Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptador Sata/USB danifica drive optico gravador de DVD?


Posts recomendados

  • Membro VIP

@djones71 , eu estou por fora para responder à sua consulta. Desculpe-me. Mas já tive do azul, então falei do que um dia já experimentei.

 

Seja qual for a fonte, que não seja uma qualquer.

 

O lance é que você estará promovendo uma "relação" elétrica com um equipamento de maior valor (PC ou notebook).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não está claro se os problemas foram com o Windows. Pode ter sido com alimentação ou conectores.

supondo q os conectores de alimentacao desse adaptador estejam bons entao ele funcionaria em qual sistema operacional e nao teria os problemas relados? esse da caixa azul é o q tem mais gambiarras mas isso o torna com mais opções de conexoes junto aos outros adaptadores?

 

ele ser usb 2.0 para usar em drives opticos sata 2 e 3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os protocolos ATA/ATAPI e USB 2.0 são os mesmos desde que foram lançados, logo o adaptador não tem porque não funciona por causa do windows 10, no máximo pode dar algum tempo pra reconhecer e mostra o drive, isso porque o windows 10 é um sistema operacional beta permanente, e goste ou não segundo a MS não vai ter outro windows depois dele...

 

Se é pra arriscar um adaptador e uma fonte chinesa, acho que esse modelo é menos ruim:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1638637001-adaptador-usb-20-hd-sata-e-ide-notebook-e-desktop-_JM

 

É o mesmo adaptador do video no YT, e ao menos a fonte dele fornece 5V e 12V e alimenta o drive diretamente, os 5V da porta USB são só pra alimentar o adaptador.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, djones71 disse:

supondo q os conectores de alimentacao desse adaptador estejam bons

 

Referia-me à conexão USB. O material é um lixo. E essa má qualidade promove desconfiança em relação ao projeto da fonte. Padrão de qualidade xing-ling!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qto ao adaptador prejudicar a vida util do drive optico porque ele (aadaptador) nao tem chipset isso procede se tratando da eletronica de um drive leitor/gravador de dvd?

 

se nnhum  desses adaptadores é bom entao é melhor eu ir no menos ruim

 

 

cara, esses drives de dvd estão saindo de linha, nao encontrei um novo na minha cidade por isso quero conservar os q eu tenho q sao os internos sata 2 e 3 mais robustos

 

 

fonte com mais amperes danifica o dispositivo?

ex. se o drive trabalha em 2A e a fonte trabalha em 2,5A isso é problema? as fontes sao de 12v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, djones71 disse:

fonte com mais amperes danifica o dispositivo?

ex. se o drive trabalha em 2A e a fonte trabalha em 2,5A isso é problema? as fontes sao de 12v

Não. Justo pelo contrário, a pegar uma fonte de qualidade duvidosa, eu recomendo pegar com o dobro de Amperes (o A) que o necessário.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@djones71 Nenhum desses adaptadores tem "chipset" o que tem neles é um chip bridge dedicado a converter os comandos do protocolo USB pra ATA/ATAPI, não é uma simples ligação direta de fios pois não funcionaria, mas também não chega a ser um circuito tão complexo com memoria buffer como em um controlador de um SSD.

 

Apenas especulando não creio que um drive de CD/DVD vá estragar com uma adaptador desses apenas por estar no adaptador, o que certamente afeta a vida util do drive é ser movimentado enquanto em uso, ou gravar mídias regraváveis, CDRW, DVDRW, ou mesmo ficar insistindo em ler mídias sujas ou muito arranhadas, é um veneno pro laser, por outro lado a fonte ching ling, se não aguentar o consumo do drive pode queimar e levar o driver junto.

 

Quanto a Corrente, uma fonte com mais amperes que o necessário, estando a tensão certa, não danifica nada, é ate bom pois a fonte não trabalha no limite e dura mais.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem me falou q esses adaptadores diminuem a vida util do drive por nao ter chipset dedicado me indicou este produto mas ele é muito caro

https://eshop.macsales.com/item/OWC/MR3UKIT/

 

o drive gravador e leitor de dvd sempre trabalha no maximo ou seja 2A ou 2,5A lend ou gravando? o meu diz na etiqueta 2A/2,5A 5V/12V e a fonte q vem nesse adaptador diz 12V/5V 2A/2,5A

 

tem algum software q teste meu drive de dvd e mostre se ele esta bom seja na parte eletronica, mecanica e leitor? tenho uns gravadopres internos sata 2 e 3 aqui e pretendo testa-los quando chegar o kit adaptador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@djones71 A marca do chipset costuma impactar no desempenho, por exemplo um chipset mais avançado pode suportar emulação de comandos SCSI sobre USB (UASP) o que agiliza a transferência de arquivos em HDs USB, porém faz pouco pra um mero DVD, que fica restrito a velocidade da mídia.

 

Não acho que valha a pena gastar muito em um adaptador só pra ligar um DVD no PC, ainda mais considerando que um drive de DVD USB portátil não sai muito mais caro, não precisa de fonte externa e embora seja mais lento, pra um uso ocasional, tipo instalar um jogo antigo ou programa, ele consegue atender. ainda mais hoje com mídias óticas já caindo em desuso, gabinetes mais novos nem vem mais com entrada pra gravador de DVD.

 

Quanto ao programa de teste, antigamente tinha o nero disk speed, nem sei se foi descontinuado, ele conseguia medir o tempo de acesso e a velocidade de leitura ao longo de um CD/DVD, o esperado é que a velocidade va aumentando gradualmente conforme o laser avança no disco, testando com um CD/DVD novo era possível detectar um laser cansado, mas fora esses benchmark não tem nada que possa indicar que o drive vai falhar, exceto talvez algum ruído anormal, dificuldade de abrir a gaveta...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, F4b10 disse:

@djones71 A marca do chipset costuma impactar no desempenho, por exemplo um chipset mais avançado pode suportar emulação de comandos SCSI sobre USB (UASP) o que agiliza a transferência de arquivos em HDs USB, porém faz pouco pra um mero DVD, que fica restrito a velocidade da mídia.

 

Não acho que valha a pena gastar muito em um adaptador só pra ligar um DVD no PC, ainda mais considerando que um drive de DVD USB portátil não sai muito mais caro, não precisa de fonte externa e embora seja mais lento, pra um uso ocasional, tipo instalar um jogo antigo ou programa, ele consegue atender. ainda mais hoje com mídias óticas já caindo em desuso, gabinetes mais novos nem vem mais com entrada pra gravador de DVD.

 

Quanto ao programa de teste, antigamente tinha o nero disk speed, nem sei se foi descontinuado, ele conseguia medir o tempo de acesso e a velocidade de leitura ao longo de um CD/DVD, o esperado é que a velocidade va aumentando gradualmente conforme o laser avança no disco, testando com um CD/DVD novo era possível detectar um laser cansado, mas fora esses benchmark não tem nada que possa indicar que o drive vai falhar, exceto talvez algum ruído anormal, dificuldade de abrir a gaveta...

 

 

entao chipset nao tem nada a ver com vida util do drive nao sendo necessario esse componente no adaptador?

 

eu tenho esse nero discspeed mas nao sei se é a ultima versao e como testar, é preciso ter uma midia gravada? pode usar dvd mdisc para teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vejam esses dois adaptadores eles sao mais enxutos q o da caixa azul e tambem tem USB 3.0, esses dois sao melhores que o da caixa azul? só ainda estou tentando saber se a fonte deles é 2A ou 2,5A me parece q é 2A 12V e o da caixa azul alguns dizem que é 2,5A

 

https://pt.aliexpress.com/item/32870105898.html

 

 

https://pt.aliexpress.com/item/33011559308.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.5fab11209wRYEo&algo_pvid=f2bf0fda-5bb8-4dc4-bd33-4ad7c6f73bfa&algo_expid=f2bf0fda-5bb8-4dc4-bd33-4ad7c6f73bfa-48&btsid=0b0a557216097844575842152e2326&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentando resumir:

O que o amigo do autor do tópico chama de chipset, é um CI que está programada para receber algo e transformar em outra coisa. Estas caixas não são de pinagem direta.
Pelos exemplos ditos até aqui, apesar de usar o mesmo cabo, a comunicação de drivers ópticos é diferente de HDs e SSDs.

Logo, se o CI, não tiver recebido somente a programação de comunicação para HD, ele não vai funcionar com leitores ópticos, mesmo que fisicamente conecte tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@djones71 Esse adaptador USB 3.0 do primeiro link, com o led azul vermelho é o mesmo que eu tenho, o meu veio sem a fonte mas ele tem uma entrada pra uma fonte de 12V externa pra usar junto com um HD de 3.5", HD de notebook e SSD não precisa usar a fonte, ja que esses 2 só usam alimentação de 5V.

 

Como eu disse o meu não funcionou com drive ótico, creio que seja por conta da fonte de 12V e por ele usar o USB pra fornecer os 5V, que não deu conta do consumo do drive.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...