Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Foxconn M61PMV só reconhece um dos slots de memória

Posts recomendados

Olá pessoal. Estou tentando fazer funcionar um antigo computador que era da minha irmã, para doá-lo a um amigo meu. Esse computador utiliza uma placa-mãe Foxconn M61PMV, está com processador AMD Quad Core e 02 pentes de memória idênticos DDR2 de 2GB cada um (kingston), um pente do slot branco e outro no slot amarelo. O problema é que a bios da placa-mãe só está reconhecendo 2GB. Para verificar o problema, fiz os seguintes passos:

1. Deixei somente um pente de memória no slot branco e liguei o computador, funcionou e carregou o Windows 7 Basic (32 bit) de boa.
  2. Desliguei o computador e repeti o processo, desta vez com o outro pente de memória, funcionou de boa também. Isso prova que os dois pentes de memórias estão funcionando, o mesmo acontecendo com o slot branco.
  3. Desliguei o computador e dessa vez deixei um pente de memória somente no slot amarelo. Liguei o computador e imediatamente a placa-mãe emitiu um bip longo e ficou bipando direto. Repeti com o outro pente de memória e foi a mesma coisa.
  4. Desliguei o computador e deixei a placa-mãe sem memória alguma, liguei e imediatamente deu o mesmo bip longo e ficou bipando.

Concluí então que o problema está no slot amarelo, tipo, é como ele não existe. Como os dois pentes de memória são idênticos, a bios não deveria habilitar automaticamente o Dual Channel? Bom, procurei no setup da bios alguma configuração tipo "habilitar/desabilitar" o slot amarelo e não encontrei nada. Baixei o manual do usuário da placa e lá não diz nada também, pelo menos que eu tenha lido. Então suspeitei de que talvez devesse atualizar a bios, fui pesquisar na internet e acabei achando a atualização P10 e também o programa Fox Live Update. Instalei ele e num primeiro momento fiz o backup da bios P02. Em seguida cliquei no botão "bios update", fui na pasta e selecionei a versão P10, o programa fez um backup da bios já existente e começou a fazer o update. O problema é que ao chegar nos 4% dá a mensagem de erro "bios whrite protection" e pede para desabilitar essa função no setup ou mudar algum jumper. Pelo que vi na placa não tem nenhum jumper, então fui no setup da bios e lá tem o ítem "super bios protect", mas verifiquei que ele já estava em disable (desabilitado).

Será que estou fazendo alguma coisa de errado ou há algum problema com o slot amarelo de memória? Ou com a placa-mãe? Lembrando que experimentei resetar a bios retirando a bateria (está nova) e não resolveu.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui atualizar a BIOS para a versão P10, mas não resolveu o problema, continua com o slot amarelo inoperante e só funcionando o slot branco. Também experimentei passar spray limpa contato no slot amarelo e verifiquei todos os contatos dele, mas foi em vão. Uma pena, gostaria muito de poder utilizar 4GB de memória nessa placa-mãe. Com isso daria para instalar o Windows 7 Basic 64 bit. Mas continuo pesquisando a respeito. Agradeço a qualquer orientação de vocês.

Link para o post

Ninguém aqui para uma orientação? Bom, retirei o processador e borrifei ar o soquete da placa-mãe. Não apliquei spray limpa contatos com medo de que não fique seco depois e ocorra algum problema. Os contatos do processador estão ok, nenhum torto. Limpei a pasta térmica velha, coloquei nova, recoloquei o dissipador com o cooler, liguei o computador e não resolveu. Continua o problema da Bios só acusar 2GB de memória e o slot amarelo estar inoperante, só funciona o slot branco.

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!