Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar um SSD como primário e o HD como secundário?


Posts recomendados

Recentemente comprei um SSD, consegui fazer a instalação do windows nele desconectando o HD e ligando o pc apenas com o SSD e instalando o windows através de pendrive.

 

Agora tenho o HD e o SSD com o windows, entrei na BIOS e fiz o boot com o ssd, iniciou rápido, foi pra isso que comprei o ssd para melhorar a velocidade do computador.

No HD tenho arquivos, fotos, etc que não posso perder por nada. Porém iniciando o pc com o ssd o computador ficou sem os arquivos e programas (nao sei se é normal nunca usei um ssd) e voltando a fazer o boot com o HD meus arquivos estão lá, porém continua lento a incialização, então o que queria era o SSD para inicialização rápida e para alguns programas, e o HD para meus arquivos, fotos e tudo mais.. Como procedo para fazer isso, como alterno entre eles, devo tirar o windows do hd e deixar só no ssd? como fazer sem perder meus arquivos que estão no hd?

 

Se alguém puder me ajudar agradeço, espero ter conseguido explicar direito, pois nunca usei um SSD e não entendo como fazer, e me cobraram muito caro para fazer isso pra mim, então queria tentar eu mesmo para ver se consigo, obrigado desde já..

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, thiagofschuler disse:

Porém iniciando o pc com o ssd o computador ficou sem os arquivos e programas (nao sei se é normal nunca usei um ssd)

 

Claro. Só por mágica pros arquivos no HD aparecerem no SSD (já que estão em mídias e sistemas diferentes).

 

28 minutos atrás, thiagofschuler disse:

Como procedo para fazer isso, como alterno entre eles, devo tirar o windows do hd e deixar só no ssd? como fazer sem perder meus arquivos que estão no hd?.

 

Os programas você terá que reinstalar. Sistemas diferentes, programas diferentes.

Com relação aos arquivos/documentos, faça o seguinte: dê boot pelo HD, crie uma pasta dentro do C e mova seus arquivos pra lá. Pode criar as subspastas de imagens, documentos, etc.

Depois dê boot no SSD e você vai ver eles, só que pelo drive D.

 

Se quiser apontar os arquivos para as pastas do Windows (aquelas que aparecem imagens, músicas, etc aí da lateral), é só configurar o local dos arquivos. Passo o tutorial se quiser.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiagofschuler o que acontece é absolutamente normal. Quando você instalou o SSD e o Windows, a instalação é limpa e não traz os seus arquivos. Quando você boota pelo antigo, ele sobe o Windows antigo, muito mais lento por estar no HD.

 

O ideal seria você utilizar um HD externo para tirar todos os arquivos do seu HD antigo e formatá-lo. Com isso você teria o disco limpo e sem a instalação do Windows, teria até um pouco de espaço a mais.

 

Mas se não tiver um HD externo pra fazer isso, pode deixar como está atualmente. Basta apenas acessar seus arquivos pelo "Disco Local D", que aparece no seu Computador.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, @Math.Pi@Cesar de Freitas Henrique .

 

Eu tenho um HD que eu usava em meu computador antigo, eu poderia usar ele como HD externo para mover tudo que está em meu HD atual para poder formata-lo e depois transferir de volta?

 

Se sim, como faço para formatar o HD após o backup?

 

Depois de formatado, iniciando pelo SSD, eu consigo acessar esses meus arquivos que ficarão no HD pelo Meu Computador, certo?

 

E daí pra frente, usando o SSD, todo programa que eu for instalar terá que ser instalado nele? Ou apenas programas que eu gostaria de iniciar mais rápido? Como funciona?

 

Obrigado desde já..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, thiagofschuler disse:

Se sim, como faço para formatar o HD após o backup?

 

 

4 minutos atrás, thiagofschuler disse:

Depois de formatado, iniciando pelo SSD, eu consigo acessar esses meus arquivos que ficarão no HD pelo Meu Computador, certo?

Pelo drive D, lembrando:

24 minutos atrás, Math.Pi disse:

Se quiser apontar os arquivos para as pastas do Windows (aquelas que aparecem imagens, músicas, etc aí da lateral), é só configurar o local dos arquivos. Passo o tutorial se quiser.

 

 

5 minutos atrás, thiagofschuler disse:

E daí pra frente, usando o SSD, todo programa que eu for instalar terá que ser instalado nele? Ou apenas programas que eu gostaria de iniciar mais rápido? Como funciona?

Na hora de instalar, se o instalador permitir, você pode mudar o local de instalação, bastando trocar a primeira letra de C para D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...