Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Remover vírus AUTORUN em partição escondida read-only


Posts recomendados

O.s. : lubuntu 20.04

programas usados : Gparted, TestDisk

 

Ao plugar 1 pendrive, duas pastas são montadas : "AUTORUN" e "pendrive". A pasta 'pendrive' tem permissões para escrever, e é uma partição visível, que posso excluir, alterar, renomear, etc, com o Gparted. Mas a pasta AUTORUN, que contém sempre 3 arquivos (Autorun.exe, autorun.inf, laucher.exe), tem permissõe read-only, e não é uma partição visível ... Pelo menos não segundo o programa gparted e o comando 'sudo fdisk -l', que sempre mostram apenas uma particao no pendrive, /dev/sdb ,referente à pasta ''pendrive''.
Ao deletar a partição /dev/sdb, e não criar nenhuma outra, a pasta "AUTORUN" continua montada ... O que me leva a pensar que existe uma outra partição não visível.
Ao usar o programa TestDisk, encontrei a particao , /dev/sr0, que some se eu desconectar o pendrive, e é nomeada como AUTORUN. Mas ao tentar modifica-la com o TestDisk, aparece :" - This media may be physically write-protected, check the jumpers." Enquanto que para toda outra partição presente, inclusiva a /dev/sdb, essa mensagem não aparece.

 

To pesquisando o que são esses jumpers no hardware do pendrive ... Mas não tem nenhum 'chave' de fácil acesso, na parte externa do pendrive. Se for o caso, seria preciso abri-lo ....

Alguma sugestão ?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Victor Luiz Pereira Correto, tentei remover a partição com o Gparted e com o TestDisk. Mas no Gparted ela nem aparece, e no TestDisk recebo esta mensagem : This media may be physically write-protected, check the jumpers.

Pelo o que li, alguns pendrives possuem 'botões' externos, que quando acionados tornam o pendrive 'read-only. Acho que a mensagem refere-se à esses casos, mas o pendrive não possui nada assim no lado externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...