Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para substituir meu note (até R$ 3.000)


Posts recomendados

Oi galera! No começo do ano, fiz um tópico para montar um PC gamer e me ajudaram demais. Mas o ano foi passando, as coisas piorando e hoje minha prioridade mudou um pouco.

 

Vou trocar meu notebook (i5 8250u, 8GB DDR3, SSD 256GB) por um desktop, pois quero ter a opção de fazer um upgrade futuramente para trabalhar e não tenho problema em perder a portabilidade, pois estou em regime de home office e meu setor manterá essa modalidade em definitivo, mesmo quando acabar a pandemia. Meu trabalho é com banco de dados (local e remotamente), planilhas online e locais via Excel e jogar atualmente jogos básicos e antigos nas horas vagas (CS GO, Splinter Cell Blacklist, Max Payne 3). Inicialmente a prioridade será montar um PC para trabalhar e futuramente os upgrades serão para jogar, então eu fiquei de olho em uma placa-mãe, processador e fonte com boa longevidade. Meu orçamento será de R$ 2.500 indo até R$ 3.000 se necessário, sendo que periféricos, monitor e gabinete eu já tenho, então o orçamento será somente para placa-mãe, processador, memória RAM, fonte e SSD (ou placa de vídeo na segunda configuração).

 

- Processador Ryzen 5 3400G (R$ 1.100)

- placa-mãe AB350M-DS3H (R$ 520)

- Memória RAM 1x8GB DDR4 2666MHz (R$ 250)

- SSD Crucial 256GB (R$ 250)

- Fonte 550W Corsair CV550 (R$ 400)

 

OU

 

- Processador Ryzen 5 1600 AF (R$ 900)

- Placa de vídeo Radeon RX 550 (R$ 500)

- placa-mãe AB350M-DS3H (R$ 520)

- Memória RAM 8GB DDR4 2666MHz (1 pente) (R$ 250)

- SSD Crucial 256GB (R$ 250)

- Fonte 550W Corsair CV550 (R$ 400)

 

 

Na segunda opção, o preço aumenta um pouco mas ganharei um melhor processador para quando for trocar a placa de vídeo futuramente, ou será que a 3400G aguenta o tranco se for pegar ano que vem, por exemplo, uma RTX 2060?

 

Atualmente não sei se trabalhando com banco de dados e algumas planilhas, os 8GB de RAM serão o suficiente. Quanto a jogos, não pretendo no futuro jogar com tudo no máximo os jogos mais recentes, 60 fps com boa qualidade gráfica é o suficiente.

 

Bom, é isso galera. Vale a pena investir um pouco mais para ter o 1600AF, ou o ganho não será tão significativo? E quanto a memória RAM, posso manter os 8GB em mente, ou já vou atrás de 16GB em modo dual channel?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o ryzen 5 3400g aguenta sim a 2060, mas eu iria de ryzen 5 1600 af que é bem superior

 

o fato do 3400g ser mais caro não é por ser mais forte, e sim por ter uma apu

tanto que o 1600af é beem superior

 

dando mais uma olhada nessa config, tente pegar uma b450m e 2x8 de memória de pelo menos 3000mhz.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@G7 log Interessante! Uma das minhas dúvidas é se há muita diferença entre esses dois processadores para valer o investimento maior com o 1600 AF. Mas como disse, então vale a pena pagar um pouco mais.

Eu até poderia arriscar e ver numa Aliexpress pra comprar um Ryzen 5 2600 (que é praticamente o mesmo processador) por menos de 700, mas não sei se vale essa diferença por não vir com cooler e garantia né?

 

E ah, não sei se é relevante ou não, mas não pretendo fazer overclock, nem hoje nem no futuro hehe, por isso optei por uma placa-mãe mais simples, mas que tenha 4 slots pra RAM.

 

E por falar nisso, ter apenas 8 GB em mente é o suficiente ou vale investir um pouco mais e pegar 16GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@beolchi eu recomendei a placa nem por overclock, e sim por ter um chip mais atual, a memória para ryzen em especial, é bom ter 2 para ativar o dual-channel, faz o processador trabalhar mais rápido, eu optaria por no minimo 3000hmz, quanto ao processador em pegar do aliexpress é uma boa, porém tem riscos, como: ser taxado, vir sem funcionar, e sem contar a demora agora no final do ano, pegue aqui no br mesmo.

 

lembre de manter o gabinete sempre com bom fluxo de ar.

 

antes que lhe venha a duvida, sua fonte é uma boa, mas caso ainda não tenha ela, tente pegar essa, já que pretende por uma rtx 2060 no futuro

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15874/fonte-super-flower-650w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-650f14hg

 

lembre-se que a fonte e a placa-mãe DITAM a vida que seu pc vai ter, em relação a upgrades futuros e suporte a novas peças.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@G7 log Nossa, vou comprar aqui mesmo então o processador. hahaha Pra mim, 200 reais de economia não vale todos esses problemas que possam vir a acontecer. Quanto a memória RAM, eu ia pegar 16GB a 3000MHz até me falar sobre a fonte e pela sua indicação. hahahaha

ra me manter no orçamento, prefiro então investir nessa fonte e manter os 8GB de RAM. Aí daqui um tempo eu pego o outro pente. É mais fácil realizar um upgrade futuro na RAM que na fonte.

 

Quanto ao gabinete, eu vou ficar de olho no fluxo de ar. Se ver que não atende, dou os meus pulos pra pegar um novo. Mas ai eu peço ajuda aqui hahaha

 

- Processador Ryzen 5 1600 AF (R$ 900)

- Placa de vídeo Radeon RX 550 (R$ 500)

- Placa-mãe AB350M-DS3H (R$ 520)

- Memória RAM 1x8GB DDR4 3000MHz (~ R$ 250)

- SSD Crucial 256GB (R$ 250)

- Fonte 650W Super Flower LEADEX III (R$ 612)

 

Total: R$ 3.032. No limite! hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@G7 log cara, finalmente juntei grana pra comprar as peças e, a fonte que indicou está esgotada.

Dando uma pesquisada no fórum, encontrei essas fontes abaixo como opção. Você recomenda alguma delas?

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13094/fonte-redragon-rgps-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-gc-ps001

 

https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-cougar-vte-600-80plus-bronze-pfc-ativo-cgr-bs-600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@G7 log Consegui sim! Até desacreditei no preço que tava. Aproveitei e peguei outras peças também na promoção, a GT1030 (que tem desempenho parecido com a RX550) estava 430. A placa-mãe eu ia pegar a B450 Steel Legend, mas tive um corte de orçamento pra 2.400 e acabei indo de AB350M, pelo menos peguei por um bom preço, 470. E vi que dois dias depois estava 445, mas faz parte hehe.

 

Agora é esperar as peças chegarem e montar ele. Quando finalizar tudo eu mando mensagem aqui dizendo como foi.

 

Obrigado pela ajuda @G7 log

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@G7 log Pode deixar! Vou por enquanto usar um gabinete antigo que tenho, estilo vintage hahahaha

Mas com a economia das peças (~R$ 200), acho que vou pegar um gabinete. Tava de olho nesse, que a fonte fica na parte inferior e a frente não é fechada, e as fans eu pegaria a parte.

 

https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-mancer-ultraflow-mesh-lateral-vidro-temp-preto-mcr-utf-bl01

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera, só pra atualizar a minha situação, tive que ir atrás de duas peças:

 

Um é o controlador de fan, para eu poder conectar as 4 fans na placa-mãe: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=102330

 

E outro é o adaptador de energia para conectar as 4 fans na fonte: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1175079110-cabo-adaptador-multi-fan-molex-p-4-coolers-3-e-4-pinos-_JM

 

Nem tinha pensado na necessidade de pegar essas peças. Sem contar o cabo de energia da fonte, que eu acho que tenho aqui, mas qualquer coisa eu pego essa: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=67689

 

E ainda não recebi a placa-mãe, mas no site da Gigabyte diz que vem cabos sata pro SSD, mas no site da Kabum (onde comprei), diz que não vem. Por via das dúvidas eu peguei essa daqui, já que o preço é baratinho caso não necessite: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=12762

 

São pequenas coisinhas que só na hora da montagem que a gente percebe né? Fica aí a dica pra quem for consultar esse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

PC montado!!

 

Demorei um pouco pra responder aqui, pra ver se tudo estava rodando bem e tá uma beleza! 

 

Infelizmente eu acabei não tirando fotos durante a montagem. Provavelmente pela ansiedade! hahaah

 

Alguns apontamentos que valem ser mencionados:

 

- Eu ia pegar o adaptador pra conectar as fans na fonte, mas não precisou. Elas tem um conector que pode ligar uma na outra. Mas para conectar na placa-mãe, foi mesmo necessário o controlador de fan.

- Quis economizar 15 reais em pegar um SSD ao invés de um M.2, mas que engano. hahahaha seria bem melhor, mais fácil e com menos cabo no gabinete.

- Montei na seguinte sequência:

 

1- Processador na placa-mãe;

2- Pasta térmica e depois o cooler;

3- Memória RAM na placa-mãe;

4- placa-mãe no gabinete;

5- 4 fans no gabinete (devia ter feito isso antes de ter colocado a placa-mãe) e depois no controlador de fan;

6- Controlador de fan conectei na placa-mãe;

7- Fonte no gabinete;

8- Conectei os cabos da fonte na placa-mãe e nas fans;

9- Conectei os cabos da parte frontal do gabinete na placa-mãe;

10- Placa de vídeo na placa-mãe;

11- Por fim, conectei o SSD.

 

Depois conectei os periféricos e o monitor, liguei a fonte e tudo funcionou! na BIOS, tudo foi reconhecido. Desliguei em seguida, tirei da tomada e fiz o manuseio dos cabos. No começo tudo tava bonitinho, organizado e tal, aí fui cansando e no final eu coloquei solto o SSD no gabinete. Os parafusos que tinha, nenhum se encaixava ele nos furos do gabinete e deixei quieto! hahahahaha

 

Obs.: É mais barato comprar um adaptador de Wi-fi do que uma placa-mãe com conexão Wi-fi hehe

 

Acho que é isso galera, muito obrigado pela ajuda @G7 log

 

thumbnail_IMG_20210203_084756.thumb.jpg.4c9fffe88036d38d7848fe6e859cd5aa.jpgthumbnail_IMG_20210204_020815.thumb.jpg.88e4dcdc80235332e4fe181eb0669fcd.jpgthumbnail_IMG_20210204_020832.thumb.jpg.f6d8c716c1488f1dc27b1ea47c3807e6.jpgthumbnail_IMG_20210204_091241_1.thumb.jpg.3110b244435b3e54ab73e9daa420e29d.jpg

 

thumbnail_IMG_20210204_020815.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@beolchi Parabéns pela sua build ! Aposto que a satisfação de montar sua própria maquina não tem preço, né ? Só vai uma dica aqui: aproveita o final de semana ou um tempo livre pra prender o SSD devidamente na case, ele não tem risco de se danificar por movimento como um HDD, mas ainda pode acabar batendo em algum componente na placa caso você mova sua torre. Isso aconteceu com um amigo meu, ele deixou o SSD solto, moveu a torre bruscamente e voilá, um capacitor da placa-mãe quebrado, outro torto e dor de cabeça por dias rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JeanLN disse:

@beolchi Parabéns pela sua build ! Aposto que a satisfação de montar sua própria maquina não tem preço, né ? Só vai uma dica aqui: aproveita o final de semana ou um tempo livre pra prender o SSD devidamente na case, ele não tem risco de se danificar por movimento como um HDD, mas ainda pode acabar batendo em algum componente na placa caso você mova sua torre. Isso aconteceu com um amigo meu, ele deixou o SSD solto, moveu a torre bruscamente e voilá, um capacitor da placa-mãe quebrado, outro torto e dor de cabeça por dias rsrs.

 

Eitaaa!! Pronto, agora tô neurótico! hahahaha Vou fazer isso hoje a noite então. E bem dito, se balançar um pouco, pega na fan frontal.

 

E realmente, é uma satisfação enorme montar sua própria máquina e estar funcionando! hahahaha
Como fiz com toda calma do mundo e vendo os manuais pra saber principalmente onde conectar os fios da parte frontal do gabinete. Foram quase 6 horas de montagem, mas valeu cada minuto. Como nunca tinha montado antes, fui indo com calma cada etapa.

Um vídeo interessante que vale a pena mencionar, é um que mostra o que fazer após a montagem do PC. Pode ser básico mas deu aquele alívio pós-montagem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Que bacana!@beolchi parabéns pela conquista!

Li todos os comentários e deve ser mesmo muito bacana poder montar a própria máquina. O máximo que já fiz foi tirar e colocar memórias e tirar pó com compressor kkk.

Mas adquiri o livro de Montagens de Micro do Zero do Gabriel Torres e ainda n comecei a ler. Gosto dessas coisas, mas sou uma usuária de comum pra bisbilhoteira hehehe. Um dia chego lá.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielleC Opaa, valeuuu. Confesso que passei meses vendo vídeos no youtube, tirando dúvidas aqui no fórum pra poder ter a confiança de montar meu próprio PC. Um canal que assisti exaustivamente, foi do Linus Tech Tips, um canadense que tem vários vídeos sobre. Se seu inglês estiver enferrujado, tem opção de legenda em português (youtube traduz automaticamente).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ficou sensacional hahaha' 

deve ser uma emoção enorme montar próprio setup.

 

Ainda estou na esperança do meu, o dinheiro já tenho... Porém neste momento não vou comprar devido ao preço enorme da placa de vídeo - não vou pagar R$1.500 numa 1050TI-

Até pensei em ir comprando aos poucos as peças, porém não tem como eu testar né?

 

De qualquer forma, parabéns pela nave. Como dizem, aquilo que temos é o melhor que podemos ter no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guilherme Bolson disse:

Ficou sensacional hahaha' 

deve ser uma emoção enorme montar próprio setup.

 

Ainda estou na esperança do meu, o dinheiro já tenho... Porém neste momento não vou comprar devido ao preço enorme da placa de vídeo - não vou pagar R$1.500 numa 1050TI-

Até pensei em ir comprando aos poucos as peças, porém não tem como eu testar né?

 

De qualquer forma, parabéns pela nave. Como dizem, aquilo que temos é o melhor que podemos ter no momento.

 

Olha, montei um no começo do ano. Optei por montar sem placa gráfica e coloquei um processador com placa integrada.

Dê uma pesquisada. Aí qd abaixarem os preços das placas dedicadas, você investe em uma. ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, GabrielleC disse:

 

Olha, montei um no começo do ano. Optei por montar sem placa gráfica e coloquei um processador com placa integrada.

Dê uma pesquisada. Aí qd abaixarem os preços das placas dedicadas, você investe em uma. ;) 

A que eu desejo muito infelizmente não possuí.

 

Ryzen 5 1600af ou 3600 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...