Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

atualização da bios interrompida


Posts recomendados

Montei um PC recentemente com uma placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M - Plus e Processador AMD Ryzen 5 5600x.

Fiz todo o procedimento de atualização da BIOS logo quando montei, atualizei pelo pendrive na tela de Boot (apertando DEL quando inicia).

Lembro que a versão da BIOS que eu utilizei era a 1601 versão BETA, que havia sido lançada no dia 22/12/2020. Deu tudo certo e o PC ligou perfeitamente e o utilizei normalmente até ontem. Verifiquei que no site da ASUS tinha uma nova atualização, 1602 lançada no dia 06/01/2021, resolvi atualizar. Baixei, formatei o pendrive em FAT32 e deixei apenas o arquivo .CAP renomeado exatamente como o fabricante pede. Desliguei todo o computador, esperei 5 segundos e coloquei o pendrive na porta USB traseira específica para a atualização da BIOS (minha placa possui USB Flashback), em seguida apertei o botão que fica ao lado por 3s e uma luz começou a piscar (procedimento comum). Acontece que essa luz não parou de piscar, fiquei mais de 30 minutos esperando ela parar, até que acabei dormindo. Acordei hoje cedo (6 horas depois) e ainda estava piscando... Vim trabalhar e infelizmente o meu irmão veio a ligar o computador, com a luz ainda piscando.

De acordo com ele não aparece nada, a tela está completamente preta, sem sinal e a luz do USB Flashback continua piscando...

A BIOS foi corrompida? O que posso fazer para consertar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeira coisa, remova a bateria da placa-mãe, espere uns 10 segundos e coloque novamente, ou se souber onde está, feche o jumper de clear Cmos ou aperte o botão de reset Cmos caso a placa tenha o botão. Se fizer pelo jumper, basta fechar o contato e remover em seguida o jumper para posição original.

 

Não recomendo fazer desse jeito a atualização de BIOS. O melhor é usar o EZ Flash da BIOS, inclusive no EZ Flash tem a opção de fazer a atualização por internet, algo bem mais pratico.

 

Veja o video explicativo de como fazer o downgrade pelo sistema abaixo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@João Marcelo Mendes Bom, o USB flashback ou easy recovery serve justamente para salvar a placa caso haja um brick no BIOS/atualização.

Antigamente e ainda na maioria das placas atuais você só conta com o bootblock. De qualquer forma ambos os procedimentos requerem o BIOS anterior, exatamente aquele que estava instalado e funcionando perfeitamente. Daí fazer backup antes deste tipo de operação.

 

No seu caso, provavelmente a placa está funcionando perfeitamente, pois não houve atualização de BIOS, e o led piscando significa que o BIOS que você colocou ali não era igual ao último bem sucedido, não realizando a operação. Bom, não baixei o manual nem nada da sua placa, coisa que você deveria ter feito, mas acredito que seja isso.

 

E não tente atualizar mais o BIOS assim que sair uma nova versão, principalmente os beta, ainda mais se a máquina está operando normalmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

@João Marcelo Mendes Bom, o USB flashback ou easy recovery serve justamente para salvar a placa caso haja um brick no BIOS/atualização.

Antigamente e ainda na maioria das placas atuais você só conta com o bootblock. De qualquer forma ambos os procedimentos requerem o BIOS anterior, exatamente aquele que estava instalado e funcionando perfeitamente. Daí fazer backup antes deste tipo de operação.

 

No seu caso, provavelmente a placa está funcionando perfeitamente, pois não houve atualização de BIOS, e o led piscando significa que o BIOS que você colocou ali não era igual ao último bem sucedido, não realizando a operação. Bom, não baixei o manual nem nada da sua placa, coisa que você deveria ter feito, mas acredito que seja isso.

 

E não tente atualizar mais o BIOS assim que sair uma nova versão, principalmente os beta, ainda mais se a máquina está operando normalmente.

 

Coloquei faz 30 minutos o pendrive e apertei o botão do Flashback com a BIOS antiga, e até agora não parou de piscar. Na verdade desde que eu coloquei o pendrive, ela já começou a piscar, nem precisei apertar o botão...

Baixei todos os manuais e inclusive estou fazendo os procedimentos descritos nele, já testei o primeiro de fazer um jumper nos pinos do CLRTS mas nada aconteceu, vou tentar o procedimento de remover a bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...