Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC em memória pode aumentar a temperatura da CPU?


Posts recomendados

faz uns dias que fiz OC na minha RAM de 2666 pra 3000mhz, e a uns 3 dias atrás percebi que o processador tem ficado em 50 graus sem abrir nenhum jogo, só usandoo pc mesmo, e quando abro algum jogo mais pesado como cyberbug por exemplo ele chega a bater 85 graus... queria saber se tem algo a ver já que é o processador que controla a memoria...

 

OBS: já fiz a compra de do cooler gammax 400 v2 que me recomendaram aqui no forum mesmo, só quero sanar essa dúvida pra conhecimento mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James G Sim, o controlador de memoria fica no processador (desde a primeira geração dos intel e os Phenom II eu acho) e memorais mais rápidas podem aumentar um pouco a temperatura da CPU, mas não tanto outra coisa que causa bastante problemas (isso é nos Ryzen 3000) é tensão alta de mais que causa ele ficar mais quente do que precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki o meu é um ryzen 5 1600AF, lembro que quando instalei ele raramente passava de 65 graus em jogo, não prestei muita atenção pra saber o que mudou recentemente pra aumentar tanto a temperatura, será que é o clima de verão? de qualquer jeito já comprei o cooler, só queria saber os possíveis motivos disso, e se isso pode ser um sinal do processador morrendo ou algo assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James G 1.17V é baixo até, você pode tentar diminuir no Ryzen master (e ao mesmo tempo dar um OC de leve) mas se sua placa é A320 e não é da asrock pode esquecer.

chegou no máximo de 87 graus, imagino que esteja com o cooler stock então acho que não ta alta não, em jogos ele não deve passar de 75 graus (tirando o cyberbug que usa muito o processador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente comprei dois módulos de memória de 3200 MHz e ativei o perfil XMP pra subir essas frequências, e também notei um aumento considerável das temperaturas do meu 1600 AF. Foi algo em torno de 5-7º. Cheguei a inclusive abrir um tópico aqui no fórum a respeito. Ele fica numa média de 62º em jogos, mas já chegou a bater 65º; antes, porém, ficava em 55º em média, e 59º no máximo. E tal como você, as minhas tensões também estão normais. Acho que o aumento realmente ocorreu em razão do controlador de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

55 minutos atrás, James G disse:

rodei o teste por 5 minutos e ficou assim:

Creio eu que está tranquilo, eu mesmo uso um R7 2700X e fiz esse teste de stress no Aida64, porém marquei todas as opções e deixei por muito tempo fazendo o teste, o processador chegou a pegar máximas de 107 graus, aí estou pensando em comprar esse cooler que você vai pegar, o Gamaxx 400 V2 ou o Gamaxx 400 Pro, pra ver se resolve meus problemas de temperatura.

 

Eu mesmo quando vou jogar Warzone, o processador chega a passar de 80 graus, o que eu faço pra reduzir as temperaturas é ir nos planos de energia e colocar em "Economia de Energia", isso vai reduzir bem as temperaturas (cerca de uns 10~30 graus, pelo menos comigo) ao custo de desempenho do processador (especificamente no Warzone, quando estou jogando com o Economia de Energia ativado, ele fica com uma média de 80 fps por aí, mas no plano de energia da AMD, o "AMD Ryzen Balanced", ele fica com uma média de 120 de fps, você chega a perder cerca de uns 30-45 de fps dependendo do jogo). Então recomendo você ativar o Economia de Energia se ver que a temperatura ambiente está bem quente ou se for jogar uma aplicação pesada que exige mais do seu processador e consequentemente o fará esquentar mais, mas tenha ciência de que você perderá uma taxa de FPS que pode ser significativa (acima de 60fps é jogável ainda mais se for jogo single player, então não se preocupe com isso). Vale lembrar que eu não testei outros planos de energia pra ver se tem um equilíbrio mais interessante entre taxa de quadros (FPS) e temperatura do processador, farei isso depois, me resta testar os planos de energia de "Alto desempenho" e o "Equilibrado" (que o sistema diz ser o recomendável).

 

Aliás, se puder, depois me fala sua experiência com o cooler Gamaxx 400 V2 que eu quero saber sobre ele, pois conheço um brother aqui do fórum que está prestes a comprar este cooler (e provavelmente eu também) e ele tem o mesmo processador que o seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro foi a primeira coisa que me ocorreu... mas mesmo dentro dos limites do processador não gosto de temperaturas muito altas, logo vou pegar pra maratonar o cyberbug e ficar várias horas com o processador a 85 graus pode trazer dano a longo prazo... por isso peguei logo o cooler.

 

@Revolker me recomendaram esse cooler aqui no forum mesmo, eu ia pegar o pro, mas estava mais caro e achei que não precisaria de tanto... tem reviews que o gammax 400 pega uns 20 graus de diferença de cooler box, e pelo que eu vi ele não é muito grande e não atrapalha as memórias, parece ser um ótimo cooler, quando instalar ele eu dou um feedback aqui nesse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, James G disse:

me recomendaram esse cooler aqui no forum mesmo, eu ia pegar o pro, mas estava mais caro e achei que não precisaria de tanto

Entendo, a diferença de preço na loja que explode é de 60 reais entre o 400 V2 e o Pro. Vi um comentário falando que eles entregam basicamente o mesmo desempenho, porém a vantagem é que o 400 Pro já vem com push 'n pull e ajuda a jogar o ar quente de dentro do gabinete para o FAN na parte traseira, além de ser mais bonito que o 400 V2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James G Sim! Depois de umas pesquisas aqui e testes, vi que ele é um bom cooler para o R7 2700X. Então pretendo comprar o Gammaxx 400 V2 mesmo. O Gammaxx Pro é uma boa também, mas não quero pagar 60 reais a mais se os dois entregam basicamente o mesmo desempenho com leves vantagens para o Gammaxx Pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Revolker @PlayerUzumaki  meu cooler finalmente chegou, depois de um quase infarto quando meu processador saiu junto com o cooler box e depois de muita luta e cuidado pra não ***** nenhuma peça do pc, eu instalei o cooler e fiz o teste de estabilidade do aida64, em stock o processador fica em 35 graus, e no teste de 5 minutos ficou assim:

 

image.png.e645a52b12329ae00ee6ca5a38c29f05.png

 

melhorou muito, depois vou fazer um teste no cyberbug pra ver como fica a temperatura...

agradeço a ajuda e a recomendação do @PlayerUzumaki do cooler.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, James G disse:

@Revolker @PlayerUzumaki  meu cooler finalmente chegou, depois de um quase infarto quando meu processador saiu junto com o cooler box e depois de muita luta e cuidado pra não ***** nenhuma peça do pc, eu instalei o cooler e fiz o teste de estabilidade do aida64, em stock o processador fica em 35 graus, e no teste de 5 minutos ficou assim:

 

image.png.e645a52b12329ae00ee6ca5a38c29f05.png

 

melhorou muito, depois vou fazer um teste no cyberbug pra ver como fica a temperatura...

agradeço a ajuda e a recomendação do @PlayerUzumaki do cooler.


Daqui a poucos dias o meu vai chegar também, e tenho estado meio apreensivo com essa possibilidade de arrancar o CPU do soquete ao tentar tirar o cooler box. Como foi que você tentou removê-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, PlayerUzumaki disse:

@L. Ribeiro Recomendam deixar o PC ligado um tempo antes para a pasta derreter.


Estou ciente. Farei isso, junto com aquelas rotações do cooler pra um lado e para o outro, mas já vi pessoas que fizeram tudo isso e também deu m*. Na real, eu já tirei o cooler box uma vez, e foi meio chato. Dei sorte na época de não ter arrancado o CPU do soquete, porque eu sequer sabia que isso era possível naquele momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James G parabéns pela aquisição. Eu pensava que esse cooler instalava que nem o Wraith Prism: só colocar os cabos e as presilhas do socket, mas vi pessoas dizendo que tem que desmontar o PC praticamente todo só pra colocar ele (tirar a placa-mãe do case), aí fiquei triste kkk, meu medo de danificar algo lá durante é grande. Mas o anseio de comprar o 400 V2 ainda permanece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2021 às 18:01, L. Ribeiro disse:


Daqui a poucos dias o meu vai chegar também, e tenho estado meio apreensivo com essa possibilidade de arrancar o CPU do soquete ao tentar tirar o cooler box. Como foi que você tentou removê-lo?

eu tinha colocado muita pasta da ultima vez, dai ele "selou" o processador e o cooler, tive que fazer uma força pra tirar e quando ele saiu deu um leve salto no ar, tive sorte de não amassar nenhum pino... vi umas dicas na internet pra você tirar o cooler girando ele pra ir perdendo o contato com o processador.

@Revolker essa foi a parte que mais me desanimou, porém não consegui achar a versão antiga dele que é com a famosa presilha da amd... deu bastante trabalho, mas com é uma coisa que a longo prazo poderia prejudicar o processador eu tive que fazer esse esforço... ainda bem que mesmo com o ocorrido não tive nenhum problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...