Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3 3200g não dá vídeo


Posts recomendados

Prezados, boa noite. Troquei um ps4 em um ryzen 3 3200g com 8gb de ram ddr4 2666mhz em single channel. A config do pc é: placa-mãe: ASUS EX A320M Gaming, Processador: ryzen 3 3200g, memória ram: hyperx fury 8gb 2666mhz, fonte atx 500w nominal. Nesse pc eu testei ele antes de fazer a troca e estava funcionando normalmente, só que a saída que o monitor estava ligado era uma porta dvi. Essa placa-mãe só tem saída DVI e HDMI. Quando cheguei em casa tentei conectar meu projetor na saída hdmi do pc, sem sucesso, não deu vídeo (E eu sei que o hdmi desse projetor estava funcionando porque no dia anterior o ps4 estava ligado nele pela saída hdmi dele e funcionava normalmente, inclusive netflix.). Apesar das luzes da cpu ligarem, o led de algumas partes internas do pc ligar e as fans com led ligarem e funcionarem sozinhas. O teclado mecânico que também tem led funcionou normal, assim como o mouse, apesar de não dar vídeo. Tenho um conversor hdmi (fêmea) para vga (macho) e um adaptador vga para dvi. Tentei ligar o hdmi do projetor no conversor hdmi para vga, e este no adaptador vga para dvi para ver se tentar ligar na saída dvi daria vídeo. E não deu. Tinha comprado mais 8gb de ram da mesma marca, modelo e clock que a já instalada, coloquei ela em dual channel com a primeira. Fui comprei uma placa gtx 1050 ti daquelas plug and play que não possui conector de energia nele. Instalei a placa de vídeo no slot da placa-mãe. Liguei o pc, não deu nenhum aviso sonoro e tentei ligar o hdmi do projetor na saída hdmi da placa de vídeo. Continuou sem vídeo. Daí arrumei um monitor com cabo vga, e liguei esse cabo no adaptador vga para dvi, tentei ligar o monitor através deste adaptador na saída dvi da placa-mãe e na da placa de vídeo e continuou sem vídeo. Alguém poderia me auxliar ou me ajudar a como conseguir vídeo nesse pc? Será que terei que arrumar um monitor com cabo dvi? Para fazer a placa de vídeo funcionar tenho que desabilitar o vídeo integrado do processador na bios primeiro? Mas como eu vou fazer isso se nem vídeo estou conseguindo?
Agradeço desde já qualquer ajuda que alguém aqui possa me oferecer. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, geralmente a placa-mãe detecta automaticamente a presença da placa de vídeo e o sistema inicia ela com drivers genéricos, não sendo necessário nenhuma configuração adicional.

 Primeiramente, tente descobrir se é Hardware ou Software, e se for Hardware:
 Tente ligar o PC com o menor número de periféricos/peças possíveis, exemplo: ligue o PC sem a placa de vídeo, em single channel, inverta os pentes de memória RAM, limpe os slots da placa-mãe, ligue o computador sem o HD, enfim, menos peças maior a possibilidade de ter removido o componente defeituoso, após remover o componente defeituoso, tente conectar um por um os outros componentes, ate acha-lo. Esta é a forma de encontrar um problema de Hardware.

Para encontrar um problema de Software é mais simples, se você consegue acessar o BIOS é quase certeza que é Software, após isso, tente formatar.

 Isso não tira o papel de um técnico de confiança, se você não tem o conhecimento para tentar consertar é melhor pagar um bom técnico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Pedro Paulo Gattai Gomes disse:

Obrigado pela resposta Maxwell. Alguma chance de ser curto? Tipo algum cabo estar encostando na carenagem de metal do gabinete e estar causando curto?

 Com esses sintomas tem chance de ser muita coisa. Para desconsiderar um defeito no gabinete seria necessário um teste de bancada (retirar todos as peças do computador e montar em uma bancada de testes), mas geralmente todos os fios do computador são isolados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Maxwell Caciano disse:

 Com esses sintomas tem chance de ser muita coisa. Para desconsiderar um defeito no gabinete seria necessário um teste de bancada (retirar todos as peças do computador e montar em uma bancada de testes), mas geralmente todos os fios do computador são isolados.

Eu conversei com um outro conhecido meu que é técnico de manutenção de hardware e ele disse a mesma coisa que você, que pode ser muita coisa. Mas ele disse que o pc dele vive dando curto quando ele transporta o pc da casa dele pra casa dos pais e de volta pra casa dele no carro, e o pc sempre dá problema em dar vídeo quando isso acontece. Então ele disse que tenho que procurar desencostar todos os fios da carenagem do gabinete, e dar uma verificada se os plugs da energia do processador ou da placa-mãe não ficaram frouxos ou soltaram um pouco, que no caso dele isso costuma resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Paulo Gattai Gomes exatamente, problemas de "tremedeira" pelas ruas podem causar isso, o que eu recomendo, montar o pc em uma bancada de testes, sem nenhum periférico como o @Maxwell Caciano disse, lembre-se de limpar bem os slots de memória com limpa contatos, ou alcool isopropílico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, G7 log disse:

@Pedro Paulo Gattai Gomes exatamente, problemas de "tremedeira" pelas ruas podem causar isso, o que eu recomendo, montar o pc em uma bancada de testes, sem nenhum periférico como o @Maxwell Caciano disse, lembre-se de limpar bem os slots de memória com limpa contatos, ou alcool isopropílico.

Alcool isopropílico eu tenho litros. É só usar um cotonete e ir limpando os slots com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz o passo a passo aqui disponível no clubedohardware para descobrir porque o pc não dá vídeo, e fiz até o passo de zerar a CMOS e nada de vídeo. Vou levar para algum técnico de hardware para ele testar para mim meus componentes e tentar descobrir se algum componente queimou. Na minha placa-mãe não tem a tal da buzina para dar apitos quando tem conflito, então não tenho como ter certeza se está tendo conflito ou queimou algum componente. Se alguém mais aí tiver alguma ideia, por favor me avisem. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, resolvido. Na verdade o pc estava dando vídeo normal, o que estava acontecendo era que este pc não aceita adaptador, e também por algum motivo que eu não sei qual é, o hdmi do projetor não funciona no hdmi da placa de vídeo. Foi só ligar o pc na tv, que funcionou tudo normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...