Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificar circuito Limitador RPM (Arduíno Nano)


GustavoH93

Posts recomendados

16 horas atrás, Thiago Miotto disse:

não ficou nadinha pra fora? Que consiga alavancar com uma faca de ponta

não ficou, é bem a ponta do conector mesmo, estava pesquisando aqui vou tentar usar o próprio plug com super cola na ponta e ver se gruda pra tirar.

 

16 horas atrás, Thiago Miotto disse:

E no seu código antigo, como ficou a leitura?

@Thiago Miotto estou até vendo o @.if me dando um cascudo virtual, nessa montoeira de fios esqueci de conectar os GND dos arduinos juntos, depois de quebrar a cabeça eu vi o erro e aí foi só conectar e ai funcionou 😅

 

Tem algumas limitações, fiz essa tabela com as frequências que programei pra compararmos:

 

Freq.(tone)     freq. medida (osciloscópio PC)     Freq. medida no LCD

 

25                                     -                                           -

30                                     -                                           -

40                                40.06                                       40 e 45

60                                60.09                                       60 e 65

100                              100.16                                     100 e 105

150                                   -                                                 -

300                              300.48                                      300 e 305

800                              801.28                                      805 810

1000                            999.99                                     1010

1500                            1560                                      1520

4000                            4000                                        4045 e 4040

 

A margem de erro pelo que percebi está boa, mas tenho duas observações:

 

Abaixo de 40Hz ele não consegue gerar nenhuma frequência, dá um pulso rápido e para, não dá nem tempo do osciloscópio perceber que tem alguma frequência ali, deve ser a limitação da função tone mesmo.

 

A frequência de 150Hz ele não consegue gerar não sei porque, deixei o código pra olhar, mas não vi nenhum erro ali...

 

Citação

#define saida 2

void setup() {
  // put your setup code here, to run once:
  delay(5000);

}

void loop() {
  // put your main code here, to run repeatedly:
  tone(saida, 25, 5000);
  delay(10000);
  tone(saida, 30, 5000);
  delay(10000);
  tone(saida, 40, 5000);
  delay(10000);
  tone(saida, 60, 5000);
  delay(10000);
  tone(saida, 100, 5000);
  delay(10000);
  tone(10000, 150, 5000);
  delay(10000);
  tone(saida, 300, 5000);
  delay(10000);
  tone(saida, 800, 5000);
  delay(10000);
  tone(saida, 1000, 5000);
  delay(10000);
  tone(saida, 1500, 5000);
  delay(10000);
  tone(saida, 4000, 5000);
  delay(10000);

}

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

não ficou, é bem a ponta do conector mesmo, estava pesquisando aqui vou tentar usar o próprio plug com super cola na ponta e ver se gruda pra tirar. 

Chegou a olhar por dentro? As vezes é furado por dentro e você pode empurrar com alguma coisa

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

 

 

A frequência de 150Hz ele não consegue gerar não sei porque, deixei o código pra olhar, mas não vi nenhum erro ali...

 

 

Está errado o código, você colocou 10000 no lugar de saída

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Está errado o código, você colocou 10000 no lugar de saída

Olha eu fazendo besteira de novo... mas eu olhei e não tinha percebido acredita? Acontece...

 

Bom agora que já vimos que o medidor de frequência está funcionando o próximo passo é ligar ele ao pino 7 do módulo e montar a tabela comparativa entre a frequência medida e a RPM que aparece no painel certo?

 

Vou criar outro tópico pra facilitar, mas antes vi que frequências abaixo de 40Hz o arduino não consegue gerar, mas ele consegue ler baixas frequências sim né? Porque Tive aqueles problemas anteriores de errp na leitura aí mudamos o código, mas não testamos abaixo de 40Hz por causa das limitações... enfim acho que só testando pra saber né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...