desempenho possível. Lembrando que o ideal é ter um número par de ventoinhas, pois assim você equilibra o fluxo de ar e evita o fluxo negativo (que causa admissão de poeira pelas frestas do gabinete) ou positivo (que faz com que o interior do gabinete crie zonas de ar quente).

image.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.png.c012209dbedf846b5b74163d65ddd66c.png

 

Obs.: se for utilizar um número ímpar de ventoinhas, então instale uma a mais puxando ar para fora, assim você melhora o desempenho de arrefecimento pelo preço de ter que fazer limpeza com um pouco mais de frequência.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Obrigado pela dica, no caso eu comprei 5 fans ventoinhas aí eu estou pensando, em instalar 2 na parte da frente para jogar o ar frio pra dentro, duas na parte de cima para jogar o ar quente para fora do gabinete, uma na parte de trás e depois eu compro mais uma para colocar na parte da frente gabinete!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner901 As de cima você pode instalar mais ao fundo, diretamente sobre a CPU. Pessoalmente meu gabinete atual tem 7 ventoinhas, número ímpar, e está com fluxo negativo. Eu acho um porre ter que limpar o gabinete com maior frequência, mas as temperaturas me deixam com a consciência mais tranquila. Como ele é fácil de limpar, então nem chega a ser um transtorno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

 

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Wagner901 Me diga quais são os modelos dos componentes (ventoinhas e placa-mãe).

Minha placa-mãe é uma b450m steel legend, e as fans são da deepcool Kit Com 5 Cooler Fan Deepcool Rf 120m 120mm Rgb Rf120,

Minha dúvida é porque veio um cabo escrito rgb 12 v, aí eu não sei onde conectar esse cabo, e também eu não sei onde eu conecto o cabo do hub vou mandar umas fotos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Wagner901 disse:

Minha dúvida é porque veio um cabo escrito rgb 12 v, aí eu não sei onde conectar esse cabo, e também eu não sei onde eu conecto o cabo do hub vou mandar umas fotos

Esse cabo é o cabo que controla o RGB de cada ventoinha. Para conectar as 5 ventoinhas você vai precisar de um HUB RGB. 

Nesse caso terá que ser um modelo com alimentação externa, e ele será conectado à fonte e à placa-mãe. Vou te indicar um modelo.
O preço está um pouco salgado, então você pode comprar no aliexpress ou outra loja se preferir. É importante observar que ele tem que ter alimentação externa para não sobrecarregar a saída RGB da sua MB. Esse modelo específico tem alimentação via cabo SATA de energia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods mandei umas fotos eu quero saber onde eu conecto o cabo do hub, qual é o local deu conectar o cabo do hub, e qual é o local pra mim conectar o cabo rgb 12v na minha placa-mãe?

@WOZ Dods entendi aí no caso esse hub não vai servi? E o cabo rgb 12v não serve para controlar os led das fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Wagner901 disse:

elas tem 3 cabos!

Na verdade ela tem dois, um é o de energia, que tem uma guia para conectar á placa-mãe ou ao HUB que você tem. Desse mesmo cabo deriva para outro que deve ser o MOLEX. Você não deve conectar ambos, é ou um ou outro (o molex serve para ligar na fonte se você não tiver saídas livres na MB).

O outro cabo é o RGB 12V. Este você tem que ligar na saída de mesmo nome na placa-mãe ou no HUB RGB, que você não tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...