Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica: Feche o launcher da Epic se você tem um processador Ryzen!


Shaman93

Posts recomendados

Não soube muito bem em qual sessão postar, mas acho que essa é a mais adequada.

Recentemente veio a tona uma espécie de bug com o launcher da Epic que faz com que processadores Ryzen fiquem mais quentes enquanto ele está aberto, mesmo com o sistema ocioso e o launcher minimizado na bandeja do sistema. Alguns usuários relataram aquecimento de mais de 15 graus enquanto o PC está ocioso.
Aqui, deu uma diferença de 6 graus. É só fechar o launcher que cai instantaneamente, e abrir que sobe de novo.

Aparentemente, testes com o Glasswire também indicaram que o launcher usa 5 processos de upload de dados, pra 22 diferentes servidores. Foi observado que o processo EpicWebHelper enviou 514 KB de dados pra um servidor desconhecido, mais que 14 vezes o launcher da Steam no mesmo tempo.

Não sei vocês, mas aqui já estou fechando o launcher assim que termina de abrir o jogo, e já estou bolando um jeito de automatizar esse processo (abrir os jogos e já fechar o launcher em seguida).

Fica a dica!


(Fonte: https://www.kitguru.net/components/cpu/joao-silva/epic-games-launcher-idle-bug-seems-to-be-making-ryzen-cpus-run-hotter/ e https://hothardware.com/news/epic-games-shenanigans-with-cpus )

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Cybershot_RS disse:

@Shaman93

Ontem fiz uns testes aqui mas a temperatura e o uso da CPU se mantiveram os mesmos com o Epic aberto ou fechado, se esse erro chegou a acontecer nem percebi.
 

Aqui também normalizou, aparentemente lançaram alguma correção. Eu permaneço não confiando e vou continuar fechando o launcher just in case, rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Cybershot_RS

8 horas atrás, Cybershot_RS disse:

35° aqui em Pelotas agora.🥵

E com sensação térmica de 41°  e combina isso com um quarto quente sem ar condicionado kkkkkk  meu ryzen torra  🤣 Pior é minha placa de vídeo que vai pra 80° 

quando comprei em fevereiro, fica em 75, mas era porque não tava "tão" calor assim.. agora no verão tá tenso... vou ter que abrir a carteira relutantemente para comprar um ar pra diminuir um pouco a temperatura.

 

@Shaman93 Desde quando tem esse problema? eu andei usando a epic nessa semana, esquentou aqui mas não sei se é culpa da epic ou se é no ambiente aqui que é bem quente, meu quarto pega sol o dia todo. 

Testei aqui, deu uma variação de 3° só por deixar aberto

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DiF disse:

@Shaman93 Desde quando tem esse problema? eu andei usando a epic nessa semana, esquentou aqui mas não sei se é culpa da epic ou se é no ambiente aqui que é bem quente, meu quarto pega sol o dia todo. 

Testei aqui, deu uma variação de 3° só por deixar aberto

Eu li sobre no domingo e testei segunda, mas agora resolveu aqui. Meu cooler segura o 2600 em stock na rotação mínima, abaixo de 60 graus mesmo rodando Prime95, então achei a diferença de 6 graus muito alta. O que me deixa intrigado é que o launcher da Epic é toscão... Diferente da Steam, que tem um milhão de recursos, achievements, opções de personalização, etc, o da Epic mal dá pra separar ou organizar os jogos. Ele é tão ruim que, se não fossem os jogos grátis, eu jamais usaria. É como se, além da autenticação, ele não servisse pra mais nada, e ainda assim estava consumindo recursos da CPU e usando tráfego de dados feito louco. Li usuários no Reddit relatando que chegava a diminuir o tempo autonomia na bateria de notes à metade. To com o @Lost Byte nessa: quando você não paga pelo produto, o produto é você... 🥴

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

www.techraptor.net/epic-games-store-temperature-issue

Ao que parece, se trata de um "bug" na plataforma e não sabem ao certo quando de fato irá se resolver, mas enquanto isto foi lançado um hotfix que alivia a situação.

Pensando aqui com meus botões, pode ser um dos motivos para tantos usuários estarem relatando quedas de desempenho em Fortnite.

 

Em 28/12/2020 às 16:31, Shaman93 disse:

Aparentemente, testes com o Glasswire também indicaram que o launcher usa 5 processos de upload de dados, pra 22 diferentes servidores. Foi observado que o processo EpicWebHelper enviou 514 KB de dados pra um servidor desconhecido, mais que 14 vezes o launcher da Steam no mesmo tempo.

Epic Games tem a mania de requerer internet pra tudo, tanto que até jogos simples singleplayer você não consegue abrir sem estar online.

No mínimo o envio automático de relatórios para o servidor deve estar ativado e não achei nenhuma opção sobre dentro da plataforma, e ao que parece, não tem como desativar segundo o item 2 desta página:

https://www.epicgames.com/site/pt-BR/privacypolicy

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...