Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 6300 dando gargalo em GTX 950?


Posts recomendados

Bom dia, pessoal.

 

Tenho um setup antigaço e em dezembro agora comprei uma GTX 950 só pra rodar uns jogos antigos bem liso. Usava Win 7 e imediatamente atualizei o sistema para o 10 já que o suporte da NVIDIA nesse sistema é bem melhor.

 

De duas semanas pra cá, do nada o desempenho da CPU tá batendo os 100% e houve uma queda brutal de FPS em jogos. No caso, vou usar o exemplo do Far Cry 3 já que é o único que tenho print do Afterburner ANTES de começar a dar o gargalo. Eu rodava o FC 3 na média dos 55 FPS, caindo pra no mínimo 45 como no print abaixo. De repente, ele não passa mais dos 35 FPS, aumentou o uso de CPU, um pouco da GPU e diminuiu o uso de RAM. Não faço ideia do que tenha acontecido. Também jogo LoL e ele ficava na média de 120 FPS, agora caiu pra 80 dando mínimo de 40

Minha suspeita inicial era de algum problema de software, já que o sistema operacional foi instalado recentemente e ainda estava contando com algumas atualizações nesses últimos dias. Fora que não uso antivírus e vi pessoas citarem a possibilidade de ter um malware sendo executado em segundo plano, prejudicando meu desempenho. Eu pretendo formatar a máquina só por causa disso, mas vai ser a última cartada. Gostaria de saber se alguém aqui pode me ajudar nessa "investigação" dando sua opinião, porque eu to completamente perdido. Tanto que to cogitando seriamente simplesmente desistir desse setup e pular logo pro DDR4

 

Ah, e pesquisando eu vi a suspeita em alguns fóruns (se não me engano foi até aqui mesmo) de que talvez seja a mobo quem está capando o desempenho da CPU, talvez por overheat nos VRM ou algum problema qualquer com a tensão. Caso fosse aquecimento, creio que deixar o computador desligado por algumas horas ajudaria a reverter a situação, mas não foi o caso.

 

Tenho driver easy atualizando tudo sempre, já desativei os aplicativos de segundo plano, já restaurei sistema pra um ponto salvo no dia 25/12, já tentei desinstalar atualização do windows e não deu em nada. Só me resta formatar

 

Seguem o setup e os prints:

 

CPU: FX 6300 (BOOST 3.8 GHz)

Cooler: GAMMAXX 400

Mobo: GA-78LMT-S2

GPU: GTX 950 2GB ASUS

RAM: 2x4GB Kingston 1333 MHz

HD: seagate barracuda 500GB

Fonte: Corsair CX 550

 

antes do gargalo: 1904143737_farcry3fps.thumb.jpg.1d2c9fb282b8f9d32cdd2d354d7337a6.jpg

 

depois do gargalo: 975591391_farcry3fps2.thumb.jpg.1f963976fbec0c9a27373a95d123663e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, essas placa-mãe pra usar em FX, é gambiarra pura, não foram feitas pra FX, AMD FX se usa em placa-mãe chipset 970 no MINIMO, pra começar que os FX são quentes, gastam muita energia, e necessitam de uma boa fonte de alimentação, tanto em VRM's como em fonte, falo isso por experiencia propria, ja fiz varios setups utilizando amd fx em placa-mãe chipset 970 e chipset gambiarra edition, um colega meu possui um fx com uma placa-mãe igual a sua, e é um verdadeiro show de horror, por isso que os FX foram muito mal falados na época, porque o povo buscava custa beneficio e utilizava peças baratas e iam nessas placas mãe baratas, realmente seu problema está na placa-mãe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swae Lee Modelos do chipset 970 ao 990fx, tipo m5a97, ga970, msi 970, e os 990 como, sabertooth 990fx, ga 990 ud3, ud5, 990fx fatality killer, entre muitas outras, sendo chipset 970 já é o suficiente, modelos 990fx são bons pra quem fazer overclock extremo, já que possu mais recursos e são mais robustas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Bertipalha tenho um fx 8320e com essa placa mae e é uma ***** também, sorte q vou trocar tudo jaja ta pra chegar as peças, comprei um i5 10400f pra me livrar de fx, com um h410m

@Gabriel Bertipalha esse processador é assustador, to com uma rx 570 e gargalo e comum na maioria dos jogos, era assim também quando eu tinha uma 1050, mas agr q eu vou pegar um processador decente graças a deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor henrique ribeiro ca Pois é cara, infelizmente é assim mesmo, você vai conseguir empurrar alguma coisa com fx usando essas placas mães mais caras que mencionei, infelizmente dar upgrade de placa-mãe pra am3+ é um tiro no pé, melhor coisa que faz é sair fora e ir pra Nova geração, impossível recomendar upgrade am3+ em 2021 kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...