Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para Ryzen 5 3600 e RTX 2060


Posts recomendados

Bom dia, pessoal. Estou com urgência em comprar uma nova fonte, mas não sei ao certo qual tensão ou marca é melhor.

 

Preciso de uma que supra o meu computador atual e o novo que vou montar.

 

Atual

  • Esqueci a placa-mãe, mas é antiga e Gigabyte Gaming 3
  • i3 4170
  • GTX 750 TI
  • 8GB (2x4) 1600mhz

 

Novo 

  • Steel Legend
  • Ryzen 5 3600
  • GTX 1660 ou RTX 2060
  • 16gb 3000mhz
  • Algum watercooler 

 

Estava pensando na fonte Corsair 650cv, o que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, teectoy disse:

Bom dia, pessoal. Estou com urgência em comprar uma nova fonte, mas não sei ao certo qual tensão ou marca é melhor.

 

Preciso de uma que supra o meu computador atual e o novo que vou montar.

 

Atual

  • Esqueci a placa-mãe, mas é antiga e Gigabyte Gaming 3
  • i3 4170
  • GTX 750 TI
  • 8GB (2x4) 1600mhz

 

Novo 

  • Steel Legend
  • Ryzen 5 3600
  • GTX 1660 ou RTX 2060
  • 16gb 3000mhz
  • Algum watercooler 

 

Estava pensando na fonte Corsair 650cv, o que vocês acham?

Não é necessário uma fonte de 650 , uma de 500 já supriria , tenho visto a galera indicar muito a cougar vte 500 ....

7 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Não é necessário uma fonte de 650 , uma de 500 já supriria , tenho visto a galera indicar muito a cougar vte 500 ....

uma fonte de 650w é muito exagerado , seu sistema em ambas as ocasiões não vai nem utilizar metade da potência da fonte , seu pc deve consumir na faixa de 310w acredito eu , isso com tudo em 100% de uso , mas visto que o processador vai empurrar qualquer uma dessas placas de vídeo que você citou , vai ficar entorno de 280 w o consumo , então uma fonte de boa qualidade de 500w já daria conta tranquilamente como a cougar vte 500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@teectoy Se for gastar em fonte desse valor, gaste um pouco mais e pegue algo de maior qualidade. Exemplo: Fonte Super Flower LEADEX III 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, SF-550F14HG

7 anos de garantia, 80+ gold, modular, fonte para usar por anos. A de 650 custa uns 20 reais a mais por sinal e eu compraria ela só por causa disso, mas vai de você. Como o colega acima disse, você não precisa de mais do que 550 hoje.

Recomendações adicionais:

  • Pegue memórias de 3200 MHz, pois Ryzen 3rd gen se beneicia de memórias mais velozes. Elas custam o mesmo, ou às vezes até menos, do que as de 3000. Marcas boas são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Para facilitar: Filtro de memórias Kabum
  • Prefira uma placa-mãe B550 ou até A520. As B450 já não estão mais compensando para quem vai pegar 3rd gen ou superior. A B550M DS3H é uma boa opção pelo quanto custa. As A520 só não tem OC, mas fora isso são muito boas também e bem econômicas. A A520M DS3H custa menos de 600 reais geralmente.
  • Não recomendo WC tipo AIO. Veja o vídeo abaixo para entender. Se quer um bom cooler pegue um a ar. Observe qual a altura máxima de cooler que seu gabinete suporta e pegue um como o MA410P, Hyper 212, Hyper 212 Turbo, MA620P e outros.
Spoiler

 

 

 

Se encontrar a XPG Core Reactor custando abaixo de 600 reais (estava nessa faixa de preço na kabum uma semana atrás), então prefira ela. Tem 10 anos de garantia e é, no geral, tão boa quanto ou ainda melhor que a super flower.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Muccelin Moreira Valeu pela recomendação, vou deixar de lado isso da 650.

 

@WOZ Dods Agradeço pelas dicas. Achei interessante essa fonte que você mencionou. Ela aguentaria bem a configuração que vou montar? Considerando as suas dicas de outra placa-mãe, memórias de 3200mhz e o air cooler.

 

Não sei se ajuda, mas meu gabinete é um Redragon WheelJack preto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@teectoy Sim, a super flower leadex 550 segura sua configuração com folga. A 650 também é uma boa pedida dado o preço promocional e próximo da 550. Recomendo fontes de alta qualidade porque duram mais, então justificam seu custo adicional, além de consumirem menos e com isso reduzirem sua conta de luz. Isso tudo fora a conveniência de usar uma fonte modular.

As maiores vantagens da placa-mãe B550 que indiquei são: ela não precisa de XMP para operar com memórias de 3200 MHz, sendo que XMP muito comumente gera instabilidade em chipsets anteriores. Além disso ela é compatível com 5th gen, então você terá opções melhores de upgrade no futuro, tornando seu sistema mais durável do ponto de vista de desempenho.

A vantagem do air cooler é que ele dura basicamente para sempre e não é propenso a falhas catastróficas. Como WCs não tem bloco dissipador, apenas o water block que não dissipa nada sozinho, e tanto sua bomba quanto seu líquido não tem nenhum fator de redundância, quando falham a CPU superaquece instantaneamente. No air cooler, além de você ter redundância podendo instalar duas ventoinhas, quando uma ou ambas falham a torre ainda continua agindo como dissipador e te dá um bom tempo para perceber que o PC está mais quente do que deveria antes de gerar desligamentos ou danos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods A questão da fonte já está resolvida, optei pela superflower 650. 

 

Sobre a placa-mãe, vou ficar de olho na B550M DS3H.

 

Sobre os air coolers, você teria alguns links pra eu monitorar? Lembrando que o modelo do meu gabinete é Redragon WheelJack (realmente não entendo nada sobre tamanho de cooler, posição em gabinete etc).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, teectoy disse:

Sobre os air coolers, você teria alguns links pra eu monitorar? Lembrando que o modelo do meu gabinete é Redragon WheelJack (realmente não entendo nada sobre tamanho de cooler, posição em gabinete etc).

Se não tiver comprado o gabinete, compre o matrexx 55 mesh que é bem melhor.

Sobre o red dragon, este gabinete não tem, nem na página do fabricante nem nas lojas, descrição de quantas ventoinhas e de que tamanhos ele suporta. Você pode inspecioná-lo e descobrir você mesmo. Com uma régua você consegue saber qual é o tamanho máximo de cada ventoinha em cada posição, sendo que entre um furo e outro (seja na horizontal ou vertical, não na diagonal) ele terá 120 mm ou 140 mm aproximadamente. Pessoalmente eu prefiro ventoinhas de 140 mm se o gabinete for compatível, pois geram menos ruído. Atrás geralmente só cabem as de 120 mm mesmo, infelizmente. Marcas de ventoinhas que recomendo são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe.

Link para facilitar: filtro de ventoinhas kabum

Na terabyteshop e na pichau também compensa pesquisar.

 

Se comprar o matrexx a situação não muda muito. O painel frontal do matrexx é melhor, claro, mas no geral bastará olhar na descrição dele para saber quantas ventoinhas cabem onde.

 

Sobre a B550M DS3H, o preço está bom hoje na Kabum. Pouca coisa mais cara que a Steel Legend por sinal. 

 

Posição e orientação de ventoinhas no gabinete:

image.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.png.c012209dbedf846b5b74163d65ddd66c.png

Outras referências:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Já possuo o gabinete mesmo. Achei essas specs dele:

 

  • Slots para 3 FANS de 120mm na parte frontal
  • Suporte para Watercoolers: 2x 120/140mm (Topo) + 1x 120mm (Atrás) + 2x 120/140mm (Frente)
  • Peso: 6.8 KG 
  • Tamanho:  450 x 210 x 430 mm
  • Dimensões da caixa: 495 x 275 x 505 mm

Você está falando dos fans, né? Queria saber também sobre um cooler para o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, teectoy disse:

Você está falando dos fans, né? Queria saber também sobre um cooler para o processador.

Pena que já tem o gabinete. Com esses dados que você encontrou já sabemos que suporta 2x 140 mm tanto em cima quanto na frente, sendo que fica a seu critério pegar 140 ou 120 mm. Sempre recomendo pelo menos 4 ventoinhas, uma em cima e uma atrás, ambas na posição de exaustão, duas na frente como admissão.

Cooler para CPU não fala também a altura máxima no site da fabricante. Olhe no manual, talvez tenha essa informação lá. Os que eu recomendo hoje são o Hyper 212 (não as versões turbo ou black) e o MA410P, ambos compatíveis com gabinetes que suportam coolers de até 160 mm. Se seu gabinete suportar mais que isso, então tem o Hyper 212 turbo que é muito bom. 

 

Obs.: se eu fosse você eu compraria uma tela metálica com perfurações bem finas e substituiria esse vidro frontal. Ele reduzirá sua ventilação efetiva substancialmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entrei em contato com a Redragon e me informaram que o gabinete possui suporte para o Hyper 212 ou o MA410P.

 

"A altura máxima é de 360mm (3x120) com largura de 210mm, e sim, ele possui altura para suportar o Hyper 212 ou o MA410P tranquilamente."

 

Dito isso, estou pensando em optar pelo o MA410P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@teectoy O Ryzen 3600 já retornou ao estoque da pichau e por um bom preço. A MB e memória são boas escolhas, mas não confio na PC Yes para GPU. Se quiser boa marca, durável, tente pegar Gigabyte, MSI, Asus, Galax ou até EVGA. As gigabyte costumam vir com cooler windforce que é ótimo por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...