Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gtx 1070 dando telas coloridas


Posts recomendados

Pessoal, boa noite. Tenho uma gtx 1070 faz 3 anos, mais especificamente o modelo EVGA SC ACX 3.0.  Esses mês comecei a ter um problema que ta tirando o meu sono. 
Quando eu estou pelo Windows a placa tem dado tela rosa, branca, azul, vermelha, preta. O problema é aleatório e geralmente acontece em menos de 30min que ligo o pc. Quando o problema acontece e eu reinicio o pc em seguida, ele NÃO sobe o sistema. A mobo fica travada no cód. B2. Se eu Aguardar uns 20min, o sistema volta a funcionar normalmente. O problema acontece quando está em idle e também acontece quando estou mexendo em algum software qualquer. Mas NÃO acontece quando estou jogando ou estressando a VGA (pelo menos ainda vi)

Detalhes:
*  Já testei a placa nos 2 slots PCI-EX da mobo e da no mesmo
*  Já desmontei a VGA. Sem sinais de oxidação, capacitores ok
*  Já testei tudo quanto é tipo de driver, inclusive passando DDU
* Já testei na TV da sala e acontece. O problema NÃO é o monitor
* O problema NÃO acontece com o video onboard do i7
* o monitor NÃO fica sem sinal. Ele simplesmente fica todo branco, ou azul, ou rosa, ou preto, etc
* o pc NÃO trava ( consigo mudar a iluminação do meu teclado e se estiver escutando música ela fica rolando)
* Ainda não vi o problema acontecer em jogos
* Temperatura do VGA é (e sempre foi) ótima, nunca passou dos 61°
* Já estressei a VGA em 3D MARK, Unigine, Furmark. O problema NÃO acontece
* Já troquei os cabos (DP e HDMI) o problema acontece nos 2, sendo que no DP acontece geralmente mais rápido

Que diabos será isso? 
Meu pc:
Windows 10 PRO - 20H2
Blue case 278GW 
i7 3770k
asrock z77 extreme 4
PCyes Shocker 600w
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez tive um problema parecido , no meu caso foi provocado por empeno do pcb , a placa pesada e presa apenas pelo slot e pela lateral traseira , com o tempo a lateral inversa ( Perto de onde vai ligado os cabos da fonte ) foi empenando pelo peso e começou a dar uns efeitos coloridos assim , inicialmente eu coloquei um apoio e a placa ainda funcionou mais um tempo mas por fim o problema foi avançando e se tornou permanente . 

Alias é um problema recorrente em placas de video com pesados sistemas de resfriamento , com o tempo o pcb vai enpenando  e começa a dar falhas .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogério Ottoni Pois é. Quando o problema acontece,  a tela não fica multicolorida nem com artefatos. Fica só tomada por uma cor uniforme, que pode ser rosa, azul, branco, etc. Agora mesmo eu tava usando o Pc pra fazer esse tópico fazia uns 20min. Bastou eu ir a cozinha e quando voltei a tela tava toda verde. O Spotify continuou em execução, ou seja, o Pc não travou. Não adianta tirar o cabo e recolocar. E se reiniciar o led da mobo fica travado no código B2 ( erro de firmware da GPU segundo manual da asrock)Aí se eu aguardar 15 ou 20min pra tudo "esfriar" aí consigo iniciar o sistema de novo. 

 

A saber: já atualizei bios da mobo e da VGA também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá estou começando a ter esse problema com a minha EVGA GeForce GTX 970 SC GAMING ACX 2.0 que comprei em 2016, mas demora alguns dias para acontecer (talvez porque não utilizo tanto), não está em um tempo frequente igual seu caso e no meu acontece que a tela do monitor fica cinza mas eu continuo escutando o som do jogo no fone, então já reinicio e ele volta ao normal e demora um tempo pra acontecer isso.

 

@caf_junior você usou essa placa para mineração alguma vez ? comprou ela usada ou nova ?

 

O que seria esse pcb ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PCB ->  Printed circuit board  ( placa de circuito impresso ) , simplesmente a  superficie de contato  onde vão montados todos os componentes eletronicos , seja de uma placa de video , placa , mãe , memoria ram , etc .

 

A placa de video  esquenta e esfria , se dilata e se contrai , com o passar do tempo ela empena , entorta e isso acaba causando mal contato e mal funcionamento entre os componentes .

 

As modernas placas de video tem sistemas de refrigeração muito pesado  que com o tempo forçam muito a estrutura do PCB .

 

Neste exemplo , um apoio improvisado impede que um lado da placa fique pendurado e acabe cedendo o PCB com o passar do tempo .

32528935_20.01(15).thumb.JPG.f0fd92ad3d951f6ac4cefc6e0ccda4c3.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, andrewd disse:

Olá estou começando a ter esse problema com a minha EVGA GeForce GTX 970 SC GAMING ACX 2.0 que comprei em 2016, mas demora alguns dias para acontecer (talvez porque não utilizo tanto), não está em um tempo frequente igual seu caso e no meu acontece que a tela do monitor fica cinza mas eu continuo escutando o som do jogo no fone, então já reinicio e ele volta ao normal e demora um tempo pra acontecer isso.

 

@caf_junior você usou essa placa para mineração alguma vez ? comprou ela usada ou nova ?

 

O que seria esse pcb ?

Ja recebi tela cinza também...
Nunca usei em mineração, comprei nova. Ontem mesmo joguei umas 3h de Cyberpunk 2077 com ela. A placa todo o tempo a 99% de uso e NENHUM problema. Aí se eu sair do jogo e ficar mexendo no Windows, puff! o problema acontece! 
Queria testar essa placa em outro pc, mas infelizmente o único amigo que eu tinha com fonte legal pra fazer os testes vendeu a máquina. E as assistências aqui da cidade são todas muito amadoras, não confio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim , provavelmente colocando a placa numa posição vertical  aliviaria bastante o efeito de torção do pcb  .

 

Com relação ao Problema do caf_junior realmente seria preciso testar a placa em outro pc  , ou então formatar porque por incrivel que pareça pode ser problema de Windows 10 causando algum conflito de interface grafica com os drives  .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Voltando pra dar um feedback 

Entrei em contato com algumas assistências técnicas pela internet e achei caro os valores  que cobraram pra mexer na placa.  Acabei tirando ela e deixando encostada até poder comprar outra sabe-se la quando. Aí quinta feira (14/01) eu decidi chutar o balde e colocar no forno, mesmo sabendo dos riscos e que não era a melhor solução. O resultado é que placa está até agora funcionando e não deu o problema mais, então o lance devia ser nas esferas da BGA mesmo.  Vamos ver até quando dura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...