Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Geladeira de 110 V ligada na tensão de rede de 127 V o que acontece ?


vpmaciel

Posts recomendados

32 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Muitas distribuidores de energia elétrica não fornece mais o 110V, e passou a ser 127V.

 

127V é o mesmo que o 110V/115/120V, assim como o 220V passou a ser 230 ou 235V.

Essas tensões aqui no Brasil sempre criam algumas confusões, pois costumam chamar de padrão, mas não tem padrão nenhum. 

No geral são assim:

Se tem 127, a tensão maior é 220V. Nesse caso o sistema é trifásico estrela. 

O mesmo vale para locais onde se tem só o 220V(fase-neutro), a tensão maior é 380V (fase-fase) e fica disponível somente a fábricas. 

 

O 110, 115 e raramente 120V fica nos locais onde as instalações são mais antigas. 

O padrão usado é o delta com neutro e as tensões maiores são 220, 230 e 240V.

Existe ainda o delta sem neutro com somente os 220V, que antigamente chamavam de "220 seco", pois são duas fases sem neutro. 

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Porque será tanta confusão, pelo menos ao meu ver, poderia ser um pouco mais simples, mas enfim, como entender as distribuidoras.

 

E causa confusão as vezes quando vai comprar itens eletrônicos mesmo, já vi confusão ao comprar fontes para pc, onde na fonte dizia funcionar em 100~240V.

 

Até tempos atrás eu só sabia do 220V fase-fase, agora pra mim já não é novidade o 220V fase-neutro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Renato.88 disse:

O mesmo vale para locais onde se tem só o 220V(fase-neutro), a tensão maior é 380V (fase-fase) e fica disponível somente a fábricas. 

 

Isso é um engano.

Uma residência pode ser bifásica ou trifásica.

Aqui no meu condomínio, por exemplo, foi adotado trifásico para todos os imóveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Isso é um engano.

Uma residência pode ser bifásica ou trifásica.

Aqui no meu condomínio, por exemplo, foi adotado trifásico para todos os imóveis. 

Sim, tem razão. 

Nos prédios e condomínios disponibilizam o trifásico, pois tem muitas residências numa mesma instalação. 

Nas casas térreas só se o dono pedir por algum motivo específico. 

 

36 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Renato.88 Porque será tanta confusão, pelo menos ao meu ver, poderia ser um pouco mais simples, mas enfim, como entender as distribuidoras.

 

E causa confusão as vezes quando vai comprar itens eletrônicos mesmo, já vi confusão ao comprar fontes para pc, onde na fonte dizia funcionar em 100~240V.

 

Até tempos atrás eu só sabia do 220V fase-fase, agora pra mim já não é novidade o 220V fase-neutro.

Acabam fazendo o que é mais barato. 

No começo disponibilizavam só os 110V, aí popularizou o chuveiro elétrico, apareceram pequenas indústrias e trouxeram o 220V. Por isso que nas capitais e cidades próximas tem as duas tensões. 

Os locais que vieram energia depois acabaram trazendo só o 220V, pra economizar. 

As grandes empresas, prédios e condomínios tem seu próprio padrão, geralmente fornecendo duas ou mais tensões também. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...