Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de delay para relé


inline

Posts recomendados

Olá, estou tentando fazer uma fonte chaveada e preciso de ajuda em um dos “circuitos auxiliares” (pode ser que seja coisa de iniciante, mas realmente estou perdido).

 

Eu gostaria de um circuito para limitar a corrente na hora em que a fonte é ligada. A ideia é remover o resistor R2 depois de um determinado tempo. Mesmo mudando os valores de R4 e C3 o tempo de delay não é alterado. Usei como ponto de partida um circuito que achei no Google, mas ele não funciona na simulação do Proteus. A imagem do circuito está logo abaixo, alguém consegue identificar algum erro ou sabe de algum circuito que posso utilizar com esse propósito?

265712322_Screenshot(64).png.f698828ca2435cf2e042fce43870347e.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na prática

-use um ntc que diminui a R com o aumento do temperatura

-se insistir no relé, basta um C em paralelo com sua bobina, um R em serie de mesmo valor da bobina e 2x sua Vdc e usar o n.f. O R & C atrasa a atuação da bobina.

1 hora atrás, inline disse:

mudando os valores de R4 e C3 o tempo de delay não é alterado.

-se insistir neste teórico, considere mudar consideravelmente os valores tipo 10x ou+. R3 e R5 estão 1/2 baixos. E verifique se o tr não está configurado como digital. Não precisa C4.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, inline disse:

alguém consegue identificar algum erro ou sabe de algum circuito que posso utilizar com esse propósito?

Um ou dois diodos em série com o R3 resolve o problema. 

Pode ser o 1N4007 ou o 1N4148 mesmo. 

Eu sempre uso esse circuito pra retardo de caixa acústica nos amplificadores. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Renato.88 disse:

Um ou dois diodos em série com o R3 resolve o problema. 

Vou testar isso, perdi o arquivo do proteus (versão de demonstração não salva 😢)

 

Em 07/01/2021 às 10:06, .if disse:

se insistir no relé, basta um C em paralelo com sua bobina, um R em serie de mesmo valor da bobina e 2x sua Vdc e usar o n.f. O R & C atrasa a atuação da bobina.

Montei um dessa forma e deu certo, muito obrigado.

 

Agora tenho outra dúvida, existe alguma correta de descarregar o capacitor? Posso usar apenas um resistor ou posso apenas dar um curto circuito nos terminais dele? (só consegui fazer com uma chave dupla)

Esse é o circuito.

418105404_Screenshot(65).png.d369aa72283ae2fecb8f81fbefc307e7.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De nada.

Na prática quase que nem precisa descarregar pois a própria R da bobina descarrega rapidão ou no mesmo tempo da carga-delay quando você desliga a fonte. P.ex. coloque a L/D em série com os 24v. Avalie as implicações práticas disso e vê se dá pra conviver com.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...