Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 2700 fica travado a 3.35GHz mesmo com boa temperatura


Posts recomendados

Olá galera, hoje mesmo montei meu primeiro PC Gamer. Como é indicado fazer, baixei todos os drivers mais recentes, embora o driver do processador da AMD não seja bem um "driver" e sim um aplicativo para fazer overclock ou mudar esse tipo de coisa, o Ryzen Master. Porém quando tento fazer "overclock" no Ryzen 7 2700, setar ele no turbo máximo que é garantido pela AMD, ou seja, 4.1GHz e dou um "aplicar" ou "aplicar e testar" o computador simplesmente reinicia. Já tentei pela BIOS e ocorreu o mesmo. Depois, ainda no Ryzen Master, tentei setar 3.6GHz, mas nem isso conseguiu fazer. OBS.: a tensão padrão é 1v e como não sei mexer nisso deixei assim. E a temperatura dele nunca ultrapassa 60ºC. Alguém pode me ajudar? Pois estou perdendo muito desempenho nisso. Grato desde já!

ATT: Eu tenho a última versão de BIOS e de Windows instalada no meu PC, e minha placa-mãe é uma Asus TUF B450M Pro Gaming.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Augusto Júnior disse:

Porém quando tento fazer "overclock" no Ryzen 7 2700, setar ele no turbo máximo que é garantido pela AMD, ou seja, 4.1GHz e dou um "aplicar" ou "aplicar e testar" o computador simplesmente reinicia.

É, isso já era de se esperar, 2a geração não faz 4.1 em 8 núcleos assim de graça.

 

8 horas atrás, Augusto Júnior disse:

Depois, ainda no Ryzen Master, tentei setar 3.6GHz, mas nem isso conseguiu fazer. OBS.: a tensão padrão é 1v e como não sei mexer nisso deixei assim. E a temperatura dele nunca ultrapassa 60ºC. Alguém pode me ajudar? Pois estou perdendo muito desempenho nisso. Grato desde já!

Certamente que não está rodando em 1v no padrão, isso eu te garanto.

 

Em todo caso, não use o Ryzen Master, faça o OC apenas pela BIOS. Fixe o clock e a tensão no manual e vá testando com Prime95 Smallest.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

É, isso já era de se esperar, 2a geração não faz 4.1 em 8 núcleos assim de graça.

 

Certamente que não está rodando em 1v no padrão, isso eu te garanto.

 

Em todo caso, não use o Ryzen Master, faça o OC apenas pela BIOS. Fixe o clock e a tensão no manual e vá testando com Prime95 Smallest.

Ok. Só uma coisa, ontem a primeira coisa que fiz foi formatar o PC, e depois disso, só instalei drivers, não instalei nenhum jogo. Daí fui direto na BIOS, aumentei a RAM para DOCP 3200MHz e também setei o Ryzen no multiplicador 41. Daí reiniciei e ele não deu mais vídeo, na verdade o computador ficava ligando e desligando a cada 5 segundos, até que uma hora eu forcei o desligamento e iniciei, daí apareceu a tela da American Megatrends e eu formatei o PC de novo (isso foi na BIOS de fábrica, não tinha atualizado pra mais recente que é a 2409). Agora fico com medo de mexer na BIOS e acabar acontecendo o mesmo, pois já estou com muita coisa baixada e não posso perder. Se eu fizer isso, tem alguma chance disso acontecer de novo, mesmo com a BIOS atualizada? E qual tensão eu coloco? Obrigado pela resposta!

ATT: a RAM está agora mesmo setada em DOCP 3200MHz, então acho que esse não é o problema, pois agora está funcionando normalmente, então ontem quando fiz o ajuste na BIOS, o problema que houve não deve ter sido causado pelo DOCP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Augusto Júnior disse:

Daí fui direto na BIOS, aumentei a RAM para DOCP 3200MHz e também setei o Ryzen no multiplicador 41.

Não mexa no multiplicador sem fixar a tensão (deixando em "auto") porque é comum a placa-mãe exagerar. 4.1 GHz também é bem alto, só chip premiado e com bom cooler costuma chegar. Comece mais modesto, em 3.8~3.9 GHz e vá subindo daí.
 

10 minutos atrás, Augusto Júnior disse:

Agora fico com medo de mexer na BIOS e acabar acontecendo o mesmo, pois já estou com muita coisa baixada e não posso perder.

Se acontecer, não precisa formatar o PC, é só resetar a BIOS. Tira da tomada e remove a bateria por alguns minutos que deve resetar.
 

10 minutos atrás, Augusto Júnior disse:

E qual tensão eu coloco?

Depende do cooler que usa. Se é o padrão, eu não passaria de uns 1.28~1.3 V. Talvez até menos que isso, dependendo da temperatura que pegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, leonardobr_ disse:

@Augusto Júnior Qual seu setup completo?

 

Ryzen 7 2700

2x8GB memória RAM Asgard 3200mhz

RX 5500 XT 4GB Asus Evo

Asus TUF B450M Pro

M2 512gb Asgard

1tb de HD 2.5"

Fonte 600w Gamemax

6 Fans da Biksky (estão ligados diretamente na fonte, fora o cabo RGB que conecta na placa-mãe)

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Não mexa no multiplicador sem fixar a tensão (deixando em "auto") porque é comum a placa-mãe exagerar.
 

Se acontecer, não precisa formatar o PC, é só resetar a BIOS. Tira da tomada e remove a bateria por alguns minutos que deve resetar.
 

Depende do cooler que usa. Se é o padrão, eu não passaria de uns 1.28~1.3 V. Talvez até menos que isso, dependendo da temperatura que pegar.

eu uso um Snowman com 6 heatpipes e 2 coolers, acho que ele é muito bom. Só tenho medo mesmo de ter que formatar todo o PC, mas se não tem muito risco então vou tentar, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Augusto Júnior disse:

eu uso um Snowman com 6 heatpipes e 2 coolers, acho que ele é muito bom. Só tenho medo mesmo de ter que formatar todo o PC, mas se não tem muito risco então vou tentar, obrigado.

Ele é razoável, mais ou menos do nível do Gammaxx 400. Nesse caso pode ir até 1.33 V se a temperatura não passar de 85, ou até 1.375 V, se a temperatura não passar de 65.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Ele é razoável, mais ou menos do nível do Gammaxx 400. Nesse caso pode ir até 1.33 V se a temperatura não passar de 85, ou até 1.375 V, se a temperatura não passar de 65.

Ok, vou tentar aqui e atualizo vocês. Muito obrigado mesmo pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal, será que vocês podem me ajudar? 
Tenho um R7 2700 também, porém estou com um problema diferente. Toda vez que tento testar um over pelo Ryzen Master, nem que seja em 3.5GHz, o processador crava em 3.2GHz e não sai disso. Já tentei pela BIOS também, e toda vez faço normal, mas quando vou abrir algum aplicativo de monitoramento o PC congela e tenho que resetar a BIOS ( e mesmo quando eu faço por exemplo: tensão em 1.1V e os GHz em 3.2GHz ele congela também, já testei várias tensões e clocks e nada, sempre congela). Alguém já teve algum problema parecido?
Obs: Temperatura está bem baixa, o processador em estresse no máximo não passa de 55 graus.
Gostaria de fazer um pequeno over nele, no máximo 3.7GHz.

Configuração:
placa-mãe: Biostar B450MH
Processador: R7 2700
Placa de Vídeo: RX580 4GB Sapphire Nitro+
memória RAM: 16GB (2x8GB) 2666MHz
Fonte: Corsair CX550

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...