Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de resistores num circuito.


dompedroneto

Posts recomendados

Boa noite companheiros do Clube do Hardware.

Hoje apresento-vos uma dúvida que me ocorreu durante a confecção de uma fonte de bancada.

A tensão a ser considerada para o cálculo dos resistores, é a da saída do secundário do trafo ou a de após a retificação? Pois tenho 24 VAC e 33,84 VDC (teóricos) e 32,8 VDC (reais), respectivamente. Assim, se preciso alimentar, por exemplo, um ventilador (12 VDC), valendo-me de um divisor de tensão, teria R1 e R2 = 10K, no primeiro caso e R1 = 10K e R2 = 6K no outro. Gostaria de saber se o meu raciocínio está logico.

Se a resposta não for imediata, gostaria de desejar a todos os membros que virem esta postagem. extensiva a todos os membros do CH, meus votos de Feliz Natal e de Nunca Mais um Ano como este que findamos. Abraço fraternal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Publique esquema.

Dica: não bastar acrescentar apenas a tensão e seus divisores na sopa. Vai ter que colocar o ingrediente corrente na receita. E mesmo assim não basta. Tem que temperar com a potência pra não entornar o caldo.

 

🎅🏿 F.N. & P.A.N pro 6 tudo.... especialmente pra quem não ler esta postagem 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, dompedroneto disse:

se preciso alimentar, por exemplo, um ventilador (12 VDC), valendo-me de um divisor de tensão

Esquece isso, é fria. 

Ou melhor é quente, com essa tensão de 32V, ao abaixar pra 12V e conseguir alimentar o ventilador o desperdício de calor no resistor é muito grande. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, .if disse:

Publique esquema.

Dica: não bastar acrescentar apenas a tensão e seus divisores na sopa. Vai ter que colocar o ingrediente corrente na receita. E mesmo assim não basta. Tem que temperar com a potência pra não entornar o caldo.

 

🎅🏿 F.N. & P.A.N pro 6 tudo.... especialmente pra quem não ler esta postagem 😁

Bom dia .If. O circuito é baseado no do vídeo acima. Fiz algumas modificações: 1) Trafo de mesma tensão, mas de 3A; 2)Incremento de um divisor de tensão para alimentar uma ventoinha de 12V; e, 3) Incremento de um divisor de tensão para alimentar um conector USB de 5V.

 

 

4 horas atrás, Renato.88 disse:

Esquece isso, é fria. 

Ou melhor é quente, com essa tensão de 32V, ao abaixar pra 12V e conseguir alimentar o ventilador o desperdício de calor no resistor é muito grande. 

Bom dia Renato.

Que outra opção existe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, dompedroneto disse:

2)Incremento de um divisor de tensão para alimentar uma ventoinha de 12V; e, 3) Incremento de um divisor de tensão para alimentar um conector USB de 5V.

divisor resistivo não dá muito certo.

 

32 minutos atrás, dompedroneto disse:

Que outra opção existe?

Olha isso ...7805-voltage-regulator.jpg

de agora há pouco. Mais uma confusa coincidência cronológica (não precisa entender). O melhor mesmo é com regulador chaveado step down... clique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados senhores,

 

Estou querendo construir uma fonte regulável, que forneça até 24 a 26 VDC. Achei interessante a ideia do vídeo acima. Então, eu só quero aumentar a corrente, que originalmente é de 1A, para 3A. Por isso, comprei um trafo de 110/220V - 24V - 3A. O TIP41C suporta até 6A. Entretanto, como quero instalar uma ventoinha e uma porta USB, preciso extrair 12 e 5VDC, respectivamente. Utilizarei uma caixa de fonte ATX, para alojar o trafo e a placa de circuito impresso, a qual já se encontra pronta, com a parte frontal já feitos os orifícios para receber o led, o voltímetro/amperímetro digital, potenciômetro, bornes "-" e "+" e o conector USB,

Assim, enfatizando a minha consulta original, para neste caso:

1) Devo considerar, para calcular os resistores, a tensão RMS ou a de pico-a-pico (após retificação)?; e.

2) Que outra opção devo aplicar em detrimento de divisores resistivos, para obter os 12 e 5VDC, sem aumentar, em demasia, o tamanho da placa de circuito impresso, pois o espaço da caixa é reduzido.

 

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A confusão generalizou e contaminou seu tópico e sua mente pois já lhe foi explicado. Tentemos de outra forma  e tudo bem, vou entrar na sua (mente 🤪)...

1) pra não usar corrente nenhuma ou seja, apenas medir com multímetro, considere a de pico. Pra usar a corrente que o trafo fornece, considere a rms

2) não lembro se a questão espaço estava na pauta. Mas de toda a forma os reguladores chaveados são sua melhor opção.

 

e de lambuja...

3) aquele circuito não oferece regulação estável e algo me diz que você pagou mais pelo trafo, diodos, capacitores e etc do que o preço de uma fonte 24V 3A 😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, dompedroneto disse:

Por isso, comprei um trafo de 110/220V - 24V - 3A. O TIP41C suporta até 6A. Entretanto, como quero instalar uma ventoinha e uma porta USB, preciso extrair 12 e 5VDC, respectivamente.

Na prática o TIP41 não fornece os 6A, pois tem que levar em consideração suas outras características.

Sendo a principal sua potência de dissipação. 

Exemplo com números:

TIP41C:

100V

6A

65W

Imagine sua fonte com a entrada de 32V que você mediu em aberto. 

Você ajustou a tensão de saída em 5V e colocou uma carga que consome 2,5A.

Dos 32V, 27 ficaram no transitor pois sua carga só precisa de 5V. 

Se a potência ultrapassar 65W vai queimar o transistor, pois é o limite dele. A potência se encontra multiplicando tensão pela corrente:

27 x 2,5 = 67,5.

 

Até mesmo com valores menores de potência como 40 ou 50W já fica ruim, pois o aquecimento é muito grande. 

Para transistor o ideal é uma dissipação de no máximo uns 20W.

O problema se resolve com transistores de corpo maior ou então com vários em paralelo, pois assim a potência é dividida. 

 

Para a ventoinha tem várias opções, pode usar um regulador simples com transistor + zener, um módulo chaveado ou uma fonte de 12V pequena por fora. Não recomendo o 7812, pois 32V já fica no limite dele. 

 

Para a porta USB podemos colocar um regulador a partir dos 12V da ventoinha. Aí dá pra usar outro módulo chaveado, ou então um 7805 + transistor. 

 

4 horas atrás, .if disse:

 

e de lambuja...

3) aquele circuito não oferece regulação estável e algo me diz que você pagou mais pelo trafo, diodos, capacitores e etc do que o preço de uma fonte 24V 3A 😁

Uma fonte de bancada linear bem feita acaba sendo bem mais útil que uma dessas. 

Pois não tem aquela frescura que vários relatam aqui na hora que vão testar um motor e ela desliga. 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Renato.88 disse:

Uma fonte de bancada linear bem feita acaba sendo bem mais útil que uma dessas. 

 

@.if, quando você fala assim você refere-se a uma com o tal circuito current booster?

 

Outro atrativo de fontes lineares é a filtragem mais simples, pelo que tenho entendido. O difícil é vê-las para muita corrente.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

quando você fala assim você refere-se a uma com o tal circuito current booster?

Não. 

Eu falo de um projeto com componentes e estruturas físicas bem dimensionadas. 

Pode ser construído até mesmo com os LM3xx, o importante é o bom funcionamento e sem níveis de ruído que podem atrapalhar os aparelhos em testes. 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Outro atrativo de fontes lineares é a filtragem mais simples, pelo que tenho entendido.

O maior atrativo é o baixo nível de ruído, pois não tem os sinais de alta frequência que podem atrapalhar certos aparelhos. 

Algumas fontes chaveadas tem circuitos que cortam os ruídos produzidos, mas não são baratas quanto as normais. 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

O difícil é vê-las para muita corrente.

É possível fazer, mas não é eficiente. 

Por isso a dificuldade em vê-las. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

com o tal circuito current booster

Nada impede de você considerar um reforço na capacidade de fornecer corrente mantendo o mesmo regulador de tensão (minha tradução livre) como melhoria, portanto sim, deixo você considerar como algo mais bem feito😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...