Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar setup Intel 9ª Geração por AMD Ryzen


Posts recomendados

Bom, desde que decidi montar meu PC gamer me disseram que Intel era mais fácil de aprender e que compensava mais, porém recentemente tive outros feedbacks que a AMD é mais voltada para o desempenho gamer e é mais barata, mas a meses tudo que venho aprendendo é sobre a Intel, ou seja, sou full leiga em relação a AMD, dai queria uma ajuda pra um setup equivalente ao meu Intel porém AMD.

Meu setup: 

-Processador i5 9ºK

-placa-mãe Z390 Gaming 

-Placa de Vídeo 1660 Super


Queria um setup equivalente ou até melhor que esse ai de cima mas que não me force a vender meus rins igual quase estou vendendo para comprar o setup Intel.

 

Comprei uma memória e futuramente comprei outra identica para fazer o dual chanel e estou comprando uma fonte de 750W 80 Plus Bronze, interfere na questão de ser Intel ou AMD esses dois Hardware?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@candynocrush olá,

Segue minha sugestão...

 

1 hora atrás, candynocrush disse:

Processador i5 9ºK

Ryzen 5 3600

 

1 hora atrás, candynocrush disse:

placa-mãe Z390 Gaming

Asrock B450 Steel Legend

 

1 hora atrás, candynocrush disse:

Placa de Vídeo 1660 Super

Pode manter

 

1 hora atrás, candynocrush disse:

750W

Não é necessário. Uma de 500w segura seu setup... Considerando o preço da Corsair que você mencionou em outro tópico, por um valor equivalente, você compra a Super Flower Leadex III (https://www.terabyteshop.com.br/produto/15873/fonte-super-flower-550w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-550f14hg?gclid=EAIaIQobChMIutiBnbzm7QIVjIGRCh05CA1MEAQYAiABEgJTgfD_BwE)

É uma fonte muito, muito boa!

 

As sugestões são baseadas em preços equivalentes, já que você não indicou o orçamento.

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sharzak @candynocrush  A configuração do amigo acima está de bom tamanho, o ryzen 5 3600 trabalha muito bem, tenho um, usava com uma 1050 de 2gb e por incrível que pareça não deu gargalo nos jogos.

 

A placa-mãe também é muito boa, tenho uma, já vi comparações de outras b450, porém esse foi a melhor que achei.

 

Como é um AMD Ryzen eu recomendo usar um dual channel de memórias, pois o processador trabalha muito bem e aproveita o dual channel, de 3000MHz ou 3200MHz, eu achei fácil fazer o OC, pra mim foi só ativar o perfil XMP na bios.

 

placa-mãe suporta upgrades futuros, até Ryzen 5000, e levando em consideração o ryzen 5 3600 suporta diversas placas de vídeos, caso você faça outro upgrade

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@candynocrush Se não te incomodar responder, qual seria o motivo de migrar de plataforma? Esse seu processador aguentaria gpu bem mais forte que a 1660 Super sem gargalo. No seu caso, faria um upgrade de gpu e no futuro quando os preços estivessem mais convitativos migraria pra AMD com os Ryzen 5000 ou depois do lançamento da arquitetura Zen 4

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/12/2020 às 13:10, sharzak disse:

Qual memória você comprou?

 

Ideal seria, @candynocrush , que você nos indicasse o orçamento total aproximado que tem para investir no PC

Tenho 3.000 para comprar a placa-mãe e processador com placa de video integrada, ambos excelentes para rodar tranquilo a 1660 super que pegarei um tempinho depois.

 

 A memória comprei essa: Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3A/8

E vou comprar outra da mesma pra fazer o dual channel

Em 24/12/2020 às 14:12, papafranku disse:

@candynocrush Se não te incomodar responder, qual seria o motivo de migrar de plataforma? Esse seu processador aguentaria gpu bem mais forte que a 1660 Super sem gargalo. No seu caso, faria um upgrade de gpu e no futuro quando os preços estivessem mais convitativos migraria pra AMD com os Ryzen 5000 ou depois do lançamento da arquitetura Zen 4

Bom, a minha preferência é Intel, tenho um conhecimento melhor da Intel e experiência sempre foi Intel, mas me infernizaram tanto que AMD era melhor em alguns aspectos que decidi pesquisar um setup equivalente ao que montei da Intel pra ver se valeria a pena mudar de plataforma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/12/2020 às 08:15, doc_. disse:

A configuração do amigo acima está de bom tamanho, o ryzen 5 3600 trabalha muito bem, tenho um, usava com uma 1050 de 2gb e por incrível que pareça não deu gargalo nos jogos.

isso e um tanto quanto obvio, afinal gargalo e quando a CPU a GPU

12 minutos atrás, candynocrush disse:

Tenho 3.000 para comprar a placa-mãe e processador com placa de video integrada, ambos excelentes para rodar tranquilo a 1660 super que pegarei um tempinho depois.

Ryzen 5 3400G + B450 com dissipador

@candynocrush bom, o equivalente do 9400 na AMD seria o 3500 e nao o 3600

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Concordo totalmente com o @papafranku. Por que trocar de plataforma? Se você não tivesse comprado, não recomendaríamos Intel de 9ª Geração. Mas você já comprou e o processador é suficiente para empurrar placas MUITO mais fortes que a sua GTX 1660 Super. Não faz sentido trocar simplesmente "por trocar"...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, KairanD disse:

Concordo totalmente com o @papafranku. Por que trocar de plataforma? Se você não tivesse comprado, não recomendaríamos Intel de 9ª Geração. Mas você já comprou e o processador é suficiente para empurrar placas MUITO mais fortes que a sua GTX 1660 Super. Não faz sentido trocar simplesmente "por trocar"...

Então, eu não comprei ainda moço, estou digamos que com tudo no carrinho preparada pra comprar, só queria uma última certeza...

Sendo assim, por que não a 9° geração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@candynocrush O Core i5 de 9ª Geração é um processador 6/6. O Core i5 de 10ª Geração (ou AMD Ryzen 5 1600AF, Ryzen 5 2600, Ryzen 5 3600, Ryzen 5 5600) é 6/12. Os chips 6/12 são infinitamente superiores e, vez que se tornaram o padrão da indústria no segmento intermediário, tendem a durar muito mais tempo que um 6/6.

 

Processadores de entrada atuais (como o Core i3 10100 e o Ryzen 3 3100) são 4/8 e o desempenho é próximo ao do Core i5 6/6... Ou seja, você estaria comprando um processador de entrada "vestido" como intermediário e pagando preço de intermediário. Core i5 só compensa se for 10ª Geração. Os anteriores pode esquecer.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@candynocrush aproveitando, e seguindo o post de @KairanD , o R5 1600af voltou ao mercado.... Está com um preço um pouco mais salgado, mas está aí...

 

Contudo, se ainda não comprou nada e o orçamento está limitado para comprar CPU, mobo e GPU, a sugestão do @Yan_ é boa.

10 horas atrás, candynocrush disse:

Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto

Boa escolha...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

Ok, acho que entendi o que você quis explicar, estou fazendo umas pesquisas aqui, olhando outros tópicos e sugestões de placas e processadores e ja já posto aqui o que consegui montar e entender mais ou menos.

A questão é que pelo que estou vendo esses processadores 6/12 não tem GPU, precisarei de uma placa de vídeo para ligar ele e eu não queria ter que comprar uma placa de video qualquer de inicio pra futuramente fazer upgrade.

A intenção era ligar ele com a GPU integrada, usar ele para o que der e mais pra frente pegar uma placa de vídeo boa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Yan_ disse:

isso e um tanto quanto obvio, afinal gargalo e quando a CPU a GPU

Ryzen 5 3400G + B450 com dissipador

@candynocrush bom, o equivalente do 9400 na AMD seria o 3500 e nao o 3600

Estava pesquisando e não achei a 3600 G, suponho que não existe sla, queria muito a 3600 mas com GPU, pois não tenho previsão exata pra pegar a placa de vídeo depois de pegar a placa-mãe e processador..

 

@KairanD Consegui achar essas mas não sei escolher, não sei qual é a melhor, se a melhor é a mais cara ou se a mais cara delas não tem tanta diferença de uma mais barata.

 

Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz (4.2GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, 100-100000031BOX, S/ Video
Processador AMD Ryzen 5 3600XT 3.8ghz (4.5ghz Turbo), 6-cores 12-threads, Cooler Wraith Spire, AM4, S/ Video, 100-100000281BOX
Processador AMD Ryzen 5 3400G, Cache 6MB, 3.7GHz (4.2GHz Max Turbo), AM4 - YD3400C5FHBOX  /// 4/8


Placa-Mãe Gigabyte Aorus B450 Elite V2, AMD B450, ATX, DDR4, (rev. 1.0)
Placa-Mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus Pro Wi-Fi, AMD AM4, ATX, DDR4
Placa-mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus M, AMD AM4, mATX, DDR4
placa-mãe Gigabyte B450 Aorus Elite, Chipset B450, AMD AM4, ATX, DDR4
placa-mãe ASUS PRIME B450M-GAMING/BR DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B450
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@candynocrush

4 minutos atrás, candynocrush disse:

Estava pesquisando e não achei a 3600 G, suponho que não existe sla, queria muito a 3600 mas com GPU, pois não tenho previsão exata pra pegar a placa de vídeo depois de pegar a placa-mãe e processador..

so existem esses:

2200g

2400g

3200g

3400g

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@candynocrush se você não vai comprar placa de vídeo agora, acho que o melhor investimento é:

 

https://m.kabum.com.br/produto/102249/processador-amd-ryzen-5-3400g-cache-6mb-3-7ghz-4-2ghz-max-turbo-am4-yd3400c5fhbox

 

 

https://m.kabum.com.br/produto/100672/placa-m-e-asrock-b450m-steel-legend-amd-am4-matx-ddr4-90-mxb9y0-a0bayz

 

Se tem 3.000

 

Poderia ir de ...

 

https://m.kabum.com.br/produto/107545/processador-amd-ryzen-5-1600-cache-19mb-3-2ghz-3-6ghz-max-turbo-am4-yd1600bbafbox

 

 

https://m.kabum.com.br/produto/100672/placa-m-e-asrock-b450m-steel-legend-amd-am4-matx-ddr4-90-mxb9y0-a0bayz

 

Precisaria achar uma boa placa de vídeo por 1.450, mais ou menos.

 

Com esse saldo, acho que o melhor que você consegue no mercado atual é uma GTX 1660 ou uma RX 5500

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@candynocrush Apenas os processadores Ryzen com final "G" têm vídeo integrado. No caso da Intel, todos com "F" no nome não têm vídeo integrado.

 

Como você não vai pegar uma placa de vídeo de início, o ideal é optar pelo Ryzen 5 3400G com memórias em dual channel. O vídeo integrado dele, nessas condições, entrega experiência semelhante a uma RX 550 ou GT 1030 GDDR5. Ou seja, você já consegue rodar muita coisa e se divertir. E aí vai ter um bom processador para adicionar uma placa de vídeo dedicada depois.

 

O vídeo integrado dos processadores da Intel é bem fraquinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não concordo. Se ele precisa de um processador com video integrado pra poder usar por alguns meses ate poder comprar uma placa de video dedicada, eu considero um custo beneficio MUITO melhor o i5 10400 por 1.299 reais na Terabyte. Ele é muito superior a esse Ryzen 3400G custando quase o mesmo preço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gutopereira O i5 10400 é realmente um processador bem superior ao Ryzen 5 3400G em termos de poder de processamento. Mas o vídeo integrado é muito mais fraco:

 

 

Não seria uma opção ruim também. Dependeria do tempo que ela esperaria para comprar a placa e do que deseja ao fazer o upgrade. Com o i5, a experiência em jogos seria muito limitada - praticamente inexistente - até comprar a placa, mas teria sim um processador bem melhor para o upgrade e os anos seguintes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que os processadores AMD estão muito inflacionados e com custo beneficio piores que os Intel de décima geração. Alias esse 3400G é inclusive inferior que o i3 10100 que custa uns 40% mais barato.

 

Realmente o video integrado do Ryzen é bem superior, mas no lugar do OP se eu ainda fosse demorar pra conseguir pegar uma placa dedicada, acho que iria preferir pegar uma GT 1030 ou RX 550 por 500 reais e com isso poderia pegar um processador sem video integrado e portanto mais barato.

Futuramente quando comprasse a 1660S eu poderia vender a GT 1030 ou RX 550 e "recuperar" esse dinheiro de volta.

 

Do lado da AMD o único processador que ainda esta com custo beneficio bom é o R5 1600AF (629 reais na kabum). 

Do lado da Intel tem o i3 10100F por 579 reais, e se for possivel o i5 10400F que tem o mesmo desempenho do R5 3600 mas custa 30% a menos (1.099 reais na Terabyte)...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...