Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Realizando upgrade, incerteza na compatibilidade da memória RAM


Posts recomendados

Bom, já estou batendo a cabeça a dias nesse upgrade e acho que a última pedra no caminho seria sobre manter as memórias que tenho aqui em casa (2x hyperx 8gb 2133mhz), no caso quero partir pra linha AMD (hoje uso intel) e a ideia é adquirir os seguintes itens abaixo:


placa-mãe: B450M Steel Legend

CPU: Ryzen 7 3700x

 

Porém ao analisar a lista de memórias suportadas, não consta suporte à de 2133mhz que possuo, seria correto ignorar isso ou devo investir em uma que esteja na lista? O ideal seria não gastar mais ainda, mas se não tiver outro jeito... Outros modelos encontrados na lista vão de 2400mhz a 4000mhz apenas.
 

image.thumb.png.4fd7ae6a1de71a4a210a2cb665ae9468.png

 

Em caso de não poder utilizar as minhas de 2133mhz eu partiria pra esse modelo https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=104448, seria compatível, correto? Meu conhecimento é básico e qualquer ajuda é bem vinda.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria melhor investir em uma memória de pelo menos 2666Mhz já que é uma  frequência que está na lista de compatibilidade da sua placa-mãe. Uma possibilidade é que quando você colocar a memória ela vai subir a frequência como se fosse um overclock, porém é só uma possibilidade assim você não precisaria trocar de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Luciano Henriques disse:

placa-mãe: B450M Steel Legend

CPU: Ryzen 7 3700x

Tem certeza que você quer um 3700x? O 5600x é geralmente melhor para a maioria das pessoas.

 

19 minutos atrás, Luciano Henriques disse:

Porém ao analisar a lista de memórias suportadas, não consta suporte à de 2133mhz que possuo, seria correto ignorar isso ou devo investir em uma que esteja na lista?

A QVL não é uma lista exclusiva das únicas memórias que funcionam, é apenas uma relação de alguns poucos modelos que o fabricante testou enquanto estava desenvolvendo a placa.

 

Na prática, pode ignorar.

 

20 minutos atrás, Luciano Henriques disse:

O ideal seria não gastar mais ainda

E é isso mesmo que você deve fazer, com a ressalva de que depois você vai ter que investir um tempo fazendo o overclock do seus pentes manualmente para aumentar consideravelmente o desempenho da máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Tem certeza que você quer um 3700x? O 5600x é geralmente melhor para a maioria das pessoas.

 

A QVL não é uma lista exclusiva das únicas memórias que funcionam, é apenas uma relação de alguns poucos modelos que o fabricante testou enquanto estava desenvolvendo a placa.

 

Na prática, pode ignorar.

 

E é isso mesmo que você deve fazer, com a ressalva de que depois você vai ter que investir um tempo fazendo o overclock do seus pentes manualmente para aumentar consideravelmente o desempenho da máquina.

 

Opa mano, agradeço a resposta, sobre o processador eu realmente nunca usei AMD então estou seguindo recomendações de amigos que já usam e estão satisfeitos, acabei dedicando o tempo de pesquisa mais em relação a outras coisas do que o processador que já me parecia certo, porém pesquisei alguns benchmarks de comparativo das duas e realmente parece mais interessando a 5600x por um valor pouco maior 🤔 agradeço por essa dica e vou estudar melhor sobre ir pra 5600x.

 

Então sobre manter a 2133mhz eu necessariamente teria que estar fazendo OC? Não implicaria em algum contra em cima da memória? E será que a memória que possuo permite o OC ou quem denomina é a própria placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Luciano Henriques disse:

Então sobre manter a 2133mhz eu necessariamente teria que estar fazendo OC?

É, veja bem... é desempenho de graça que você está jogando fora. E é coisa significativa, na casa de dígitos duplos percentuais.

 

17 minutos atrás, Luciano Henriques disse:

Não implicaria em algum contra em cima da memória?

Não.

 

17 minutos atrás, Luciano Henriques disse:

E será que a memória que possuo permite o OC ou quem denomina é a própria placa-mãe?

Quem manda é exclusivamente a placa-mãe, e o pente não tem nada que possa fazer a respeito.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...