Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

taxa de mhz na memória ram, importa na placa de vídeo?


Posts recomendados

Tenho uma memória ram da corsair venegace de 8gb 2400mhz e pretendo comprar uma rx 5500xt a de 4 ou a de 8(não sei ainda qual vou comprar). E vi que minha taxa de mhz na minha memória ram é meio ''baixa". Vai importar muito no desempenho em jogos se a taxa de mhz da memória ram for baixa mas você tem uma placa de vídeo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eloy_Dolynho Não irá fazer nenhuma diferença, (melhor, você nao irá perceber.)

Com sua placa seja ela 4Gb ou 8Gb (melhor ainda) as texturas serão carregadas nelas primeiro. só em caso extremo acontecerá do seu sistema recorrer a memoria RAM.

Agora essa sua memoria deve possuir um perfil XMP (eu acho), que voce pode alterar na bios, para subir um pouco o clock dela e testar. O suficiente hoje para qualquer jogo são 16gb, mas voce conseguirá jogar de boa com 8gb de 2400Mhz.

 

Resumindo, a latencia e taxa de Mhz da memoria RAM faz diferença se estiver usando um Gráficos integrados. quanto mais alta a taxa de transferencia melhor, inclusive usando 2 pentes para ativar Dual Channel.

Uma placa dedica fará esse trabalho por você, ficando a cargo da RAM do sistema apenas para certas instruções e trocas de informação entre processador e HD.

 

Quando eu tinha um Ryzen 2200G e usava um pente de 8Gb 3200Mhz (xmp) taxa de transferencia era 25,8Gb/s em média. quando coloquei um segundo pente ativando o dual channel a taxa passou para 51Gb/s. foi perceptível em jogos, em compensação no uso normal do computador nao percebia diferença.

 

Quando instalei a placa dedicada a largura de banda pulou para 220Gb/s. nem precisa dizer o ganho no tempo de carregamento das texturas pulando na tela certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas Rosa Muito obrigado por esclarecer minha dúvida.

42 minutos atrás, Phoenyx disse:

O que importava mais aí era o dual channel com o 3400G, você desperdiçou ~40% do desempenho de vídeo.

Com a placa de vídeo isto é não é tão determinante, mas sim, quanto maior o clock melhor será.

.

Em breve irei adicionar mais um pente no meu pc!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...