Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opiniões de um novo empreendimento - Montagem de Computadores


Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

e ai gente, estou querendo abrir um negócio para mim, porém gostaria de saber uma config boa/barata(que rode warzone), para gastar até 3 mil, e revender por uns 3500/4000, contando mão de obra para montagem e afins, ou se caso esse preço que imagino revender esteja muito alto, outros preços sugeríveis seriam bem vindos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá bem complicado montar um PC gamer pro Warzone com 3k atualmente. Você deve mirar em algo como R5 1600 AF, RX 570 (preferência de 8 GB), 2x8 GB de RAM, placa-mãe de preferência a partir de uma B350, mas até vai uma A320, pra baretear, SSD de 256 GB e/ou HD de 1 TB, gabinete amplo e bem ventilado e fonte decente (com testes e reviews confiáveis comprovando a qualidade) a partir de 450 W. O problema é que deve ficar pelos 4, até 5k, e com menos que isso o Warzone não vai rodar muito legal (1080p, 60 fps, médio+).

Você tem experiência com montagem de micros, cable management, etc? Será que não é mais fácil oferecer a consultoria pra compra das peças e o serviço de montagem? A pessoa compra, com o seu auxílio, você monta, e recebe uma taxa de 5 a 20% do valor total (dependendo da complexidade do serviço). Se você comprar vai ter que desembolsar uma grana e, sem ter a venda certa, periga ficar um tempo gastando a garantia dos componentes, com eles na mão...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@G7 log Trabalho montando PCs para clientes de todos os tipos e para todas as finalidades há muitos anos. O que faço com meus clientes é fechar a montagem e compra dos componentes separadamente. Isso me confere a transparência de sempre oferecer produtos 100% novos, adquiridos sob demanda e não produtos encalhados, com preço e desempenho defasados. O molde antiquado de montar um PC para depois vendê-lo é algo que acarreta em diversos problemas para as empresas que o fazem, sendo que quando o prejuízo se amontoa quem paga é sempre o consumidor. Recomendo muito que pondere sobre seu molde de trabalho. Minha forma de trabalhar sempre conquistou minha clientela, até porque eles sempre sabem que estão comprando algo atual já que eu faço questão de deixar bem claro. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @Shaman93 já tenho a venda feita, e sim tenho uma boa experiência em montagem, monto desde os 12 anos, porém nunca fiz esse estilo de comprar e vender, o computador não ficaria parado, seria feita a montagem e já destinado ao cliente. @WOZ Dods você que já trabalha com isso, teria alguma dica de como começar? o que devo ter para começar, além do capital de giro, atualmente tenho 2k, posso investir pouco mais do meu bolso, tenho que ter mais algo? não possuo nenhum maquinário para "arrumar" peças, possuo apenas minhas chaves e programas, além de um bom espaço que já tenho, não fica num local muito bom, mas tem uma concorrência com nome "sujo" digamos (preços absurdos), todos que moram perto de mim já me conhecem como o menino dos computadores rsrs.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Até porque a margem de lucro neste tipo de negociação está baixa, você concorre com casas Bahia e os Positivos da vida, prestações à perder de vista, etc. Desde que praticamente se esvaneceu a importação pelo Paraguai (preços, garantia, confiança no atravessador) e apareceram grandes lojas e-commerce de info, como Megamamute, Kabum e etc, eu parei de me responsabilizar pelas peças.

O cliente se encarrega em adquirir os produtos, eu apenas aponto os itens específicos e presto a montagem/manutenção. É até melhor porque você se livra da bucha caso algo apresente defeito por vício oculto por exemplo, apenas auxiliando no trâmite de troca/devolução. Tu fica responsável apenas pelo seu trabalho.

E sim, é bom você ter algumas peças, um micro secundário de bancada, PSU, RAM, GPU, enfim, o básico para caçar defeitos por eliminação.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@G7 log Para começar recomendo ter ferramentas básicas como:

  • Chaves philips com ponta imantada (tamanho normal e kit de manutenção com chaves pequenas)
  • Chaves de fenda com ponta imantada (vai usar pouco, mas é bom ter)
  • Paletas de plástico/kit de abrir aparelhos (importante para notebooks e periféricos)
  • Pendrives diversos para ter seus programas à mão
  • Uma boa bancada, bem firme e sólida, com manta de borracha
  • Boa iluminação, de preferência direcionável sobre sua bancada
  • Pasta térmica. Uso a Ice Fusion por ter boa qualidade e preço e ser vendida em potes maiores que duram muito. Está saindo por 80 reais na kabum o pote de 50g hoje. Lembre-se de que ela tem menor consistência e viscosidade do que as mais comuns, então tome cuidado para não esparramar ao manipular. Por não ser condutiva, é mais segura também.
  • Isopropanol e um borrifador. O iso você pode comprar na internet, custa uns 17 reais o litro. O borrifador tem ótimos de vidro em casas de essências e na internet que custam poucos reais. Recomendo mais de um tamanho/formato para você distinguir visualmente o conteúdo se tiver, por exemplo, outros produtos de limpeza à mão (veja é ótimo para plástico de periféricos, diga-se de passagem)
  • Cabos SATA, adaptadores de ventoinhas para molex, coolers BOX e outros por menores você vai adquirir aos poucos, mas sempre é bom ter de reserva
  • Alguns programas úteis como macrium, memtest, crystaldiskinfo, hdtune, DDU, MSI afterburner, etc. (sempre mantenha eles atualizados)
  • Papel absorvente em grande quantidade para limpar pasta térmica e poeira de cantos de difícil acesso
  • Fita isolante

 

Posteriormente você vai querer adquirir:

  • Alicates diversos, pequenos e delicados pelo tipo de trabalho
  • Ferro de solda e solda
  • Multímetro
  • Cable test para cabos de rede alicate de crimpar
  • Alicate descascador de fios
  • Chave de teste (sempre útil)
  • Memórias (eu tenho algumas em casa, mas geralmente elas são sobras de upgrades de clientes que não quiseram aproveitar os componentes antigos)
  • Fonte (mesma história das memórias)
  • Docking station compatível com SATA 3.5" e 2.5" (IDE você raramente vai precisar)
  • Um bom PC, com memórias e CPU atualizados para que você possa utilizá-lo para testes de componentes de clientes. Um PC atualizado é nada mais nada menos que uma enorme ferramenta de trabalho, altamente versátil por sinal já que você pode utilizar seus componentes também para diagnóstico. Uma fonte modular com cabos extras, macios e longos (tenho um kit extra de cabos na minha XTR2) são muito úteis, por exemplo
  • Um ou mais monitores, de preferência com várias entradas diferentes
  • Mouse, teclado e outros periféricos para testes em PCs de clientes
  • Kits de parafusos de todos os tipos, bem como pequenos pinos de plástico para elevar a placa-mãe se necessário e os de metal que seguram a placa-mãe no lugar também (depois que montar alguns PCs de clientes e eles não quiserem ficar com as sobras, você terá um volume substancial desses itens)
  • Placa de vídeo sobressalente, pode ser a mais simples possível
  • Ventoinhas de reserva tanto para testes quanto para substituição (priorize 120 mm que é universal, mas tenha algumas de outras dimensões como 80 e 40 mm também)
  • Tampinhas de slots de expansão (compre em bulk no aliexpress)
  • Pinças
  • Imãns para pegar/segurar componentes ou até para imantar chaves que não são pré-imantadas (veja como o Louis Rossman faz, é bem bacana). Dá para pegar imãns de neodímio de alta qualidade dentro de HDs mortos, mas cuidado para não perder o dedo manipulando um deles e nunca deixe perto de componentes, pois o campo magnético pode causar danos
  • Um bom aspirador de pó
  • Uma cadeira confortável para passar horas e horas quebrando a cabeça com defeitos misteriosos :D
  • Uma boa cafeteira se você é de café
  • Uma boa conexão com a internet que permita download rápido de aplicativos e atualizações
  • Compressa de campo operatório (melhor tecido de limpeza que existe na minha opinião). Você pode comprar pacotes e elas são laváveis. Não use flanelas a menos que queira fiapos nas telas dos notebooks de clientes, o que eu acho horrível
  • Organizadores de todos os tipos e tamanhos que você precisar, incluindo os de parafusos que facilitam muito a vida
  • Potinhos diversos para reservar pequenos componentes durante o trabalho (um pote de metal firme com um imã embaixo é ideal para parafusos, por exemplo)
  • Armários para guardar essa tralha toda

 

Para começar recomendo que faça cartões de visita simples e comece a divulgar com todos os amigos, colegas de trabalho e outros círculos sociais. Aprenda a vender seu produto observando quais são os pontos mais importantes, traduzindo isso de forma inteligível para alguém completamente leigo e fixando essas falas. Lembre-se de que quanto mais transparente e preocupado com a longevidade e qualidade do equipamento, bem como satisfação do cliente, mais você vai ter retorno. 

Até hoje só trabalho com manutenção e montagem no meu tempo livre, pois é como gosto de fazer. Todos os meus clientes são adquiridos ou nos meus ambientes de convívio (quando ofereço meus serviços) ou por indicação. Só com isso já passo aperto para atender a demanda em alguns períodos e minha lida com a clientela sempre faz com que retornem e me indiquem para outros clientes. Tem clientes que foram indicação de indicação de indicação de indicação e se eu não tivesse uma agenda telefônica extremamente organizada (na conta google, claro) eu já teria perdido a noção da origem de muitos.

Eu sempre ofereço descontos para clientes de primeira vez. Quando tenho que fazer por menores em serviços de grande porte (como montar um PC ou fazer a reinstalação do sistema, por exemplo), geralmente ofereço os pequenos serviços como cortesia. Claro que isso vai da sua experiência e consciência do tempo que gastará com tais por menores. Não deixe de valorizar seu tempo.

 

Não cobro por hora de serviço, pois isso pode criar uma péssima impressão na clientela e ser questionado sobre sua seriedade e sinceridade é extremamente danoso para sua imagem como profissional. Estabeleça um valor pela visita técnica proporcional ao seu deslocamento e fixe um tempo o qual destinará a cada serviço. Pessoalmente eu não faço mais visitas técnicas salvo em raríssimos casos. Geralmente solicito que tragam o PC para meu laboratório para um orçamento sem compromisso, o que deixa o cliente muito mais confiante no seu profissionalismo e auto confiança.

Não demonstre jamais insegurança para sua clientela, eles vão enxergar como incompetência. Se não tem um conhecimento então adquira-o, busque onde for necessário. Sempre participe de fóruns tanto brasileiros quanto estrangeiros. Mantenha seu inglês afiado, pois encontrar soluções em português geralmente é similar a entrar em um labirinto. Em inglês sempre tem páginas dedicadas à explicação rápida e concisa sobre vários problemas comuns ou extremamente específicos a um hardware, software ou sistema. 

 

Crie sua página se desejar, mas exponha antes de tudo seu método de trabalho e sua proposta. Saiba reler tudo que escrever, reorganizar e repensar o que for necessário para manter o conteúdo funcional e inteligível. Tirar fotos dos PCs novos de clientes pode ajudar a criar seu portfólio.

Sempre mantenha-se atualizado e pesquise métodos novos para o que já acha que sabe. Vale a pena demais repensar certas práticas e encontrar alternativas.

 

Ah, tenha sempre um bom plano de telefonia celular e um número permanente de uma operadora de qualidade. Sempre tive planos amplos que me atenderam bem com bom custo/benefício. Manter contato com sua clientela é vital e mensagens não são uma boa ideia se você não quiser deixar margens para erros de interpretação ou perda de contexto. Mantenha suas conversas sempre profissionais e seja sempre amistoso e bem humorado, mas evite desviar do contexto.

 

Tem mil outras coisinhas, especialmente no tocante à relação com a clientela. Vou escrevendo à medida que for lembrando

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods sempre dando aula👏:) vou até salvar aqui para sempre ler caso tenha alguma dúvida se já possuo o necessário, muitas coisas que seriam para adquirir com o tempo já possuo, está faltando poucas coisas para mim, vou agilizar para ter o necessário e dar o primeiro passo. muito obrigado mais uma vez.😄

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@G7 log Duas coisas importantíssimas: Tenha uma chave de bits e catraca para apertar parafusos de ventoinha e poupar seu pulso. Nunca use parafusadeiras elétricas já que o torque delas é alto demais e pode danificar componentes, placas e até os próprios parafusos. Preserve as roscas e os parafusos, pois PC é feito para montar e desmontar várias vezes.

 

Mais um item opcional: Mesa de testes para placa-mãe. Não sei o nome em português (em inglês é test bench), mas é isso aqui:

4261-capture.png

Esse tipo de mesa você pode instalar a MB e outros componentes para testes. Isso facilita o teste de bancada consideravelmente, especialmente porque você pode deixar a fonte pré-instalada. O modelo acima é um da Lian-Li, mas tem vários modelos de várias marcas diferentes. 

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...